Na senda dos modelos do desaparecido Grupo 5 e no seguimento de recente artigo trazido até vós versando o outro modelo desta marca, o BMW 3.20, parece-me a propósito trazer o seu irmão mais novo, mas a todos os níveis mais brutal. Contudo, na carreira histórica de ambos, os êxitos de maior relevo acabariam por ficar agregados ao mais velhinho destes, modelo que acabaria por ter uma vida quase eterna dentro deste grupo, já que as metamorfoses por ele sofridas, o íam conseguindo manter em actividade, desde o surgimento deste campeonato e até ao fim.
Mas o fabricante Sideways a quem aqui deixo uma honra especial pelo contributo que nos tem trazido ao nível desta matéria, também soube explorar a série existente do BMW M1 Gr.5. Bem sabemos que este modelo serviu igualmente como base evolutiva para outras versões que aqui ficaram de fora, mas sobretudo pela disparidade existente entre eles, porque no fundo, tratavam-se de distintos modelos.
Este modelo da BMW acabaria por ser desenvolvido por dois preparadores distintos, a Sauber e a Schnitzer. Apresentam-se com formas básicas similares, mas torna-se possível enumerar as maiores diferenças existentes entre eles, de forma a perceber-se que modelo estamos a observar.
Para além do ailerons onde surgem derivas verticais de formato distinto e em que o modelo da Sauber se serve dos originais apoios do M1 de Gr.4, os alargamentos dos guarda-lama traseiros acabam por definir com maior facilidade cada um deles.
Na versão Schnitzer, estes apresentam na parte mais adiantada, enormes tomadas de ar, enquanto o desenvolvimento da Sauber os orientou para um progressivo alargamento fechado, com a existência de tomadas de ar de formato triangular, num plano inferior.
Comparadas as imagens superior e inferior, torna-se possível aquilatar o formato de cada um dos guarda-lama de ambas as versões. Também se torna possível verificar as diferenças existentes entre cada uma das derivas verticais onde assentam os ailerons.
E se há coisa que aprecio particularmente nos fabricantes, é a capacidade de conseguirem sobre uma mesma base, apresentar algumas particularidades diferenciadoras, o que na verdade implica mexidas sobre os moldes dos mesmos, ou mesmo à introdução ou substituição de novas partes dos moldes.
E estes M1 foram alvo dessas mexidas que acabam por valorizar cada uma destas unidades.
Na fotografia de cima surgem dois M1 de origem Sauber, mas sobre os guarda-lama frontais, na versão "BASF" existem grelhas laterais, equanto na versão "VSD" estes se encontram lisos. É a única diferença entre cada um, mas no entanto, suficientemente significativa.
Quanto às versões Schnitzer, o mesmo acontece relativamente aos guarda-lama frontais, mas aqui estendendo-se também aos traseiros e ainda ao capôt-motor. Nas duas versões brancas, as carroçarias surgem com uma série de grelhas inexistentes na versão "Lubri 10.000". No capôt frontal, os dois modelos brancos não contemplam lâminas de escoamento de ar na abertura central, optando-se por uma abertura totalmente livre. Já no das "bolinhas", estas equiparam-se às das versões Sauber.
A versão "Olympus", é a única que contempla derivas verticais a todo o comprimento do capôt frontal, mesmo encostadas às grelhas de arejamento sobre os guarda-lama.
Muito obrigado Sideways, por mais estas maravilhas....
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