terça-feira, 2 de outubro de 2018

20 Anos Slot.It - Duas décadas de sucesso

Foi a 21 de Setembro do ano de 1998 que a associação formada por Maurizio Ferrari e Maurizio Gibertoni os levaria a fundar a empresa "Galileo Engineering", empresa da qual nasceria a Slot.It, que se dedicaria numa primeira fase à edição de acessórios para o mundo dos slot car, como cremalheiras e pinhões, num crescendo tecnológico que acabaria por catapultá-la mesmo ao patamar máximo no ano de 2002, quando editaram o seu primeiro modelo de slot, um Audi R8C totalmente negro, que terá recebido mais tarde algumas evoluções mas também decorações.
 Sabemos que este modelo da Audi terá sido a escolha para o seu primeiro modelo, pela grande paixão nutrida por Maurizio Ferrari sobre aquela estilizada silhueta. No entanto, a falta de um grande historial à volta deste Audi R8C, tê-lo à remetido à edição de versões de teste e de treinos e participação nas 24 Horas de Le Mans, limitando-lhe assim um grande leque de possibilidade de edições sobre esta mesma base.




Mas no ano de 2012 comemorava-se o 10º aniversário do lançamente deste Audi, o que levou a que a Slot.It o relembrasse na forma de uma edição especial e limitada a 3000 exemplares.

 Trata-se de uma versão cromada e de decoração estilizada onde não falta o logo do fabricante e a bandeira do país de origem deste fabricante e onde no dorsal do mesmo surge o número 10, numa clara alusão ao 10º aniversário da sua primeira edição.
 Uma caixa de cartão prata e característica das suas edições especiais, serve também a este modelo como sua embalagem.
 Mas a limitação e falta de possibilidade de rentabilidade deste molde através de multiplas edições, terá talvez marcado a Slot.It, que terá tido no seu segundo modelo editado, um dos mais marcantes e rentáveis da sua linha, quando nos fez chegar a série de Porsche 956 e mais tarde, dos 962. Modelos de Grupo C muito bem aceites pelos praticantes desta modalidade, continua ainda hoje a marcar um lugar de destaque de entre as criações deste fabricante.

 E foi com estas duas versões do Porsche 956 LH  que terá de facto ganho muita força a Slot.It, pois para além de se tratarem de modelos muito bem aceites, eram também altamente competitivos, o que proporcionava aos praticantes sucesso garantido.

E trata-se esta aposta da mais acertada e que tem marcado a evolução da Slot.It mas também deste próprio modelo que viu já uma infinidade de evoluções onde vimos mesmo chegar os 962 IMSA.
Segue-se abaixo uma amostragem de alguns desses modelos duma bela linhagem bem explorada por este fabricante.













Mas para além da séria aposta recaída nos modelos de Grupo C, ouve a ousadia de entrar por outros domínios, também eles muito apreciados pelos praticantes, como terá sido o caso dos modelos Sport Protótipos Clássicos, algo que despertava um nostálgico sentimento entre um grande número de aficionados.
O Ferrari 312 PB dava o pontapé de saída numa clara aposta ganha, tanto por ter nascido de imediato competitivo, mas porque também não faltam adeptos desta marca.

 Outras marcas e modelos têm vindo a fazer aumentar o leque deste segmento, enriquecendo grelhas de notável variedade e número de participantes.



 Mas as apostas da Slot.It passaram a ser diversas e sempre com elevado sucesso, graças à incrível capacidade denotada para mostrar modelos cada vez mais capazes.



 Mas fabricar modelos de competição não é tudo quanto preencha as suas necessidades, pois o grau de exigência é contínuo e elevado enquanto construtor e impõe-se que sejam réplicas o mais fidedignas possível, o que os levou mesmo ao desenvolvimento de um sistema de tracção 4X4 notável, pois funciona nas rodas da frente apenas e enquanto em potência, deixando as rodas livres assim que deixe de se acelerar. Trata-se de algo nunca antes visto nesta escala de modelos eléctricos.
Foi aplicado de série no primeiro Audi R18 e-tron Quattro, com igual aplicação nos Alfa Romeo 155 e Opel Calibra da sua série DTM, mas aqui a título opcional.



E os modelos DTM, poderemos dizer que são a sua última aposta e a actual coqueluche da companhia. A introdução do Alfa Romeo 155V6 Ti, do Opel Calibra e dentro em pouco dos Mercedes 190E, trazem uma nova linha de competição bastante apelativa e que tem já os seus sérios adeptos.

Em 2016 renasce através da empresa "Galileo Engineering" a marca Policar e com ela, mais um apaixonado tema à volta dos carros e dos carrinhos de slot. Sempre apreciados, os Formula 1 Clássicos são uma nova força motriz para que a Slot.It deite uma vez mais mãos-à-obra e desenvolva apaixonados modelos eléctricos motorizados. E uma vez mais, aposta tudo, trazendo outro revolucionário sistema até nós. Com o objectivo de não deformar as belas réplicas dos motores que equipavam estes carros verdadeiros, vê-se a Slot.It obrigada a apurado estudo, de forma a miniaturizar todo o sistema de engrenagem que transforma a energia do seu micro-motor, em potência no eixo traseiro.
 E consegue-o com pleno êxito, através de uma revolucionária desmultiplicação que não compromete nem a velocidade, nem a travagem. Pelo contrário, tratam-se de modelos agradáveis e plenos de performances.

 Iniciou-se esta série com os Lotus 72 tendo a continuidade acontecido através do March 701 e ao que se espera para breve, Ferrari B2.
 

Temos então de dar os parabéns a um fabricante cuja marca na modalidade tem sido pautada pelo sucesso e apostas sempre no melhor caminho. Foram para nós 20 anos de boas surpresas com a certeza de que muitas mais virão.
Muitos parabéns Slot.It, pelo imenso percurso que tem feito e pelo que nos tem também proporcionado através das suas belas máquinas e inesquecíveis momentos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lotus 72 - Policar

 Enquanto não conseguimos arregalar os nossos olhos com os prometidos Ferrari, tanto de Formula 1 como dos Sport Protótipos Clássicos por parte da Policar. este fabricante engrossa o lote de Lotus 72 com mais esta versão.
 Trata.se do modelo participante no circuito de Brands Hatch pelas mãos de Dave Charlton no ano de 1972.
Representando uma versão absolutamente igual à editada e correspondente ao modelo de Emerson Fittipaldi, sob a interessante decoração da John Player Special, socorre-se do recurso às côres branca e vermelha para que se faça a maior distinção. Poderemos indicar como novidade e por ser a primeira vez que isto acontece na Policar, que esta versão integra pneus slick.

 Encontra-se então reunida a família Lotus da Policar. Está a tardar é a chegada do prometido Lotus que vitimaria o campeão do mundo a título póstumo, Jochen Rindt. Trata-se de uma curiosa mas estranha versão, absolutamente desprovida de apêndices aerodinâmicos.

 Dave Charltone foi um ídolo sul africano, a par de outros como John Love e o mais conhecido Jody Scheckter, cujas participações eram marcadas por modelos decorados com as côres da "Lucky Strike" e dos quais dois Chevron acabaram já por nos chegar também, através das criações da Fly e FlySlot.

domingo, 30 de setembro de 2018

Não há amor como o primeiro... Opel Calibra Slot.It

 A Slot.It presenteou-nos já com o seu terceiro Opel Calibra do Campeonato DTM, correspondendo à versão tripulado por esse grande senhor Keke Rosberg no circuito de Avus Ring.
 Esta verão especificamente, torna-se bastante atraente pela decoração que ostenta com dois principais patrocinadores, a saber, a "Old Spice" e a "Hasseröder". As côres encontram-se bem reproduzidas, onde a côr branca retrata o característico pérola do modelo verdadeiro. Este modelo em concreto, debateu-se directamente no asfalto com o Alfa Romeo 15V6 Ti sob as côres da "Martini", e que muito recentemente foi também editado por este mesmo fabricante.

 Na realidade, estes modelos defrontaram-se no mesmo circuito e no mesmo ano.
 E se no asfalto o equilíbrio era um facto, nos plásticos poderá haver algum distanciamento.
Mas agora o que importa é perceber se apesar de nos encontrar-mos perante dois modelos rigorosamente iguais, se poderão existir disparidades entre o primeiro Opel Calibra editado e este terceiro
 E a balança desde já determina uma quase inexplicável diferença. Onde estarão as 0,6gr. que diferenciam estes dois exemplares?
 Já anteriormente viramos que o segundo modelo até nós chegado, mostrara uma diferença substancial neste capítulo, mas aí trata-se de uma nova carroçaria que monta sobre os alargamentos das rodas traseiras, grandes tomadas de ar. E por isso não daremos continuidade na comparação com os outros dois modelos.

 E pesadas apenas as carroçarias, comprova-se que entre estas existe alguma diferença. Mas onde se encontrarão as 0,5gr?
 Num olhar através do óculo traseiro, percebe-se que a bandeja porta-piloto deixou na sua parte mais recuada, de ser plana para ter recebido agora a parte central sobrelevada.
 Entre as duas primeiras versões este órgão era rigorosamente igual, mas agora terá sido alvo de melhoramentos, talvez para que se minimize a interferência da parte mecânica (motor) com a placa porta-piloto. Diga-se no entanto, que um destes exemplares de primeira geração foi por mim preparado e nunca eu senti qualquer problema a este nível. Contudo, era utilizado um motor de caixa pequena e talvez assim, com esta modificação, passe a ser possível a montagem de motor em linha de caixa grande.

 Nas duas imagens tiradas pelo interior, é perfeitamente visível esta alteração que foi bastante abrangente.

 Mas também o chassis se mostra mais pesado. Vê-se alguma diferença entre ambos, mas apenas ao nível de algumas furações. Talvez sejam eles a principal razão para a diferença. Também na traseira, o novo calibra recebe mais duas derivas verticais que melhorariam na realidade, o fluxo aerodinâmico inferior.

 Na original versão existiam ao longo do chassis pela sua parte interna, pinos que serviam de orientadores dos cabos para o motor. Agora desaparecem, mas não se percebe a razão.


  E assim, parece-me lógico que a melhor das apostas continuará a recair no primeiro dos Calibra até nós chegado, ou seja, "não há amor como o primeiro"...


 Nas imagens da retaguarda, percebe-se a existência de mais duas lâminas que servem o difusor aerodinâmico inferior, na mais recente versão.