Se à frente se manteve o conjunto de semi-eixos utilizado nos Mini, desta vez o Escort ganhou camber declaradamente negativo, o que no caso do Mini, se revela como camber ligeiramente positivo.
No eixo traseiro, a nova criação retoma o velho conceito de eixo rígido, abandonando-se o inovador cardan pela qual se optou na totalidade dos anteriores modelos 1300. Os pneus recebem também agora piso, mas a qualidade da borracha parece ter sido melhorada, apresentando-se mais macia.
A motorização mantém-se, bem como a relação pinhão/cremalheira.Em matéria de pesos, é que poderá haver algo a dizer.
Trata-se o Mini do ultra-leve do grupo e parecendo que havia de pertencer ao Escort o título do peso-pesado, espantamo-nos quando verificamos que o registo de 136,3 gr do Escort, é batido pelos 137,6 gr do Simca 1000. Mas seja como fôr, a diferença de qualquer deles para os 99,7 gr. do Mini, acabam por ser verdadeiramente significativos e poderão marcar diferenças de registo em pista.
Mas tratando-se o Escort de um modelo com porte e um chassis mais pesado, as curvas poderão marcar a sua importância no que há dinâmica de cada um diz respeito e o Escort poderá ser uma surpresa, mas tal como habitualmente, é necessário ir para a pista e olhar para o cronómetro.
Entretanto, parece que o fabricante começou já a trabalhar no próximo projecto. Não, nem é o Alfa Romeo, nem o 2002. É um Opel.
Será o Opel Kadett GT/E e como primeiras edições poderemos contar com o modelo com que Walter Rohrl participou no campeonato DRM em 1976 e uma segunda versão correspondente ao modelo com que Oliver Davidovic correu nos clássicos em Nurburgring.
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