sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Alfa Romeo 155 V6 Ti - Slot.It - Mais um

 disponibilizou já a Slot.It mais um Alfa Romeo do DTM, no que constitui alguma surpresa, dada a inovação que acarreta.
 Dotado da versão de carroçaria mais alargada, surge porém, com uma nova frente proporcionada pelo remodelado pára-choques/spoiler frontal.
Mas é debaixo da carroçaria que se descobrirá eventualmente uma nova dinâmica para este modelo.
 Sob apoio publicitário da "RTL" de duvidoso sentido estético, a combinação de côres não parece ser das mais admiradas.
 Este novo chassis, sim, a Slot.It tem-nos presenteado quase com um novo chassis por novo modelo, apresenta também na traseira uma espécie de asa inferior na extremidade traseira, acessório inexistente em qualquer das anteriores versões.
 A nível de pesos não se registam diferenças significativas entre cada um dos modelos que já chegaram ao mercado, pelo que as 70,2 gr apresentadas, são uma referência média para os Alfa Romeo, cabendo à primeira das versões editadas, os louros do menor peso.


 Em baixo, apesar da semelhança entre as frentes, percebem-se tomadas de ar de desenho distinto.

 Quanto à largura das vias, percebe-se alguma desvantagem da primeira versão, cuja carroçaria apresenta alargamentos mais estreitos, implicando consequentemente eixos igualmente mais estreitos.
 Mas este novo chassis inova no novo posicionamento do patilhão, já que surge com este acessório em posição mais alongada. Cresceu a distância entre o eixo traseiro e o patilhão, o que representará vantagem dinâmica. Isto havia já acontecido no March 701 (edição Policar) em cuja última versão editada, surgiu também com este melhoramento. O restante conceito mecânico foi mantido, mas a alteração registada poderá representar vantagem significativa.


 Se os dois primeiros são exactamente iguais, os restantes apresentam significativas diferenças ao nível das frente e chassis exclusivos de cada um.





Ciclo quase fechado - Matra Slot.It

 Foi recentemente editado pela Slot.It o terceiro elemento dos quatro carros inscritos pela Matra em Le Mans, no ano de 1973.
 Depois de nos terem chegado já os modelo com o dorsal 10 que se distinguia pela barra branca e da versão vencedora, com o número 11 com o verde da barra distintiva, chegou agora o modelo 12 tripulado por Jean Pierre Jabouille/Jean Pierre Jaussaud, com a barra vermelha a marcar a diferença cromática entre eles.
 A faltar encontra-se a versão com o dorsal 14 e tendo o amarelo como elemento distintivo. Mas este irá ser um caso algo à parte, já que as diferenças não se ficam apenas na alteração da côr da barra.
 Trata-se de uma versão mista, onde reparte a frente com as versões agora mostradas, mas recorrendo a uma traseira cauda longa da versão de 1972, ano da primeira vitória da marca em Le Mans, com o facto irónico de pertencer o êxito à única versão cauda curta. Mas a Slot.It bem sabe acautelar estas situações e é por essa razão, que estes Matra surgem com a secção traseira independente do resto da carroçaria. Assim sendo, teremos muito provavelmente que aguardar pela chegada das versões de 1972, par surgir então esse quarto elemento de 1973.
 O modelo 10 foi o primeiro a chegar-nos, tendo-se seguido o 11, mas nas séries especiais de caixa de cartão e comemorativas de modelos vitoriosos.