A Porsche, no tempo dos fantásticos 917, marcou a sua presença em Le Mans com várias máquinas que acabaram mesmo por se eternizar.
1970 recebeu vários modelos e em duas versões distintas. Na sua versão K, ou seja, cauda curta, o modelo com o dorsal 23 e pertença do Team Austria acabaria por dar a primeira e histórica vitória à marca. Na segunda posição e inscrito pela patrocinadora "Martini" viria a classificar-se o modelo 917 LH, ou seja, cauda longa. Na época, as tendências hypie chegaram também ao automobilismo e esse modelo haveria de ser decorado de acordo com essa moderna tendência, acabando por ficar conhecido como "Porsche Psicadélico".
O azul e verde dominantes da sua decoração, proporcionam uma combinação cromática que não nos deixa indiferentes, ao ponto de se ter podido ver este ano, volvidos 43 anos e no decorrer das 24 Horas de Daytona, um recente modelo, decorado segundo a mesma combinação cromática e grafismo.
O modelo, um Porsche Cayman.Inscrito no Classe GX, este viria a dominar e a vencer a mesma.
Aqui poderão apreciá-lo, em todo o seu esplendor.
Esta dica foi-nos gratamente trazida pelo amigo, Rui Queirós.
Boas, no artigo refere nº 23 mas o modelo "psicadélico tem o nº 3
ResponderEliminarÉ verdade, o modelo 23, um 917K (vermelho), venceu e o 917 LH (o psicadelico-número 3) ficou em segundo. Ficaram os dois para a história.
ResponderEliminarUm abraço.
Uma história muito curiosa sobre esta participação do modelo "psicadélico" em Le Mans 1970. O carro terminou a sua preparação mesmo em cima da hora e foi levado para Le Mans sem estar completamente pronto. Notou-se isso na sua decoração, onde rodou nos treinos apenas com a pintura em azul. No final destes, mecânicos e assistentes percorreram a vila de Le Mans e arredores e compraram todas as latas de tinta em spray verde que conseguiram (lembrem-se, estamos em 1970!). Já com o material suficiente, regressaram às boxes e durante a noite pintaram o verde no 917 LH. Sábado de manhã, na grelha em espinha lá estava o "psicadélico" modelo, pintado de fresco!
ResponderEliminarViva Rui.
ResponderEliminarMais uma pitada de curiosidade. Embora soubesse que durante os treinos o carro só se encontrava azul e branco, desconhecia a história tão pormenorizada (vou aproveitar para publicar imagens do carro durante os treinos e depois, na preparação para a grelha).
Obrigado e um abraço