Foram inúmeros os participantes presentes, que cada um à sua maneira, acabaria por enaltecer a modalidade, transformando esta reunião numa verdadeira festa do slot.
As belas instalações que este clube reúne, permitia que enquanto uns se preparavam para a primeira prova a decorrer ainda durante o período da manhã e destinada aos modelos GT, outros acabavam por se distrair pelas instalações, usufruindo das restantes pistas ali existentes, onde não falta sequer uma loja recheada de acessórios da especialidade.
Depois foi hora de se passar a coisas mais sérias e dar início às competições, onde se dava o tiro de partida através dos participantes à competição orientada para os modelos GT.
A variedade dos modelos GT presentes foi uma realidade, mas a maioria das escolhas recairia nos Ferrari da Black Arrow.
E depois de realizados os procedimentos técnicos obrigatórios, preparava-se o início da jornada.
As mangas foram definidas pela classificação inversa de cada piloto no campeonato, pelo que se reservava a primeira manga para os menos cotados pilotos, que progressivamente davam lugar aos pilotos mais pontuados.
A primeira das mangas acabava por ser ganha por Filipe Vinagreiro, um dos pilotos da casa que se estreava assim neste campeonato onde se reúne grande parte dos melhores pilotos do norte da Península Ibérica.
E à medida que o nível dos pilotos aumentava, o número de voltas total também subia, acabando após a segunda manga por ser o bracarense José Pedro Vieira a assumir o comando da tabela de classificação geral.
Mais uma manga e passaria a ser outro bracarense a liderar. Paulo Mendes estabeleceria um novo recorde e este, já com um respeitável nível de andamento.
Alfonso Mouriño estreava o belíssimo Mercedes da NSR e mostrava o potencial desta máquina que parece ter vindo para marcar no mercado um respeitável lugar.
Na mesa da organização, Miguel Guerreiro e Filipe Vinagreiro.
E a vitória viria a pertencer a outro bracarense, David Fernandes, que acabaria por conseguir bater o recorde estabelecido na manga anterior por Paulo Mendes. A terceira posição acabaria por pertencer a Augusto Amorim que se imporia a Alfonso Mouriño, apesar de ambos terem completado a prova com o mesmo número de voltas.
Classificação final geral
Um pódio totalmente Ferrari, o que comprova a supremacia do fabricante Black Arrow nesta categoria e a menos que a nova criação da NSR consiga provar evolução suficiente e teremos muito provavelmente um domínio por parte deste fabricante ainda por uns tempos.
Foi depois hora de um pequeno intervalo para um aconchegante repasto, numa oferta por parte da organização, iniciativa muito bem recebida por parte dos participantes.
Depois veio aquela que é tida como a mais importante competição deste Campeonato, a dedicada aos modelos de Grupo 5, provas de mini-resistência em que podem participar vários pilotos por equipa.
A maioria das equipas apostava no Lancia Beta Montecarlo, seguindo-se a aposta nos Porsche 935/78 (Moby Dick). Em clara minoria, o Porsche 935, Porsche 935 K2 e o Lancia Stratos, cada um deles com um representante apenas.
A entrada das equipas para a pista, seguia o mesmo critério da competição individual para carros de GT, iniciando a mesma as equipas menos pontuadas até à data.
E seria uma das equipas da casa a comandar a prova, com alguma distância sobre o segundo classificado, outra das equipas representantes da cidade berço, mas havia que esperar ainda pelas equipas que mais apostam neste campeonato, para se perceber se o factor caso traria alguma influência nos resultados.
O presidente do Guimarães Slot Clube, Albano Fernandes, seguia com atenção o decorrer dos acontecimentos.
E enquanto as 50 voltas conseguidas na pista 2 iam permitindo a manutenção na primeira posição da equipa do GSC 4, abaixo de si registavam-se alterações na tabela classificativa.
E decorridas seis mangas, as três primeiras posições eram ocupadas por três equipas caseiras, o que reforça a importância do conhecimento das pistas, no bom desempenho competitivo.
E a primeira reviravolta no topo da tabela de classificação acontece com a entrada da equipa Slottest 1, que apesar de conseguir as mesmas 50 voltas, valia-se dos metros estabelecidos para roubar a liderança à equipa da casa GSC 4.
Mas é a DRS Vigo 1 que assume com a sua entrada, a liderança da prova, com o GSC 4 a trocar de posição com a Slottest 1, nas segunda e terceira posições. Começava a notar-se que o factor casa não é tudo e começavam agora a sobressair os dotes de pilotagem, preparação das máquinas e também, a experiência e rotina das equipas.
O Team Slottest 2 assume de imediato a liderança assim que entra em pista, passando a DRS Vigo 1 para o terceiro lugar, registando-se na segunda posição o GSC 4, que apesar de ter tido ainda apenas participação numa das calhas, permitia esse resultado a sua manutenção nos lugares cimeiros. Como seria após a sua reentrada, era a questão que se levantava.
Mas o comando alterava-se novamente com a entrada do BB Clube, que passa imediatamente para a liderança. Entretanto, a equipa Slottest 1 que havia passado pelo comando, caía drasticamente na tabela, até ao oitavo lugar. As equipas 2 e 3 do GT Team ainda viam a sua situação mais complicada, afectados por problemas mecânicos que as atrasavam bastante e as deixavam em décimo e décimo primeiro respectivamente.
Mas é a última equipa a entrar, a do GT Team/ART 1 que assume categoricamente o comando, após ter registado 52 voltas na pista 1, algo não conseguido por nenhuma outra equipa.
E é essa equipa que vai cimentado a primeira posição com o decorrer da prova, imprimindo um andamento raramente encontrando opositor. O mesmo foi acontecendo com a equipa do BB Clube, que todos surpreendia por participar com o Lancia Stratos, máquina em que ninguém acreditaria.
E se as duas primeiras posições começaram a ficar definitivamente definidas, o mesmo aconteceu com a terceira posição por parte da equipa Slottest 2, enquanto o melhor representante da casa era a equipa GSC 4, no quarto lugar, mas a sofrer forte oposição por parte da equipa espanhola das Rias Baixas Slot, posições que manteriam as suas posições até final.
E no pódio final, o GT Team/ART 1 em Porsche 935/78 no primeiro lugar, seguido do BB Clube em Lancia Stratos e no terceiro lugar a equipa Slottest 2, em Lancia Beta Montecarlo.
Após o desfecho, houve lugar a um breve discurso e à distribuição de lembranças a todos os participantes.
A entrega de prémios aos participantes individuais de GT's
Augusto Amorim, terceiro classificado.
Paulo Mendes, segundo classificado.
David Fernandes, primeiro classificado.
Entrega prémios Grupo 5
Slottest 2, terceiro classificado
BB Clube, segundo classificado
GT Team/ART 1, primeiro classificado
E aos três primeiros classificados, para além das lembranças, houve ainda este prémio especial, a característica "cantarinha", uma peça de artesanato da região.
Entrega das lembranças de participação
E foi assim que se fez mais uma festa do slot que reuniu um salutar grupo de portugueses e espanhóis apaixonados pela modalidade, numa excelente organização levada a cabo pelo Guimarães Slot Clube.
E venha a próxima.....
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