domingo, 8 de janeiro de 2017

Troféu NSR Aston Martin & Porsche - A primeira prova

 Arrancou já a temporada de 2017, numa jornada inédita e levada a cabo pela organização do GT Team Slot Clube.
Trata-se de um campeonato em que cada piloto participante poderá apostar em participar apenas com um dos modelos permitidos, ou se assim o considerar, poderá competir com ambos os modelos. E no final, a classificação far-se-á por modelo mas também pela conjugação pontual conseguida tanto por um modelo, como pelo outro.
 E tivemos nesta primeira jornada a grata presença dos dois habituais pilotos de Viana do Castelo, mas também de dois pilotos oriundos do Porto, o Diogo e o Nuno Abreu e ainda do vimaranense, Carlos Afonso. Desde já nos congratulamos com ambas as presenças, no que constituirá também para nós a confirmação da competitividade que neste clube se vive.

 As mangas decorreram com a repartição no equilíbrio de modelos, tendo havido quatro mangas e onde a totalidade dos presentes apostou em participar com cada um dos carros.

 Houve lutas intensas, mas houve também modelos a causar grandes dores de cabeça aos pilotos, já que inexplicáveis comportamentos de alguns dos carros, sobretudo dos Porsche, obrigavam alguns pilotos a condução extremamente cuidada.

 Mas notava-se no geral, que existe alguma supremacia por parte dos Aston Martin sobre os Porsche, embora Augusto Amorim tivesse surpreendido com o seu Porsche, já que o seu andamento levá-lo-ia mesmo ao terceiro lugar absoluto e óbviamente, melhor dos modelos germânicos.
 Mas no final e após intensas lutas, era Paulo Mendes a conseguir a melhor posição absoluta desta primeira jornada e com notória supremacia sobre Rui Mota, o segundo classificado absoluto, ambos em Aston Martin, logo seguidos de Augusto Amorim no melhor dos Porsche, apesar de, com o mesmo número de voltas e igualmente em Porsche, ter ficado Paulo Mendes, afinal, este último, o melhor dos pilotos também na classificação conjunta dos dois modelos. Mas ainda com o mesmo número de voltas, encontrava-mos também Augusto Amorim, agora com o seu Aston Martin. Foram pois estes dois pilotos os que melhor se adaptaram a esta inovadora fórmula de campeonato. Quem conseguia igualmente brilhar, era Carlos Afonso, a conseguir cumprir o mesmo número de voltas com ambos os modelos e a ocupar as 7ª e 8ª posições absolutas, tendo mesmo direito a uma subida ao pódio nos Porsche.
Diogo e Nuno Abreu deram também nas vistas com o Aston Martin, ao conseguirem as 9ª e 10ª posições absolutas respectivamente, relegando para trás de si alguns dos pilotos locais. Ainda que com modelos distintos, tivemos os pilotos vianenses a lutar pela 17ª posição da geral, com a vantagem a pender a favôr de Nuno Mendo sobre Luís Pinto. Nuno Abreu, Nuno Mendo e Rui Mota acabariam por ter classificações desastrosas com os seus Porsche, o que os relegaria para a cauda da tabela classificativa.


 Mais uma jornada de intensa animação, mas sobretudo onde nunca faltaram o verdadeiro espírito de combatividade mas também de excelente convívio.
 Augusto Amorim, o rei dos Porsche, seguido de Paulo Mendes e de Carlos Afonso.

Paulo Mendes acabaria como o melhor dos Aston Martina e vitória absoluta, seguido de Rui Mota e Augusto Amorim.

E assim se iniciou no GT Team Slot Clube mais uma temporada da modalidade e onde se espera que muitas outras intensas batalhas se venham a seguir.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Clássicos-Campeonato de Duplas - David Fernandes CAMPEÃO...

 Foi sexta-feira passada que decorreu o derradeiro confronto do ano de 2016, num campeonato que tinha como aliciante a alteração contínua das duplas que se formavam para as provas destinadas a modelos clássicos.
 E desta feita, Augusto Amorim fez parceria com Nuno Mendo, César Amorim com Luís Pinto, a Ricardo Ferreira calhava David Azevedo, Paulo Mendes ficava com David Fernandes e Rui Mota, alinhava com Miguel Carvalho.
 E como sempre, misturava-se boa disposição com ambição pela melhor das posições. E novamente vimos os vianenses Nuno Mendo e Luís Pinto a desfilar categoria e onde poderemos já considerar o andamento do primeiro, como muito próximo dos melhores.
 E foi mais uma prova de nervos à flor da pele que se viveu, mas onde a dupla constituída por Paulo Mendes e jovem David Fernandes a arrebatar a melhor posição final, seguidos com menos três voltas por Ricardo Ferreira e David Azevedo. Rui Mota / Miguel Carvalho viriam a ocupar o terceiro degrau do pódio, logo seguidos de Augusto Amorim / Nuno Mendo. César Amorim e Luís Pinto, completariam a prova na última posição.
 E terminado o campeonato e contas feitas, haveria de ser David Fernandes, o nosso jovem "atleta", a conseguir o ceptro de campeão. Parabéns uma vez mais a este piloto de raros atributos, que uma vez mais se impõe aos pilotos da velha guarda. A segunda posição haveria de ser conquistada por Paulo Mendes e com menos um ponto do que este, acabariam por ficar em igualdade pontual, Rui Mota e Ricardo Ferreira.
 Esta classificação acaba por provar o valôr da formula utilizada neste campeonato, já que gerou um verdadeiro equilíbrio na tentativa de conquista da vitória final.
E esta última jornada viu uma verdadeira supremacia na aposta de Mc'Laren da Slot.It.


O pódio da prova, em baixo, onde podemos vêr ao centro Paulo Mendes e David Fernandes que se consagrariam os incontestados triunfadores.

E no pódio do campeonato, era David Fernandes que ocupava o mais cobiçado dos lugares.
 E por fim, um brindezinho com algo bem docinho.....

2017 - Arranque em força

 O GT Team Slot Clube inicia a temporada de 2017, com dois invulgares campeonatos.
As noites de sexta-feira receberão Aston Martin e Porsche do fabricante NSR, em jornadas duplas, num campeonato em que cada piloto poderá participar com os dois modelos e em que haverá no final, uma classificação para cada um deles e ainda uma classificação conjunta.
O sábado receberá as Ford Pro Truck de origem Ninco, em provas de velocidade pura em que se associam alguns saltos.
Está assim marcado um início de 2017 em que algumas das iniciativas fugirão às habituais normas.
Um bom 2017 para todos os seguidores deste blog e associados do GT Team Slot Clube.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Cucaracha fez 50 anos

 Nascido em 1966, o Cucaracha, "barata" em espanhol, já fez 50 anos.
Trata-se de uma das excepcionais criações da extinta Cox, um construtor americano que quase monopolizou o mercado dos slot cars na década de 60 do Século XX.
 Tratava-se de uma carroçaria extremamente simplificada, baixa e leve, ao qual se acoplou um chassis de leveza extrema, pois o seu conceito assentou num triângulo em alumínio ultra aligeirado, no qual se acoplava o motor Cox 3600, uma referência na época, ficando na extremidade traseira o eixo e respectiva engrenagem mecânica e na outra, o patilhão. Um clip, era o suficiente para fixar o motor a este revolucionário chassis que se servia depois unicamente do encaixe por pressão do próprio eixo directamente na carroçaria, como forma de fixação do conjunto. Este encaixe único, fazia as vezes dos mais actuais braços de patilhão basculantes, um pouco ao estilo dos modelos do fabricante NSR, mas aqui abarcando todo o conjunto mecânico.
O eixo da frente fixava-se igualmente por pressão, directamente na carroçaria. Se atrás era comum o uso de pneus de espuma, à frente, estes eram de borracha dura e de forma cónica, menorizando assim o atrito em pista.

 Mostram-se aqui por comparação dois modelos deste mesmo fabricante, mas onde fica perfeitamente explícito o avanço técnico desenvolvido para o Cucaracha e onde a simplicidade seria a fórmula de êxito relativamente ao muito menos competitivo Cheetah, outro dos ícones deste fabricante norte-americano.
Como nota particular, gostaria de aqui focar que embora a minha tenra idade não me permitisse no ano de 1973 a experiência necessária para a batalha a que me havia proposto, cheguei com um destes Cucaracha, a dar alguma luta aos já existentes Mura. E não fosse um desnível existente na pista onde os pesados Mura tudo faziam a fundo, mas a leveza do meu Cucaracha me obrigava a alguns acrescidos cuidados extra, mas também a alguns involuntários voos, talvez a batalha tivesse adquirido outros contornos. Claro que este puto de 14 anos acabaria a prova no último lugar...mas foi uma guerra de um David contra muitos Gulias...e que Senhores Gulias...mas também a prova de que o projecto "Cucaracha" foi mesmo um marco no mundo dos slot cars.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Terceira prova Clássicos Slot Car - Campeonato de duplas

 Teve lugar no dia 23 último, a terceira jornada dedicada aos modelos clássicos, em provas de duplas de pilotos formadas por sorteio. O sorteio ditava que Augusto Amorim formasse parelha com César Amorim, Paulo Mendes com Ricardo Ferreira, Rui Mota com David Fernandes e David Azevedo com Nuno Mendo.
A prova decorria ainda com duas passagens por cada calha, o que englobava portanto, duas rondas. E a primeira das passgens deixava a dupla formada por pai e filho Amorim no comando, ainda com diferenças mínimas para segundo e terceiro, o que demonstra o equilíbrio entre estas três equipas. Mais atrasada encontrava-se a equipa formada por David Azevedo e Nuno Mendo.
 A segunda volta iniciava-se e  imediatamente se constactava que a luta continuava acérrima entre os participantes. Apenas a dupla constituída pelos pilotos David Azevedo e Nuno Mendo, não conseguia novamente o mesmo desempenho das equipas que lutavam pela vitória.
No final, com uma vantagem de duas voltas, a dupla constituída por Augusto Amorim e Cesar Amorim, impunham-se com uma vantagem de duas voltas sobre os segundos, Rui Mota e David Fernandes. A terceira posição era conquistada por Paulo Mendes e Ricardo Ferreira e a fechar, ficavam David Azevedo e Nuno Mendo.
Mais uma excelente jornada, onde a excelência do convívio deve ser referida, mas onde não faltou o espírito competitivo.
E o único Matra presente, acabaria por se impôr aos três Mc'Laren presentes.

E em termos de campeonato, é Rui Mota que com uma vantagem de um ponto sobre David Fernandes, acaba por ser o líder provisório dum campeonato em que a escolha das duplas, gera sempre alguma surpresa competitiva.

E no final, dado encontrar-mo-nos na época natalícia, houve vinho do porto, Bolo Rei e até Pão-de-Ló.

E o convívio, prolongou-se......




segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Eleição, modelo do ano

Propõe-se neste artigo, que se avalie aquele que terá sido considerado pelos seguidores do Blog "Slot-Outra Dimensão", o melhor modelo do ano de 2016.
Para isso, deverão ser considerados parâmetros como a estética, novidade, desempenho dinâmico. Embora outros parâmetros e modelos possam ser considerados pelos leitores, aqui ficam algumas sugestões que podem ser consideradas.

Porsche 911/991 - Scaleauto

Mini All 4 Race - Scaleauto 

Alfa Romeo 155 V6 TI - Slot.It

Lotus 72 - Policar

Chenard & Walcker - Hobby Classic

Ferrari GT3 Itália - Black Arrow

Lola T70 MK III - Thunder Slot
 
NSU TT - BRM

Renault RS.01 - Scalextric/SCX

BMW 3.20 Gr.5 - Sideways

Ford Mustang Gr.5 - Sideways
Para votar, basta que se pronunciem nos "comentários", devendo também num breve texto, justificar-se. Deverão ser atribuídos 3, 2 e 1 ponto, aos três modelos que melhor considerarem preencher esses requisitos.
Grato desde já a todos quantos se prontifiquem a colaborar.