quarta-feira, 15 de julho de 2015

SRC - Porsche 914/6 Daytona 1971


 Depois da edição da interessantíssima versão das 24 Horas de Le Mans, chega agora por parte da mesma Slot Racing Company, a hora de editar a não menos interessante versão participante na edição de 1971 das 24 Horas de Daytona, pelas mãos dos americanos Stephen Behr / John Buffum e do alemão Erwin Kremer.
Embora 32º na grelha de partida com o tempo de 2:16.460, a sua fiabilidade e baixo consumo levá-lo-ia ao 8º posto ao fim daquela prova maratona.
 No imediato e para além da diferença de cores entre ambos, pode verificar-se a existência de jantes Minilite no eixo traseiro da versão de Daytona, enquanto a versão de Le Mans optava pela totalidade das jantes originais da marca.
 E tratando-se da mesma versão básica, são apenas pequenos pormenores que vão marcando a distinção entre eles. Pode reparar-se que o pequeno piloto existente na extremidade frontal da capota do modelo branco, desaparece na versão verde. Também na traseira e logo a seguir aos stop's e entre os mesmos, o 914/6 de Daytona recebe algo não identificável, mas inexistente na versão de Le Mans.


 Na frente, também a nova versão recebe fechos de segurança na côr preta e que fixam capôt frontal ao pára-choques.

 Mecânicamente, trata-se de um chassis inteiriço que recebe um motor de caixa pequena em posição transversal ou sidewinder e que se assemelha bastante ao posicionamento central e real do motor deste equilibrado modelo da Porsche. Não será no entanto e nos tempos actuais a melhor das opções dinâmicas, o que não lhe proporcionará performances competitivas que lhe permitam grandes veleidades. Mas a opção de utilização de pneus mais largos atrás do que à frente, vai igualmente de encontro à realidade.

 Mais uma peça de beleza ímpar por parte deste fabricante espanhol que não deixará uns quantos coleccionadores indiferentes à sua existência