quinta-feira, 30 de julho de 2015

Uma nova era - Chassis 3D

 Foram já várias as marcas a assumir com resultados de relevo a entrada no mundo da produção de chassis, pelo novo processo de impressão 3D. Esta nova e abrangente tecnologia, assumiu dentro do panorama dos slot cars, um patamar em que não se vislumbra para já, o seu limite.
Slot.It e Sloting Plus, são para já duas das marcas mais sonantes entrarem neste panorama, mas outras há que ainda de menor dimensão, se começam também a aventurar neste mundo.
Os resultados são promissores, constactando-se que chassis construídos segundo esta tecnologia, se sobrepôem largamente às produções em série e mais convencionais. É sobretudo o ganho de performances conseguido, que tem motivado uma corrida a este novo processo de aumentar a competitividade dos modelos em linha de produção. Consegue-se sobretudo uma uniformização de competitividade entre modelos, ao mesmo tempo que se aproveitam carros teóricamente afastados de bons resultados. Relembre-se que as produções Carrera se desaproveitam para a competição na sua totalidade, dada a fraca concepção dos seus chassis, onde em regra surgem extremamente pesados. Outros casos há, como os modelos de rali da Scalextric/SCX, onde se devotam ao esquecimento pelos conceitos adoptados por aqueles fabricantes.
Está pois em aberto uma nova guerra onde se desconhecem para já efeitos secundários, mas que como praticantes nos sentimos maravilhados com a qualidade competitiva a que se consegue elevar cada modelo.
 E esta moda chegou também a Portugal, onde o fabrico de chassis é já uma realidade.
Tendo-me deslocado ao Slot Clube do Porto para disputar uma prova do campeonato que ali decorre no capítulo dos modelos TT, surpreendi-me com a apresentação destes chassis, de concepção "Made In Portugal". Por trás deste projecto, um velho conhecido.
A sua formação permite a João Pedro Ferreira, para mim o "Joca", desenvolver e aperfeiçoar desenhos que se adaptem às necessidades sugeridas pelas exigências do mercado. A qualidade da construção encontra-se acima do que tenho visto até agora. A mecânica do conceito é também de ponta, apostando-se verdadeiramente nos mais recentes conceitos.
 Existem já evoluções sobre os chassis da primeira leva, o que denota a preocupação de uma melhoria contínua, no sentido de que cada estudo se sobreponha ao anterior.
E vimos já modelos esquecidos com a oportunidade de um belo renascer, como são os casos de vários modelos protótipos da Carrera, a poderem assim, ganhar nova vida.

 Mas a oportunidade de testar surgiu também. Um Acura da Ninco equipado com mecânica NSR, foi-me posto à disposição numa oportunidade que não descurei. Uma enorme pista Carrera existente naquele clube portista, serviu para umas gatilhadas sem preconceitos, onde o único inconveniente proveio de uma pista algo suja e que rápidamente deixava a máquina com tracção deficiente. Mas a oportunidade permitiu concluir com facilidade, que se encontra imensos furos acima da máquina disponibilizada pela Ninco. Com uma invejável frente e uma extraordinária traseira, enquanto isso ainda era possível através duma sistemática limpeza de pneus, quase me deixava extasiado. Simplesmente perfeito e sobrepondo-se a tudo quanto já pilotei no que a LMP's diz respeito.
 Na imagem de baixo, percebe-se a enorme qualidade de acabamento destes chassis da marca "Olifer".
E novos projectos se encontram na manga, a avaliar pelo que encontrei numa gaveta e  que é possível ver-se na imagem de baixo.
E aguardemos por boas novas, para que se possa avaliar até onde este fabricante português poderá ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário