sábado, 16 de julho de 2016

Audi R18 e-tron quattro - Winner of Le Mans 2013

 É chegado mais um elemento à galeria dos gloriosos de Le Mans, que fazem parte das referências específicas do fabricante Slot.It. Trata-se do Aidi R18 e-tron quattro vencedor no ano de 2013 e que por essa razão, se encontra equipado com o revolucionário sistema de tracção integral, com diferencial ao eixo anterior.
 São reconhecidas as dificuldades de reprodução de tão complexa carroçaria, razão pela qual qualquer crítica relativamente à fidelidade da sua reprodução, poderá ser desvalorizada. No entanto, a grande crítica recairá sobre a enorme falta de qualidade dos moldes que servem para esta reprodução. Percebemos já que a Slot.It irá manter-se neste desagradável alinhamento, muito por culpa do abaixamento de custos que estes envolvem. Infelizmente, nós consumidores, teremos que nos habituar e aceitar este já incontornável facto.
 De linha relativamente bem reproduzida, denota no entanto uma desagradável imagem, a altura a que as rodas da frente se situam, relativamente à carroçaria.
 Estas deveriam quase encaixar no interior das cavas, mas a Slot.It apresenta-nos um modelo com imagem ridícula e a fazer lembrar mais um tractor, do que própriamente um modelo de competição pura e do mais alto nível. Arriscaria mesmo a dizer, que estamos perante uma das menos conseguidas criações da sua autoria. A imagem de baixo, cuja comparação se faz através da mesma versão mas à escala 1/43, leva a perceber  melhor o quão mau aspecto este pormenor acrescenta ao modelo de slot.

 Mas como maior defeito encontra-se a reprodução da carroçaria na zona imediatamente atrás das rodas dianteiras. Se comparar-mos as imagens de cima (modelo estático à escala 1/43) com a de baixo (modelo Slot.It) vê-mos como as incorrecções são tremendas. Mas isto acontece sobretudo, porque entre as versões de testes e a versão oficial da prova francesa, surgiram modificações cujas correcções implicariam elevados custos ao fabricante, já que a Slot.It já nos havia oferecido a respectiva versão de testes, na habitual côr negra mate.
Em baixo, a versão de testes anteriormente apresentada.
Mas sim, apesar de tudo, deveremos reconhecer o enorme esforço e empenho deste fabricante, sempre tendo como objectivo a constante evolução da modalidade e o sistema de tracção total aqui apresentado, é disso um dos inúmeros exemplos que nos têm vindo a conseguir oferecer.