De edição já com alguns anos, o modelo da Revell era já sobejamente conhecido. A Sideways propôs-nos muito recentemente este mesmo modelo, constituindo portanto, uma novidade. E o primeiro impacto que sentimos ao observar esta recente produção, é estar-mos perante um modelo demasiado quadradão. E quanto mais o comparar-mos com o seu rival de estante, mais firme se torna esta nossa inicial convicção. E embora não tenhamos como confirmar as medidas do modelo real e depois escaladas para confirmar as reais cotas que deveriam ter, é com firme convicção que assumo como exageradas as medidas apresentadas pelo recém-chegado 3.20.
Percebe-se na imagem de cima, o quanto mais largo é o modelo da direita, de origem Sideways e quanto a mim, erradamente.
A finura dos pormenores na versão da Revell fazem-se notar e sobressair. Uma grelha de invejável requinte ornamentada com faróis e piscas de qualidade e reprodução superiora, conferem-lhe uma qualidade suprema. Apenas mencionar que a cobertura branca dos dois faróis mais interiores, deveriam proporcionar-lhes uma maior dimensão.
Pelo contrário, a Sideways apresenta esses pormenores com desagradável acabamento e duma pobreza que se desejava inexistente, sobretudo num fabricante que atingiu já um patamar a quem se exige muita mais qualidade. No entanto, a verde alface, surgem as coberturas dos faróis numa dimensão bem mais correcta.Também as côres do logótipo da "Jagermeister" no circulo que circunda o veado, surgem com interpretação diferente. Na imagem de cima (Revell), optou-se correctamente pelo castanho, enquanto na imagem de baixo (Sideways) se pode vêr que a opção recaíu no preto.
No que respeita às traseiras do 3.20, o mesmo acontece. Absolutamente brilhante a reprodução da Revell (modelo da direita), enquanto a Sideways nos apresenta um conjunto de farolins absolutamente paupérrimos. Contudo, em ambos os casos parece-me apresentarem-se um tudo nada mais altos do que deveriam na realidade ser.
O aileron deveria ser cromado, tal como a Revell o representou e não cinzento tal como se observa na versão da Sideways.
Lateralmente este modelo conta com uma vinca que se prolonga a meia altura do carro, passando pelos dois guarda-lama e contemplando também a porta e onde deveria existir um pequeno desnível entre a parte de cima e a de baixo, apenas nas portas. Os guarda-lama deveriam contemplar apenas um ligeiro vinco.
Aqui, em nenhum dos casos a opção foi a correcta. Isto porque, se a Revell assumiu esse desnível em toda a sua extensão, isto é, nas portas onde estará correcto, mas igualmente nos guarda-lama, o que está incorrecto, a Sideways apostou apenas num vinco que apanha a totalidade da sua extensão, o que estará incorrecto nas portas, pois deveriam contemplar o pequeno desnível.
A reprodução das jantes será a parte menos conseguida por parte da Revell, com um desenho mal conseguido e dimensão incorrecta
E quanto à versão da Sideways, acontecem incorrecções que a mim me desagradam de sobremaneira. A primeira prende-se com o desenho da cava da roda posterior e onde na reprodução quase acompanha o formato arredondado da roda. Se reparar-mos melhor, poderemos verificar que na parte mais recuada, a cava vai-se afastando cada vez mais da roda, não acompanhando esta. A segunda, sendo esta bem mais grave, prende-se com a linha de cintura do modelo e que passa acima dos alargamentos das rodas da frente. Na imagem do modelo real, percebe-se que se trata duma linha horizontal que vem desde a porta, até junto do pisca, local onde apresenta uma ténue e quase imperceptível curvatura descendente. A linha superior do capôt é que vem num plano descendente desde o alinhamento do pára-brisas até quase se unir à linha de cintura, já na zona do pisca. Repare-se agora na imagem de baixo, da reprodução deste exemplar bávaro. As duas linhas, a de cintura e a superior do capôt, assumem uma abrupta curvatura descendente logo após e em simultâneo com a zona do guarda-lama alargado onde começa a curvatura igualmente descendente para o spoiler frontal. Este defeito proporciona um visual ridículo que merecia muito mais e melhor trabalho, num modelo com enorme significado dentro da BMW.Ao nível do prolongamento vertical do eixo frontal, o BMW da Sideways é de 1,75mm mais largo
E atrás, a diferença cifra-se nos 3,05mm.
Mas nem tudo está mau no modelo Sideways. As suas jantes mostram-se de qualidade muito superior, tanto ao nível de qualidade como de reprodução.
E como conclusão, poderemos adiantar que se se compreende a ligeira deformação proporcionada na carroçaria da Sideways como forma de o apróximar da restante linha da sua produção, torna-se incompreensível a imprecisão nas linhas de um tão belo, interessante e quase pioneiro modelo dos brutais Gr.5 que marcaram uma era da competição automóvel, associado ainda a uma igualmente incompreensível falta de requinte de um sem número de pormenores. Uma pena tanta asneira e que poderá ser abafada apenas, se este se mostrar tão competitivo em pista, quanto o desejável.
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