segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ford P68 - NSR - BOAC 500 Km

 A italiana NSR disponibilizou já a versão correspondente à participação na prova 500 Km BOAC, no que respeita ao modelo 3L P68 da Ford. Desenvolvido sob orientação do preparador Broadspeed, estes modelos correram invariávelmente com as cores vermelho e dourado.
Depois de uma série de versões que nos foram chegado, umas representando réplicas de participações autênticas e outras com decorações que funcionaram mais como exercícios estéticos, chega-nos então a última versão do P68 e correspondente à evolução de 1969, já que após este modelo, o seu sucessor assumiu a designação de P69 e que participou igualmente nos campeonatos de 1969. Mas esta evolução já não verá por parte da NSR a preocupação na sua reprodução, já que as diferenças são abismais, tendo mesmo perdido a ímpar capota de que o P68 estava dotado.
 Em 1969 a Ford lançou a versão P69, um Sport Protótipo desprovido de capota, possuindo dois gigantes ailerons, um na traseira e o outro na dianteira.


Mas a pérola que a NSR nos trás, difere das anteriores edições, justamente por ser igualmente detentor de um enorme aileron, montado na verticalidade do eixo posterior. A carga aerodinâmica fazia-se assim, mesmo sobre o eixo de tracção, o que constituía uma força bem vinda.
 Mas a diferença real não se ficou apenas por aqui, já que entre a tomada de ar existente frontalmente e os pequenos faróis suplementares, existiam duas tomadas de ar redondas e de pequena dimensão. Os faróis posicionavam-se ligeiramente mais para fora. Mas estas alterações não surgiram neste modelo à escala, ficando nós privados de uma réplica condizente com as necessárias alterações.
Em termos decorativos, existem também algumas falhas. Deveria surgir o símbolo da "Ford" entre a bola redonda do número e a tomada de ar frontal, bem como os laterais "Ferodo" que surgem apenas a preto, mas as letras deveriam ser a branco.



No contorno da faixa dourada traseira e mesmo na extremidade do capôt-motor, existiam umas pequenas derivas verticais que não foram igualmente contempladas na miniatura. Curiosamente, aquando da sua apresentação mundial, o modelo exposto embora não possuísse o aileron, encontrava-se dotado destes dois pequenos apêndices aerodinâmicos, conforme pode ser observado na imagem debaixo.

 Mas mesmo com os seus defeitos, não deixa de ter o seu encanto e de se considerar mais uma interessante peça, já que este modelo não teve uma vida útil que nos permitisse hoje poder desfrutar de muitas decorações.
 Em baixo, três decorações correspondentes a algumas participações deste modelo P68.
 Existem depois, algumas versões que a NSR foi editando, mas não correspondentes a qualquer participação em competições verdadeiras.
 Mas as diferenças acontecem também debaixo da carroçaria, já que pela primeira vez este modelo recebe um chassis que nos permite regular a altura do eixo frontal através de parafusos alen. Anteriormente, essa possibilidade era inexistente.
 Recebe também agora um berço de motor na cor vermelha, o que significa mais rigidez do que os anteriores que se disponibilizavam nos modelos. Anteriormente, eram pretos e consequentemente, mais flexíveis.

domingo, 10 de agosto de 2014

12 Horas Grupo C - Slot Arrábida

O Slot Arrábida vai levar a efeito no dia 27 de Setembro, uma prova de 12 Horas cujos modelos admitidos serão os do Grupo C. Aos interessados nestas maratonas, comecem a preparar as máquinas....

Matra Simca MS 670B - Slot.It

Parece encontrar-se já pronta a versão vencedora de Le Mans em 1974 do Matra MS 670B, por parte da Slot.It.
Depois de nos terem feito chegar o modelo com o dorsal 8, é agora a vez do vencedor da clássica francesa.

sábado, 9 de agosto de 2014

Austin Healey - Ninco - V Carrera Panamericana

 A Ninco acaba de editar mais um modelo pertencente à sua linha de modelos clássicos. E como sempre, o aproveitamento do molde condiciona a melhor das reproduções, não sendo este caso, a excepção. A côr azul deveria ser mais escura, devendo também prolongar-se até à zona frontal e não ficar-se pela zona da grelha lateral que neste caso até nem existe, mas mais grave é a ausência das grelhas existentes na parte superior do capôt-motor, ao mesmo tempo que desaparece a existente mesmo à frente e característica destes modelos. Os faróis suplementares, esses, nem existem, enquanto o volante é à direita e não à esquerda como surge na reprodução. O pára-brisas que deveria ser muito mais baixo e sem aro, encontra-se igualmente incorrecto. As jantes deveriam ser brancas e não cromadas como se pode ver.






 Os stops não são os convencionais, a tampa da mala é muito mais curta e o tampão do depósito é ao centro e não do lado direito. A cobertura do habitáculo, não existe. Os castelos que servem de pára-choques, também não estavam lá.
É caso para se perguntar:
O que é que estará correcto, nesta reprodução?