quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Inesperada novidade - Scaleauto

 O próximo GT do fabricante Scaleauto, será surpreendentemente o Chevrolet Corvette C7-R.
 Mostrado já em fase de protótipo, este segundo americano, depois do Viper, será sempre um dos modelos mais bem vindos.
 Este Chevrolet contribuirá para o enriquecimento do parque de GT's, que se mostra cada vez mais, capaz de se mostrar no ano de 2017 como a categoria que mais abarca variedade de modelos.
 E para além do mais, é lindo.....

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Lola que faltava.

 A chegada de um novo fabricante ao nosso mundinho, parece ter trazido um novo fôlego à modalidade. Tratando-se de "dissidentes" da NSR, fundariam a marca Thunder Slot e arriscaram num novo modelo inexistente no mercado. Muito parecido com o Lola T70 da Fly, trata-se no entanto de uma evolução em terceira geração deste mesmo modelo. Trata-se do Lola T70 MK III. Os seus conceito baseiam-se no por nós conhecido nos carros da NSR, contudo, com um novo incremento dinâmico, dada a evolução de alguns dos conceitos que pautam as criações daquele fabricante.
 O Lola T70 foi o primeiro a chegar ao mercado de praticantes, através da pioneira Fly neste tipo de carros com elevado nível qualitativo. Padeciam no entanto, de algumas características dinâmicas convincentes. Valeu no entanto, pela rara beleza com que nos espantavam.
E através da Revell, haveríamos de conhecer o Lola T70 MK II, um interessante Spyder que bebia as conhecidas linhas do modelo que lhe deu origem. A ausência de capota confere-lhe no entanto um aspecto absolutamente distinto. Dinâmicamente, uma verdadeira lástima que nunca lhe poderia proporcionar êxito entre os amantes das competições slot.
 Jo Bonnier, é um nome que se associa vulgarmente aos Lola amarelos com a faixa central branca, com uma mais fina vermelha localizada centralmente.
 O agora chegado Lola T70 MK III, neste caso em segunda referência da Thunder Slot, surge, tal como a Fly o terá feito a seu tempo, numa decoração pertencente a este piloto.
 E se entre a primeira e a terceira geração as linhas se apróximam bastante, poderemos referir como um dos sinais diferenciadores, a perda da cúpula que abriga dois faróis para receber agora apenas um, enquanto o segundo farol se localiza num sector independente, mesmo abaixo dos principais.
  Toda a carroçaria passa a ser também menos angulada, onde sobretudo na secção frontal se percebe com maior facilidade o seu arredondamento de linhas.

Na secção traseira, mesmo na extremidade superior do capôt, vemos que os proeminentes apêndices aerodinâmicos se reduzem passando também este a ser ligeiramente mais baixo.

 Mecânicamente, entre ambos parece existir uma comunhão de conceitos, ainda que díspares entre eles. Totado em qualquer dos casos de berço de motor independente, acaba no caso da Fly por ser demasiado primário e sem que se consiga dele tirar grande partido. Já no caso do Lola da Thunder Slot, parece existir um sério aproveitamento do conceito, aliado a uma qualidade de plásticos capaz de absorver melhor as naturais vibrações proporcionadas pelas rotações e atritos mecânicos.
 Este fabricante oferece ainda enormes possibilidades de evolução, que poderão passar até pela adopção de suspensões. Dotado de um estranho patilhão, diz quem já os experimentou, que funcionam muito bem.
 Como contra, apenas a falta de melhor equipamento de série no que respeita ao conjunto pinhão/cremalheira e à adopção de parafusos que obrigam a um tipo de chaves específicas para podermos trabalhar nesta interessante criação.


Mas a Thunder Slot aproveitou para numa cajadada só, editar duas versões. E a primeira referência coube à versão vermelha, com uma grande seta branca que culmina na frente do modelo e igualmente associada ao pilo John Surtess.
 A Revell havia já editado a versão MK II do Lola T70, uma versão Spyder desta marca, pertencente a este mesmo piloto. Mas entre estes, a distinção é bastante mais significativa, pois a marcante ausência de capota. é por si só determinante.
Apesar disso, numa observação frontal os dois modelos apresentam significativa semelhança.
 Já a secção traseira não revela qualquer ar de família, onde os conceitos aerodinâmicos terão sido verdadeiramente díspares.
 No entanto, ficou agora completa a série dos Lola T70 com a totalidade das suas evoluçãos. Mas o melhor de tudo, é que estaremos perante mais uma verdadeira arma de batalha no capítulo das competições destinadas aos modelos clássicos. Intrometer-se-à na guerra dos Slot.It? Eis a questão. Teremos que aguardar pela próxima época competitiva, para aquilatar o seu real valôr.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Slotwings, prepara-se para entrar neste campeonato



 O March 761 2-4-0, nasceu após a moda lançada com o a Tyrrell através do seu modelo P34, ao introduzir o famoso Formula 1 de 6 rodas.
 A experiência que se mostrou revolucionária e com alguns resultados de relevo, espevitou mentes criadoras. A March resolveu igualmente inovar, mas ao invés da introdução das 4 rodas na secção frontal, optaria pelas seis rodas de igual medida, mas com a introdução de quatro rodas motrizes na secção traseira.
 Parecia até que a ideia teria pernas para andar, mas mostrar-se-ía ineficaz, tendo a March deixado caír por terra este curioso projecto.

Mas quem parece pegar nele é mesmo a Slotwings, que anuncia a sua produção. Mas resta saber se à imagem da reprodução da Scalextric inglesa à uns bons anos atrás, se se tratará de um 4x2, ou se surpreederão com um verdadeiro 4x4. Quiçá, não venham até a surgir outras curiosas criações como as que abaixo se mostram, sempre aliadas ao mesmo March 761. 


3ª jornada Porsche 991 GT3

 Decorreu sexta-feira última, a terceira prova do aguerrido campeonato destinado aos Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto.
Desta vez foram onze os pilotos participantes, entre os quais um estreante absoluto, o vianense Rui Mendo. Mas marcaram igualmente presença pela primeira vez neste campeonato, David Fernandes, Carlos Afonso e José Pedro Vieira.
O arranque aconteceu com os pilotos Luís Azevedo, César Amorim, Rui Mota, Nuno Mendo, Augusto Amorim e David Azevedo. Luís Azevedo mostrava de imediato rapidez difícil de levar seguidores atrás de si, mas era César Amorim que brilhava atrás deste extraordinário piloto, enquanto Augusto Amorim e David Azevedo os seguiam. Rui Mota ía-se desentendendo com a sua máquina e Nuno Mendo mostrava continuidade na aprendizagem neste traçado. Mas se Rui Mota se ía vendo atrapalhado, o azar maior aconteceria a Augusto Amorim, quando após uma pistagem menos conseguida, veria o seu Porsche voar pista fora, com desastrosas consequências que o atrasariam definitivamente, hipotecando uma prometedora classificação.
 Para a segunda manga, iniciavam-na Rui Mendo, David Fernandes, Carlos Afonso, Paulo Mendes e José Pedro Vieira.
 E se houve quem dominasse a primeira manga, Paulo Mendes repetiria o feito, com um andamento verdadeiramente avassalador. Mas aqui, também David Fernandes imprimiria fortíssimo andamento que o levaria à quinta posição final, com o mesmo número de voltas de David Azevedo, embora atrás deste. Carlos Afonso, apesar da sua prolongada paragem, completaria a prova em sétimo, a apenas uma volta de Rui Mota. José Pedro Vieira seguir-se-ía na classificação, posicionando-se na posição imediatamente anterior a Augusto Amorim. A fechar a classificação, posicionar-se-íam Nuno Mendo e Rui Mendo, ambos em período de aperfeiçoamento e aprendizagem de pilotagem neste complicado traçado.
 E para a história ficam os belíssimos desempenhos tanto de Paulo Mendes como de Luís Azevedo e a confirmação de César Amorim enquanto piloto verdadeiramente dotado no mundo dos slot cars.
 O pódio destas verdadeiras máquinas de competição, onde repousa na primeira posição o "laranjinha" de Paulo Mendes.


E o pódio dos pilotos, onde se encontra estampada a alegria destes três heróis.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Mais um título Nacional de Espanha, pertence ao GT Team / ART

 Uma vez mais o GT Team Slot Clube / ART, arrebata um título nos XXI Campeonatos Nacionais de Espanha.
Através dos pilotos António Miranda e Nuno Aguilar, este clube consegue ser campeão e vice-campeão na prova de TT Scaleauto, aos comandos do Mini deste fabricante. Com 11.628 e 11.584 calhas respectivamente, deixariam o terceiro classificado a cerca de 1.000 calhas, o que comprova o domínio exercido por estes dois pilotos.
Uma vez mais parabéns aos representantes deste clube, que comprovam a real valia dos dotes e andamentos de que são capazes de impôr, mesmo tratando-se de campeonatos de índole intenacional, onde surgem alguns dos maiores valôres competitivos.
PARABÉNS

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Uma vez mais, GTTeam Slot Clube nos XXI Campeonatos slot car de Espanha

Os XXI Campeonatos slot car de Espanha, vão contar uma vez mais com a presença de participantes provenientes do GT Team Slot Clube/ART e decorrerão nos próximos dias 4,5 e 6 de Novembro. Relembre-se que esta equipa. é já considerada pelos próprios espanhóis como uma verdadeira rival, fruto dos excelentes desempenhos e resultados obtidos em anteriores edições.
Sendo já assídua a presença deste clube e sendo igualmente os únicos representantes portugueses a marcar presença naqueles importantes campeonatos de Espanha, é com orgulho que podemos ainda afirmar que dois dos títulos nacionais daquele país, nas categorias de velocidade e raid se encontram na posse de Luís Azevedo ao que se juntaram ainda mais dois troféus nos mesmos campeonatos. É pois com natural expectativa que vemos as presenças de Nuno Aguilar e António Miranda, este último depois de prolongada paragem e em estreia absoluta numa prova desta dimensão, a defender as côres nacionais e deste clube bracarense.
 Estes pilotos marcarão presença nas provas de resistência Scaleauto para os modelos Porsche 911/991 do mesmo fabricante, DTM Slot.It, F1 Policar, raid e pela primeira vez este ano, também nos ralis.
As máquinas foram convenientemente desenvolvidas e afinadas ao mais ínfimo pormenor, de modo a que possibilitem aos nossos pilotos o melhor dos desempenhos.
Muito boa sorte então e que tenham os desejados desempenhos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Flyslot anuncia camião Renault

 Ainda que sem data marcada, a Flyslot anuncia já a sua futura criação na linha dos camiões de velocidade.
 Se virá a ter algum interesse enquanto máquina competitiva, não sabemos, mas é inquestionável o seu interesse quanto ao seu valôr estético.
 Mais uma bela criação deste fabricante que se tem mantido vivo, mas por trás da cortina da ribalta.