sábado, 1 de novembro de 2014

Slot Racing Company - Porsche 914

O primeiro Porsche 914 de fabrico Slot Racing Company está aí. Trata-se de um modelo cuja versão corresponde à mais estrita série, muito embora represente uma versão de competição. 
 A sua decoração corresponde à participação na edição de 1973 da prova Targa Flório na sua 57ª edição e contou com a presença de 80 concorrentes à partida.
 Este básico Porsche 914 cuja presença de tampões nas jantes assim o confirmam, foi tripulado por Giuseppe de Gregorio e Francesco Mannino e completaria a mesma numa modesta 55ª posição final.
Esta réplica para o slot, está um verdadeiro primor, enquanto maqueta, aliás algo comum à generalidade das suas recriações. Encontra-se dotado de um motor capaz de atingir as 24.000 rpm, o que levaria a suspeitar que dele se pudesse retirar algum benefício competitivo, mas o conceito mecânico em que aposta este fabricante espanhol, deixa adivinhar que pouco mais do que algum gozo possa proporcionar aos mais amigos desta ímpar linha germânica.
Uma pena, pois um modelo tão baixo e apresentando alguma largura, poderia proporcionar interessantes performances nos campeonatos de ralis. Mas o mais certo, é esvaírem-se todas essas hipóteses, para muita pena nossa.

Slot.It - Curiosidades

 O fabricante italiano Slot.It, terá a partir de agora um invólucro de cartão que cobre as embalagens acrílicas, com um novo visual. Antes, totalmente na côr de laranja e agora com a parte interior negra, numa perfeita simulação da fibra de carbono.

 A curiosidade maior prende-se com a caixa que integrará os dois modelos Alfa-Romeo 33/3 que participaram na edição de 1971 da prova Targa Flório.
 Afinal, a surpresa prende-se no facto desta ser vendida em separado dos modelos, já que estes serão também vendidos individualmente. Quem a desejar, terá que despender de alguns €'s a mais, para integrar ambas as peças. Refira-se que o que irá ser de edição limitada, é mesmo a embalagem e não os modelos, numa política absolutamente inédita.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Peugeot 405 T16 Grand Raid - Dakar 1988 - MSC

 A MSC tem já disponível mais um Peugeot 405 representante da grandes maratonas do Dakar, mas desta vez e sob as cores da Pioneer e não da Camel,

 Nesta edição participaram dois Peugeot 405 e um 205, tendo conquistado a vitória a dupla Kankkunen/Piironen no único modelo 205 em presença.


 A MSC disponibiliza uma folha de decalques a acompanhar o modelo, em que se permite dessa forma a representação de um ou do outro modelo 405. Também o pneu suplente que era visto na capota nalgumas das etapas, é fornecido separadamente deixando ao critério do comprador a sua colocação.
 Mais um digno representante do leão francês nas areias africanas, agora também disponível para o mundo dos slot cars.

De Tomaso Pantera - Tour Auto 1973 - MSC


Numa produção da MSC / Scaleauto, o De Tomaso Pantera vai-nos chegar numa das mais simples e bonitas interpretações deste fantástico modelo.
Participante na prova Tour Auto de 1973, esta prova que decorria em território franês, recebeu a participação deste belo exemplar nas sóbrias cores preto e branco. De carroçaria simples e uma decoração que muito se usou na época e que se limitava á utilização da cor preto fosco tanto na parte dos capôt's frontal como posterior e que ajudava a cortar o reflexo do sol que tanto perturbava a condução (pelo menos naquela época pensava-se assim), a MSC traz-nos agora este belo exemplar do desporto automóvel mundial.

 O fabricante disponibilizou-nos já imagens do protótipo deste De Tomaso e parece-nos extraordináriamente bem representado.

Afinal, quem se recusará a ter um destes?

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Original Slot Cars - Uma iniciativa estranha

A Original Slot Cars vai fazer uma edição de 10 exemplares de chassis desenvolvidos e preparados pela "MR Racing Slot", que serão disponibilizados acompanhados com um certificado alusivo e com a respectiva numeração.
A seu desenvolvimento passará pela total revisão do conceito inicial. Assim, aposta-se no motor M1 já rodado e afinado. Será também equipado com novos cabos eléctricos capazes de melhor condutividade. Para o melhoramento da sua tracção, receberá poleas T2A com parafusos M2.5. Os eixos serão de máxima qualidade apostando-se na referência 60-62R, que proporciona menor fricção nos bronzes. Quanto às rodas, serão compostas por jantes PTS e pneus de perfil baixo e grip médio à frente e pneus com a referência RN0101, que proporcionam atrito ultragrip, atrás. As molas terão a referência T2 de dureza intermédia à frente e duras atrás. O patilhão será de Nylon natural, o que proporciona uma diminuição da fricção e melhora o seu deslizamento nas calhas, vindo também equipado com uma mola T2. Receberá palhetas especiais de 0.4 mm. A sua relação pinhão/cremalheira será de 9/27, sendo ambas de latão anti-fricção. O conjunto de transmissão recebe ainda um conjunto de stopper's de Nylon que se colocam no eixo traseiro entre as jantes e os bronzes, com a espessura de 0.4 mm. Todo o conjunto receberá ainda acessórios extra, tais como parafusos, motor, chaves....
Estranha-se no entanto o reduzido número destes chassis a serem editados, pois trata-se afinal de algo desenvolvido com fins competitivos e não de coleccionismo. Uma nova filosofia que se suspeita não acolher grandes adeptos, até pela real sensação de que só parará nas mãos de alguns eleitos....

 Enquanto isso, a versão "Gauloises" terá uma edição de 624 exemplares apenas, onde parte da edição será mais detalhada do que outra, permitindo-se assim, que se baixem custos. No entanto, só as versões mais detalhadas serão acompanhadas de certificado.
 Parece que esta complexidade de edição que este fabricante está a levar a efeito, poderá ter um sentido perverso relativamente ao pretendido, já que os seus preços são exagerados e arranja-se assim, mais uma forma de afastar potenciais seguidores interessados.....


Arrow Slot e o Saleen - Aí vem ele

É já a partir do dia 31 de Outubro que a Arrow Slot disporá nos circuitos comerciais o seu modelo Saleen em versão completamente montada e decorada de série. Será a primeira vez que este fabricante nos oferece assim este modelo, pois embora tenha sido o modelo de lançamento, só era até agora possível a sua aquisição, em kit.
 A decoração corresponde à versão vencedora da sua classe, na edição de Le Mans do ano de 2010.

 Depois do BMW V12 LMR, aqui temos mais um excelente exemplar que este fabricante nos faz chegar.





Parabéns ARROW SLOT.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Do que estamos à espera - Slot.It - e para quando o 908?

A Slot.It tem em linha de "quase" produção, alguns modelos que esperam a hora certa para que cheguem ao consumidor final. O Porsche 911 GT1 EVO Nº25, participante em Le Mans no ano de 1998, é um desses casos. O vencedor dessa mesma edição foi justamente um destes modelos inscritos pela Porsche, mas o fabricante italiano já o fez chegar até nós. Agora, aguarda-se a chegada do seu irmão.


 Outro Lancia LC2, é outra das obras que se aguarda. Desta vez, o participante nos 1000 Km Fuji no ano de 1985. A original pintura da Martini destes modelos, foi combinada com vermelho e verde, o que lhe confere um aspecto algo estranho.

 O Lola-Aston Martin é que é uma criação recente e não foi ainda editado, encontrando-se ainda em fase de testes de desenvolvimento, o que retardará a sua chegada aos nossos campos de batalha.



Anunciado há já mais tempo, está o Nissan R89C. Para além destas imagens, pois mais é sabido e muito menos foi mostrado. No entanto, anuncia-se a sua chegada para os finais do corrente ano.


Mas um histórico dos Sport Protótipos e concorrente polivalente no Campeonato do Mundo de Marcas, rampas e até provas de estrada, como foi o caso do Targa Flório, é o 908/3 da Porsche. Será que a Slot.It não deita mão a esta oportunidade de recriar esta fantástica criação germânica com inúmeros êxitos desportivos? Versões para o reproduzir, não faltam e em termos competitivos as suas cotas proporcionar-lhe-ão com toda a certeza, um excelente exemplar no capítulo dos modelos clássicos deste fabricante.