sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sideways, os novos Porsche Grupo 5


A Sideways não descansa e apronta-se para dentro em breve atacar o mercado com novas versões sobre a base 935 da Porsche. Depois do lendário "Mobidyck", este fabricante debruça-se agora sobre outras e anteriores versões com a mesma base da Porsche. Menos espectaculares, mas fazendo parte da evolução deste carismático modelo alemão, a Sideways vai fazer-nos chegar as evoluções de um modelo que marcou o automobilismo e que chegou mesmo com a versão K3 a vencer a carismática prova de Le Mans.
 E estou certo, entra-se na guerra das novidades, já que se encontra igualmente prevista a chega do mesmo modelo por parte da rival Scaleauto. Compreende-se pois a natural necessidade de chegar primeiro às bancas do mercado.
 E quanto aos modelo, não poderemos desde já dar uma opinião positiva, uma vez que as imagens nos permitem apenas uma observação do que é ainda um protótipo, mas com a certeza de que quando nos chegar, não irão desiludir. Isto, a avaliar pelas anteriores reproduções deste fabricante. Réplicas de alto nível, é o que invariávelmente nos têm oferecido. Portanto, nada de inferior qualidade estará nas nossas expectativas.
 E pelo que se observa, ao nível das proporções tratam-se de modelos muito bem conseguidos, proporcionando ainda um visual enriquecido com o realismo proporcionado.
 Os moldes denotam ainda muitas imperfeições. Neste particular, acreditamos que não nos venham a encantar particularmente, como serão os casos das reproduções da Black Arrow ou Original Slot Car. Temos constactado que as últimas criações "Made In China" têm ficado uns furos valentes abaixo, relativamente às reproduções europeis. Sideways e Slot.It são casos bem flagrantes de como se tem vindo a perder qualidade ao nível dos moldes tanto das carroçarias como dos próprios chassis.
 Mas no geral e considerando também o capítulo dinâmico, situam-se em belíssimo nível. Apoiando-se em mecânicas sobejamente consagradas, serão um garante de rendimento dinâmico interessante. Podermos melhorá-los, sempre que optemos por bancadas Slot.It, podendo ainda fazer o upgrade de alto n ível e que consiste na montagem das suspensõe,s também elas oriundas da Slot.It.
 Mas sobretudo, farão o encanto do enorme número de apaixonados pelos modelos Porsche. Pode-se aqui ficar com a histórica evolução destes modelos à escala dos slot car. Afinal, uma das melhores escalas para o coleccionismo automóvel, sempre com a mais-valia de possuírem a capacidade dinâmica e proporcionar algum gozo no seu usufruto competitivo.
 Venham lá então quanto antes, estas belas réplicas de modelos que encheram os autódromos do mundo inteiro.





Campeonato Resistência Grupo C - GT Team Slot Clube / Guimarães Slot Clube

É já este sábado dia 14 do corrente mês, que se levará a efeito a terceira prova do Campeonato Resistências Grupo C, levado a cabo pelo clube bracarense GT Team e o clube vimaranense GSC.
Será a pista Ninco do GT Team Slot Clube a receber pela segunda vez a caravana de pilotos participantes, num campeonato que tem como líderes, David Fernandes, Augusto Amorim e Rui Mota. Conta-se com forte reacção do bom lote de pilotos de Guimarães, pois em prova anterior demonstraram já a forte ambição com que enfrentam estas provas. Não tivessem tido os azares de que se viram assolados e estaríamos hoje certamente, com classificações do campeonato bem diferentes.
Compareça e venha viver connosco as emoções dos slot car.

Campeonato GT's 2014 - 4ª jornada

 A quart jornada do campeonato GT levada a cabo pelo GT Team Slot Clube, acabou por se tornar de um modo geral, uma prova incaracterísica. A conjugação de várias condicionantes, levou a que esta prova viesse a ter um reduzido número de pilotos, relativamente às anteriores jornadas. Releva-se também o facto de num modo geral, os participantes terem tido um,a prestação abaixo das suas normais capacidades e possibilidades.
 A contrariar essa tendência, esteve o imparável Augusto Amorim que para esta prova acabaria por trocar o seu habitual Saleen pelo Pagani Zonda. Em boa hora o terá feito, pois acabou por demonstrar um ritmo diabólico a fazer lembrar a incontornável vitória de José Pedro Marques na jornada anterior e a proporcionar a primeira derrota de um Saleen neste campeonbato. Assim, o habitual vencedor haveria de se resignar desta vez à segunda posição que no entanto não sofreu qualquer pressão por parte dos restantes participantes. Note-se que a sua perda de ritmo terá como razão única, a perda de eficácia dos seus pneus. E essa terá sido também a principal causa de perda de performance por parte da grande maioria dos pilotos. Paulo Mendes que viria a classificar-se na sexta posição, terá sido um dos maiores lesados por esse problema, vendo-se obrigado a um sem número de malabarismos para domar um Saleen absolutamente selvagem.
 Rui Mota por seu lado, decaíndo também nas suas prestações, conseguiu ainda assim posicionar-se à frente de David Azevdo, também este a sentir muitas dificuldades em manter a sua máquina em pista. César Amorim, o jovem piloto que causa algumas surpresas, participou desta vez, também ele, de Saleen. Em boa hora o terá feito, já que acabaria por completar a mesma na quinta posição geral à frente de Paulo Mendes e Ricardo Ferreira, este último a fechar a classificação. Note-se que este piloto acabaria por ser o mais penalizado da jornada, quando se viu forçado a recorrer às boxes para encaixar um dos fios do patilhão.
 No pódio e pela primeira vez no lugar mais alto não surgiu um Saleen mas sim um Pagani Zonda e pela primeira vez também, viu-se um pódio com três modelos diferentes.
 O bonito Pagani Zonda de Augusto Amorim chegou ao lugar mais alto do campeonato GT.

José Pedro Marques viu-se pela primeira vez neste campeonato, destronado por Augusto Amorim.

Na próxima jornada, a do fecho do campeonato, espera-se que os pilotos venham com as suas máquinas melhor preparadas.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Toyota 88C - Slot.It

 A Slot.It editou já mais uma versão do Toyota 88C, modelo que integrou o interessante e extinto Grupo C e cuja versão representa a participação desta marca nas 24 Horas de Le Mans no ano de 1988, com as cores da "MINOLTA".

 Apelativa decoração com as cores básicas a recaírem no azul e branco e que fazem assim mais um belo conjunto deste construtor nipónico.


 Trata-se de mais um modelo que nada acrescenta em termos técnicos, mas que enriquece o já grosso lote de modelos daquele grupo da competição e ainda mais dos raros modelos da Toyota no mundo dos slot car.






segunda-feira, 9 de junho de 2014

Campeonato GT - Terceira prova

 As instalações do GT Team Slot Clube receberam a terceira jornada do disputado campeonato destinado aos modelos GT, independentemente do seu fabricante.
E para esta prova, houve algumas surpresas a assinalar, a primeira das quais, terá sido a presença de Mika Monteira num Porsche 911 do fabricante NSR. Paulo Mendes surpreendeu também, ao fazer-se presente apostando em máquina similar à de Rui Mota, um Mc'Laren GTR da Slot.It, quando se esperava na aposta no Porsche 911 GT1 da Slot.It, por parte deste piloto. Mas a sua falta de treino para desenvolver qualquer deles, acabou por resultar numa participação desastrosa, bem longe dos pergaminhos demonstrados por este cotado piloto ao longo dos anos.
 Miguel Vigôço retomava o Aston Martin da primeira jornada, uma vez que o Mosler em que apostara  na segunda prova voltava às mãos do seu proprietário.
Iniciada a prova, constactava-se de imediato que caso não surgissem surpresas, seria uma vez mais José Pedro Marques e o seu incrível Saleen a levar a concorrência de vencida. E assim foi, muito embora tivesse pela primeira vez notado os seu primeiros problemas de eficácia, com os pneus a começarem a denotar alguma fraqueza.
 Mika Monteiro sem qualquer surpresa, não acompanhava o ritmo dos mais fortes pela natural falta de eficácia do seu Porsche perante os modelos adversários, mas também pelo seu menor tempo de treino neste traçado Carrera. No entanto, outros dois fortes concorrentes mostraram-se igualmente em menor nível competitívo. Foram eles Luís Azevedo a queixar-se de um Saleen impraticável e David Azevedo, uns furos abaixo da sua segunda e brutal participação. Augusto Amorim teve um início menos conseguido, mas uma elevada consistência acabaria por levá-lo à segunda posição final. Também Rui Mota que se vira obrigado à troca de motor mesmo antes desta começar, acabaria por surpreender com elevado andamento, chegando mesmo a catapultar o seu Mc'Laren pela primeira vez ao pódio. Ricardo Ferreira viria a ocupar a sexta posição, à frente de Miguel Vigôço, seguindo-se-lhe David Fernandes e o seu Corvette, um modelo que parece ter chegado ao limite da sua evolução, mas apesar disso, a conseguir posicionar-se à frente de Paulo, que parece encontrar-se numa situação de impasse no que respeita ao desenvolvimento do seu Saleen. César Amorim ocuparia o 10º lugar, algo que nos parece também desadequado perante o que este jovem piloto já nos conseguiu demonstrar. Segui-se-lhe Mika Monteiro e a fechar, acabaria por ser Paulo Mendes. Note-se que apesar da ausência nalgumas mangas, Paulo Mendes teve um misto de caos e êxito na sua participação. A uma série de acidentes no início da prova e de um modelo que parecia não colaborar, acabaria por demonstrar também um dos melhores andamentos. Espera-se pois na próxima jornada, um Paulo Mendes ao nível dos melhores nesta categoria.
Uma vez mais ficou demonstrado que se trata de um dos mais competitivos campeonatos e onde se têm feito presentes um lote de pilotos de elevado nível.
Para a quarta jornada, a expectativa é elevada e esperam-se lutas mais animadas ainda.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Campeonato GT's - Segunda prova


 A segunda jornada deste campeonato viu a presença de Paulo Mendes engrossar o número de Saleen's em confronto, onde parece que quem não tiver um, não lutará pelo vitória no campeonato. Ás voltas com testes escolares, César Amorim viu-se por essa razão, impedido de se encontrar presente e mostrar o bom desempenho que tem demonstrado em cada prova em que participa.
 Mas mesmo esta parece estar direccionada desde bem cedo, a um só destinatário. José Pedro Marques e o seu Saleen repetiram o recital da inauguração, parecendo mesmo ter marcado uma diferença para os restantes concorrentes, absolutamente inabalável. Paulo Mendes, Paulo Marques e Luís Azevedo por outro lado, representaram o oposto, com problemas desde muito cedo e a condicionarem-lhes um resultado mais condizente com as suas reais capacidades enquanto pilotos.
 Entretanto, às instalações do GT Team chegavam representantes trofenses com o intuito de melhor preparar as máquinas para a muito mais séria prova de resistência disputada em Madrid naquele fim-de-semana e de onde viriam com um honroso quinto lugar final. Realçar que integrado nessa equipa  mista, esteve também o bracarense Luís Azevedo, elemento do nosso clube GT Team.

A graciosidade feminina fez-se notar através da presença da quase habitual Cátia e da sua tia.
 Quanto à prova, para além do verdadeiro festival imposto pelo taipense José Pedro Marques, assistimos à pilotagem de um David Azevedo verdadeiramente inspirado e ao seu melhor nível, chegando mesmo a impor-se ao piloto de ímpares qualidades Augusto Amorim, na luta pelo segundo degrau do pódio, tendo-se cifrado a diferença entre ambos numa volta e alguns metros. Também Ricardo Ferreira imprimiu um andamento bem mais elevado do que o da prova inaugural, superando-se a Rui Mota que com o seu Mc'Laren se cotava como o melhor não Saleen.
Enquanto isso, Paulo Mendes que se estreava e Miguel Vigoço que trocara o seu Aston Martin por um Mosler, não viam a corrida correr-lhes da melhor forma, vindo a afundar-se na tabela de classificação, mas estabelecendo entre ambos uma luta que acabava favorávelmente ao primeiro apenas por alguns metros.
O registo da classificação final não reflecte a realidade, já que David Azevedo surge com menos uma volta.

 David Fernandes com o seu Corvette viria a ocupar a nona posição à frente de um infortunado Paulo Marques, cujo Saleen que usara por troca com o Ferrari F40 da primeira prova, não cumpria com os objectivos e expectativa esperada pelo piloto.
 De parabéns, sem qualquer dúvida estiveram sobretudo José Pedro Marques, Augusto Amorim e David Azevedo, que impuseram a supremacia dos seus dotes aliados à grande máquina que é o Saleen.
 Referir que o melhor representante não Saleen não foi além do quinto posto, o que comprova o valor desta máquina do fabricante Arrow Slot.
 No pódia viriamos ainda a ter o "penetra" Rúben Almeida.
Os gloriosos da segunda jornada posaram para a posteridade.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Porsche 935/78 "Mobydick" - Sideways




 O 935 da Porsche que a Sideways nos fez recentemente chegar, representa a mesma versão participante em Le Mans no ano de 1978, mas específico para o Campeonato IMSA Norte Americano e correspondente agora à época de 1981. Por essa razão, surgem alguns pormenores distintivos entre este e a mais conhecida versão vestida com a roupagem "Martini".
A janela do piloto, do lado direito nestes modelos, contempla então agora a característica rede de protecção dos pilotos a que aquele campeonato obrigava. Também os retrovisores de novo formato, posicionam-se em lugar distinto, junto à janela triangular das portas.
 As janelas laterais posteriores bem como o óculo traseiro, surgem agora negras e opacas, inviabilizando a observação do habitáculo através delas.
 Mas o aspecto que mais diferencia estas duas versões , é mesmo o próprio aileron. De derivas verticais de maiores proporções inicialmente, recebeu agora uma pala horizontal dupla e de novo desenho e derivas verticais de dimensões bem mais reduzidas.

 Mas a própria carroçaria apresenta algumas pequenas diferenças de pormenor. É possível ver-se a diferença existente nas grelhas existentes nos guarda-lama, tanto frontais como posteriores. A agora chegada, corresponde mais à da versão de ensaios, com a excepção do aileron absolutamente distinto na versão de testes de desenvolvimento deste carismático modelo da Porsche, bem como o desenho da porta a acompanhar o alinhamento dos guarda-lama, na primeira das versões deste 935/78.
 Em baixo pode verificar-se a existência de grelhas duplas no Porsche Martini, enquanto surge com grelhas simples na versão da "Momo".

 Facto curioso é a existência de tampões diferentes em ambos os modelos. Isto porque, enquanto na versão de Le Mans estes surgem lisos, na de Sears Point estes contemplam uma espécie de raiado em relevo, algo comum neste tipo de apêndices aerodinâmicos e de arejamento dos discos de travões. Louva-se o aprimoramento da Sideways, que nada deixa ao acaso. Como falha de relevo a apontar, estará a inexistência das grelhas na embaladeira do modelo, mesmo junto às cava das rodas traseiras.
 Os três tipos de ailerons desta versão, desde a fase inicial de testes deste fantástico modelo que acabaria por ficar conhecido por "Moby Dick", ficando a dever a sua alcunha às naturais semelhanças com a histórica baleia branca.
Mais uma extraordinária recriação por parte da Sideways, tendo como fonte inspiradora os extintos Grupo 5.