O Mc'Laren M8D, foi o segundo modelos específico de Can-Am como escolha de edição por parte da Slot.It
E que dizer desta histórica peça de colecção?
Trata-se tal como o foi o Chaparral 2E, de um verdadeiro ícon no mundo dos modelos que competiram em Can-Am.
Em boa hora a Slot.It recuperou a marca e o modelo, já que promete elevada competitividade no mundo dos modelos clássicos.
Como peça, poderemos apontar alguns defeitos de moldagem, algo em que este fabricante tem vindo a perder para as melhores reproduções da actualidade. A reprodução das jantes é algo ridículo, já que não foi proporcionada qualquer profundidade às mesmas, ao mesmo tempo que se apresentam de diâmetro exagerado, um erro que a Slot.It tem vindo sistemáticamente a repetir.
No que respeita às cotas do modelo, não haverá neste particular muito a apontar. No entanto, parece-me apresentar-se com as extremidades frontais demasiado em cunha, ao ponto de não se tornar possível a inclusão de pequenas tomadas de ar rectangulares existentes nalgumas das versões deste modelo.
E como se portará este M8D, quando em confronto directo com os seus rivais?Na verdade, se a Slot.It apenas editou dois modelos específicos de Can-Am, existiu ainda um terceiro modelo fabricado pelas mãos deste fabricante e que se inclúi nas versões deste campeonato. Trata-se do Alfa Romeo 33/T3, uma versão cujo capôt traseiro se encontra completamente fechado na retaguarda e fácilmente identificável pela inexistência de faróis à frente.
Na comparação possível, este novo Mc'Laren parece poder vir a transformar-se no terror dos clássicos.
Sabendo-se que o Chaparral é um dos melhores clássicos, servirá então de referência comparativa.
Se as cotas parecem empiricamente favoráveis ao novo modelo, sobretudo pela sua altura que fará baixar o centro de gravidade, terá ainda como factor favorável, a maior distância entre o eixo traseiro e o limite do patihão.
Curiosa a ausência da marca e modelo "Mc'Laren M8D" na parte inferior do chassis. Alguma razão para tal?
E entre este novato e o já conhecido Chaparral, poderemos referir que embora utilizando a mesma motorização, é possível verificar que a colocação do mesmo no berço que é comum, se encontra invertida. Isto é, se no chaparral o pinhão se encontra do lado da cabeça do motor, no Mc'Laren, este encontra-se do lado oposto. Quer istro dizer, que uma vez que a cremalheira se posiciona do mesmo lado em ambos os modelos, o motor encontra-se em posição invertida, um relativamente ao outro. Haverá alguma razão para tal? Pensamos que não, para além do esgotar de stock de motores.
Outra curiosidade é a existência de um furo redondo do lado direito do chassis, mediado entre o eixo frontal e o patilhão. Para que servirá? Este, não entendo mesmo.
E agora, o confronto entre "David" e "Golias".
Aquando da edição dos modelos da extinta "MG Vanquish", referenciou-se pelos órgãos da especialidade, a sua representação perfeitamente fora de escala. Sem termo comparativo, acreditávamos mas fazendo crença nos entendidos. Hoje é possível verificar por confronto directo, o quanto fora de escala se encontravam aqueles modelos.
Perfeitas bestas em dimensões foram-nos então disponibilizadas. Não tivesse sido o inovador sistemas de diferencial de que vinham equipados e estaríamos hoje com um perfeito monstrinho nos braços. Valha-nos então o seu diferencial, para fazer deles peças diferenciadoras e até enriquecedoras de colecções de quem procura raridades.
Um perfeito disparate é o que é possível contemplar, sobretudo, nas imagens de baixo. Em cima, poderemos ficar abismado com a altura a que cada um dos bonecos se situa.
Por parte da MG Vanquish vimos chegar também o Mc'Laren M8B. Será que a Slot.It lhe seguirá o exemplo?
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