domingo, 3 de março de 2019

Can-Am, é o tema - Considerações

 Quer se queira, quer não, falar de Chaparral remete-nos indubitavelmente  para os idos tempos dos Campeonatos Can-Am, campeonatos esses operados em territórios da América do  Norte, em que se unificavam para tal, tanto o Canadá, como os Estados Unidos da América do Norte. E da junção de Canadá com América, terá surgido a sigla "Can-Am", campeonato esse cuja liberdade dos seus regulamentos viria a permitir algumas experiências de relevo, de onde surgiriam modelos com grandes asas, aproveitamento de caixas automáticas e até carros com aspiração central, não falando na brutalidade da cavalagem que foi subindo sobretudo por intermédio do fabricante europeu Porsche, que ao criar o seu modelo 917/30 com cerca de 1300 cv, acabaria por acelerar o processo de extinção deste ímpar e interessante campeonato.
 E a Chaparral será sem dúvida um desses marcantes ícones, cujo seu criador, Jim Hall, aproveitava para dotar os seus modelos de incríveis invenções, sendo que de cada uma delas, colhia proveitos certos.
Mas para o que agora me traz a escrever, são as reproduções à escala 1/32 dessas gloriosa épocas que nos chegaram e continuam a chegar para o seio do pequeno mundo dos slot cars. Se em tempos idos a temática se chegou a fazer pelas reproduções da Russkit, Cox e alguns outros fabricantes, mais recentemente terá sido a Slot.It a introduzir novamente a temática, integrada nas suas criações de modelos Clássicos. E se a Chaparral marcou já presença através do seu modelo 2E, não poderia ter faltado também algum modelo da Mc'Laren, outro dos grandes impulsionadores e activos fornecedores de modelos para aquele saudoso campeonato. E fê-lo a Slot.It através do modelo M8D, ao que foram já editadas várias versões.
 Mas não haveria de pertencer a nenhuma dessas marcas o pontapé de saída da Slot.It, para a chegada ao mundo Can-Am. Essa honra acabou por pertencer ao Alfa Romeo 33/3, que terá visto esta participação nas Can-Am premiada com a sua chegada aos slot car, apesar da sua esporádica presença no dito campeonato em territórios da América do Norte. Marcado por um capôt traseiro cujo limite existente mais à retaguarda se encontra marcado pela existência de grelhas, ao invés das versões europeias que surgiam completamente abertas, mostra-se por essa razão algo distinto das restantes versões.

 Mas outro fabricante terá descoberto a temática, penso que não tanto pela verdadeira apetência pelo mundo Can-Am, mas pela ânsia da procura do modelo imbatível. E assim assistimos muito recentemente ao aparecimento da Thunder Slot, marca nascida pela fuga de alguns funcionários da NSR, que numa primeira abordagem ao mundo da competição nos trouxe um Lola T70 MK III. Não tendo fugido à marca, terá fácilmente percebido que se lhe retirasse a capota, a excelência do produto por si apresentado poderia dar melhores resultados. E se bem o pensaram, melhor o terão executado, já que o Lola T70 Spyder, um carro que pautou quase a totalidade da sua existência naqueles campeonatos, terá surgido nos mercados, como o melhor dos Sport Protótipos Clássicos da actualidade no seio dos slot cars. Sem qualquer dúvida, uma supremacia devastadora, tem sido o resultado da sua existência.
 De seguida fez-nos chegar o Mc'Laren M6A, uma recente máquina que apresenta a mesma filosofia mecânica apresentada nas duas versões dos Lola, mas que reparte também ao nível das suas linhas, uma espécie de ar de família, já que no geral surgem com o mesmo conceito básico de linhas aerodinâmicas. Um pouco mais compacto e também algo mais largo, poderá assumir-se como o principal rival do imbatível anterior Lola.
E sabe-se também, que se este recente Mc'Laren é igualmente uma versão de Can-Am, a próxima criação da mesma origem, será também oriunda dos mesmos campeonatos. Mas também a Slot.It se encontra a traçar rumo para a edição do Chaparral 2F e ainda do 2G, uma espécie de versão alargada do 2E. E com isto, alarga-se quase exponencialmente a chegada de boas máquinas ao reino das Can-Am, à escala das miniaturas electrificadas.
 Duas das belas máquinas propostas pela Slot.It, Se a versão 2F conseguiu participações europeias, nomeadamente el Le Mans, o modelo 2G foi exclusivamente uma versão Can-Am.

 E então temos já dois fabricantes com alguma aposta em modelos dinâmicamente apetecíveis e competentes, mas onde se assume a Thunder Slot como o verdadeiro apostador nesta categoria.
Isto leva-me a pensar, que se já existem clubes que banem o Mc'Laren e os Chaparral da Slot.It do seio das competições de Clássicos Sport Protótipos, justamente por terem militado nas Can-Am e não nos Campeonatos europeus ou de marcas, então não se justificará já no âmbito dos slot cars, campeonatos específicos a eles dedicados?
 Talvez se conseguisse assim, que também se recriasse algum equilíbrio nos campeonatos de Clássicos Sport Protótipos, já que também aqui a valia do Lola T70 MK III da Thunder Slot se equipare às melhores criações da Slot.It. Possivelmente recriar-se-íam dois campeonatos, onde o equilíbrio acontecesse com mais facilidade, ao mesmo tempo, que haveria lugar para todas as criações, sejam elas Thunder Slot, ou Slot.It e em qualquer clube.

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