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segunda-feira, 14 de julho de 2014

24 Horas Slot Trofa - GT Team arrebata vitória no último minuto



 Ao cabo de 24 horas, 20 segundos foi o que separou a forte equipa espanhola Cric-Crac, do vitorioso team bracaranse, GT Team.
Foi este fim-de-semana que decorreu mais uma edição maratona levada a cabo pela excelente organização do Clube Slotcar da Trofa e que tem em Rúben Almeida a força motora de toda esta engrenagem. Mais uma excelente festa de convívio que habitualmente reúne praticantes de norte a sul do país e onde não faltou este ano uma forte representação de equipas da vizinha Espanha. Amantes do desporto automóvel em geral, nuestros hermanos não deixam por mãos alheias os automóveis, ainda que numa escala mais reduzida. São tidos como uma força mundial dentro deste panorama, onde a formação da Cric-Crac conta com um nível de pilotos de nível fora-de-série. E uma vez mais o provaram, a atestar pela sua presença na maioria do tempo, aos comandos desta prova.
No entanto, esta formação tinha em duas equipas portuguesas os seus maiores adversário. Uma encontrava-se representada pela própria organização da prova e outra, era a não menos forte e vencedora das duas anteriores edições, o GT Team Slot Clube. Estes últimos, têm vindo progressivamente a encontrar um lugar no panorama internacional, sendo já vistos em qualquer prova europeia, como uma séria ameaça aos lugares mais apetecidos das tabelas de classificação. Em Portugal, o seu estatuto não precisa já de qualquer argumento.

 Mas para a posteridade ficará este resultado e a forma como o mesmo foi conseguido. Clube Slotcar da Trofa, GT Team Slot Clube e Cric-Crac, depressa se mostraram como os únicos capazes de potenciar os seus esforços no sentido de atingir o êxito maior. Estas três formações mostraram um certo equilíbrio entre elas, mas sempre com preponderância para o êxito por parte do GT Team e Cric-Crac, mas sempre com os homens da casa a uma distância que lhes permitia tirar  partido de algum deslize dos seus adversários. E assim acabou por acontecer, já que o BMW V12 LMR dos bracarenses, acabaria inexplicávelmente por perder uma das suas suspensões, vendo-se obrigados a recolher às boxes para regularizar o bom comportamento que o seu modelo até ali havia tido. Mas com isso e naturalmente, a queda na classificação foi uma realidade. Depois disso, os seus pilotos não baixaram os braços e Luís Azevedo, Paulo Mendes, Augusto Amorim e José Pedro Marques arregaçaram as mangas e impuseram um ritmo de nervos de aço que os levou paulatinamente a uma quase inimaginável aproximação dos comandantes da prova.
Partia-se numa missão impossível e com uma desvantagem de 7 voltas para o cumprimento dos últimos 65 minutos desta maratona. Esta margem que parecendo pequena, constituía uma verdadeira muralha da China, já que o nível de andamento dos pilotos de ambas as equipas quase se confunde. Esta tarefa de conseguir ultrapassar todas as adversidades, coube a José Pedro Marques que exemplar e irrepreensivelmente se colocou no último minuto de prova, na mesma volta dos comandantes. O adversário acusou a pressão e numa tentativa de ripostar um andamento que lhes valesse a manutenção no comando, despista-se, repetindo o erro novamente na mesma volta. No final, uma volta e alguns metros, o equivalente a uma vantagem de 20 segundos, foi o que o valente piloto taipense conseguiu a seu favor e da equipa. Desta forma, o GT Team Slot Clube consegue o seu terceiro êxito consecutivo nesta já clássica prova de resistência levada a cabo no nosso território.
 Rúben Almeida no final, em discurso de agradecimento às entidades e colaboradores que lhe permitem manter de pé  esta extraordinária organização.

 O prémio de melhor decoração pertenceu a Albert Atienza Vivancos, patrão construtor dos modelos com que participamos nesta edição.

 O prémio pela conquista da Pole Position foi para o Filipe do Clube Slotcar da Trofa.

A conquista da volta mais rápida absoluta e maior número de voltas, para para o piloto espanhol da Cric-Crac, Besay Porta Vilar.

Vencedores absolutos, GT Team Slot Clube.

2º Lugar - Cric-Crac

3º Lugar - Clube Slotcar Trofa

4º - Top Racing Team

5º - Mosslot II

6º - Rias Baixas 1 

7º - ART Slot Cars

8º - AB Winprovit-SCP 

9º - SCCL

10º - SCM Sebring Slot

11º - Arrow Slot

12º - Calha a Todos

13º - Arrábida Kaizen 

14º Mosslot

15º - CAT Racing 

16º - Calha Premium

17º -  Slotcars.PT

18º - Rias Baixas 2

19º - Slot RF

20º - Top Slot

 Para além das lutas pela melhor posição possível, ficam as guerras de excelente convívio. Tugas e espanhóis, lisboetas e tripeiros, vimaranenses e algarvios, tudo em excelente ambiente de sã camaradagem, é o que de melhor vai ficando e crescendo entre esta malta que curte verdadeiramente um mini-desporto em que gostaríamos de ver mais malta de tenra idade.
 Ficam então aqui algumas imagens que atestam isso mesmo.



 Em cima, os vencedores desta jornada misturados com os membros da segunda equipa do mesmo clube, a ART Slotcars.





























 Aqui fica gravado um dos bons momentos de convívio, com a tentativa de agressão de Miguel Guerreiro, ao Melo.








 Um dos homens dos automóveis verdadeiros, Abel Marques, veio ver o seu filho brilhar.
 E de noite, a pista também brilhou....


E o Luís Faria, quase capotou da cadeira onde chónou...
Atrás do Guerreiro, um tipo capotou, mesmo....

O Pedro Vieira, sempre na boa...
E esta menina não me respeitou....
Enquanto outros se concentravam nos treinos para apanhar o traçado como deve ser...

Nas pistagens, alguns quase adormeciam...


 No fim, não faltou a entrevista para a televisão local, Trofa TV. José Pedro Marques, o principal protagonista deste empolgante final, teve oportunidade de expressar os seus sentimentos relativamente ao êxtase a que esteve sujeito.
Parabéns a todos os participantes e um grande obrigado à organização.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Campeonato LMP 2014 - Primeira prova

Iniciou-se nas instalações do GT Team Slot Clube o esperado campeonato destinado aos modelos LMP, isto porque, para além de ser mais um interessante campeonato, permitia aos participantes na prova de resistência que se avizinha e da responsabilidade do Clube Slotcar da Trofa, a preparação dos seus bólides para aquela maratona de 24 horas.
 E como qualquer campeonato que se inicia, os pilotos viram-se obrigados à habitual prova de qualificação, onde Paulo Marques nos brindou com um excelente tempo, apenas batido por um colossal BMW V12 LMR, cuja preparação feita por Paulo Mendes, todos deixou abismados.
Descubra quem é o fantasma....

 Já presença habitual, esta senhora não perde pitada para assistir aos progressos do seu sobrinho David Fernandes.

 Se o chefe da casa sentiu algumas dificuldades, Rúben Almeida aproveitava para repartir os comandos da sua barqueta com José Dias, aproveitando assim para prepararem o seu carro e ganhar ritmo para a prova que irá ter lugar na Trofa e da sua responsabilidade.


 El Matador...


Os registos da qualificação

 Começavam então a prova, onde faltavam na grelha os pilotos que optavam por começar a prova nas calhas virtuais.
 Depois de José Pedro Marques ter falhado a presença por não conseguir pôr em funcionamento nem o seu Lola nem o seu Peugeot, César Amorim a cabaria por ser com o seu Audi, o único não BMW em pista.
 E a prova viria a ser uma demonstração de força por parte de Paulo Mendes, já que a sua máquina parecia ser de outro mundo, destacando-se dos demais com bastante facilidade. Rúben Almeida havia ainda assim por ter um início fulgurante, ficando a sua classificação afundada pelas prestações de José Dias, um desconhecedor deste traçado. E a guerra para o pódio havia de se centrar em David Azevedo, Rui Mota, Paulo Marques e Augusto Amorim. Com andamentos muito semelhantes, era difícil apostar em quem se sairia melhor da contenda, mas David Azevedo acabaria por se impôr, seguido de Rui Mota que ocuparia o terceiro degrau do palanque. Paulo Marques conseguia suplantar Augusto Amorim por menos de uma volta. O azarado da jornada havia de ser Ricardo Ferreira, já que um dois fios do kit de luzes se enrodilhava na engrenagem e viria ainda a provocar a rotura do aileron, o que o empurrava para as boxes a fim de solucionar todo aquele problema. A dupla Rúben//Zé, conseguiam o sexto lugar, ainda que extra campeonato, à frente de David Fernades com o mesmo número de voltas. César Amorim não conseguia acompanhar a armada BMW, já que o seu Audi se mostrava bastante inferior.

 O alinhamento dos modelos no fim da prova.
 No pódio dos pilotos, Paulo Mendes ocupou a lugar mais importante, mas David Azevedo no segundo lugar, mostrou um andamento muito forte.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Arrow Slot - O próximo BMW


 A Arrow Slot apronta-se para fazer chegar ao mercado, a versão participante em Le Mans, do seu BMW V12 LMR
 Tratando-se do modelo já conhecido, receberá por isso e apenas, uma nova decoração e correspondente à participação da marca bávara na edição de 1999 nas 24 Horas de Le Mans.
 Mais uma extraordinária peça deste fabricante espanhol.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Campeonato Le Mans Prototypes - Vai começar

O GT Team Slot Clube vai dar início ao Campeonato Le Mans Prototypes, numa forma dos elementos deste clube poderem preparar a prova maratona que se avizinha, as 24 Horas Slot da Trofa.

A sua preparação far-se-à básicamente sob as regras do regulamento daquela prova, com algumas especificações adaptadas à realidade dos participantes deste clube. Para tal, permite-se:
1. A utilização de todos os modelos que pertençam à categoria LMP.
2. O chassis deve corresponder ao modelo ou fabricado especificamente para o mesmo.
3. Permitem-se as configurações anglewinder e inline para os motores.
4. Para além do motor adoptado para as 24 Hotras da Trofa, admite-se ainda o motor flat, desde que de caixa fechada.
5. Jantes e transmissão de fabricante livre.
6. Admite-se a utilização do habitáculo em lexan.
7. Kit de luzes facultativo.

Para aceder ao Regulamento das 24 Horas Slot da Trofa, clique aqui.

A totalidade das provas decorrerá na pista permanente de fabrico Ninco, existente nesta clube.

Compareça e assista ao desenvolvimento destas belas máquinas.

Campeonato GT - 5ª e última prova - José Marques, campeão.

 Realizou-se ontem quinta-feira, a quinta e última prova do disputadíssimo campeonato destinado aos modelos GT. O interesse maior estava na decisão do terceiro lugar do campeonato, já que os dois primeiros se encontravam práticamente assegurados.
 David Fernandes e César Anorim, dois dos nossos jovens pilotos que tão boas prestações têm tido.

 O realce maior da jornada ía no entanto para a presença do BMW Z4 pelas mãos de Paulo Mendes, já que era uma incógnita a valia deste modelo perante a restante concorrência.

 Tratou-se afinal de uma jornada em que poucos foram os pilotos que não sentiram dificuldades com os seus carros, destacando-se pela negativa e nesse particular, Augusto Amorim. Logo na primeira calha, o motor do seu Pagani Zonda entregou a alma ao criador. Com o motor verdadeiramente desfeito, Augusto Amorim não teve outra solução se não abandonar a prova, tendo continuado com outro modelo, mas já fora da classificação final da prova, o que o posicionava logo no início da mesma, no último lugar. A sua vantagem pontual permitiu-lhe no entanto e mesmo assim, assegurar a segunda posição final no campeonato.
 E os interesses viravam-se então para o desempenho de Paulo Mendes e na guerra entre Rui Mota e David Fernandes, para a obtenção do terceiro degrau do campeonato. Mas paulatinamente, era Rui Mota que conseguia alguma vantagem com o seu Mc'Laren, sobre o Saleen de David Fernandes. E Paulo Mendes surpreendia quando lhe era permitido, já que calhas houve em que eram imensas as falhas de contacto no seu surpreendente Z4. Entretanto, era José Pedro Marques que se consolidava no comando da prova, muito embora já tenhamos visto melhores dias do seu Saleen.
 Mas o interesse maior da prova estava focado na disputa para a terceira posição, já que Ricardo Ferreira impôs também um notável andamento, o que obrigou a que a posição tivesse sido discutida pela diferença de metros entre ele, Paulo Mendes e David Fernades. Miguel Vigôço acabaria por impôr o seu Aston Martin  ao Saleen de César Amorim e este por sua vêz ao Corvette de David Fernandes.
 Feitas as contas do campeonato, José Pedro Marques sagrava-se com alguma naturalidade o vencedor. Augusto Amorim apesar do azar da jornada, assegurava a segunda posição e Rui Mota conseguia garantir o terceiro lugar que já ocupava no fim da jornada anterior.

Os modelos participantes, alinhados de acordo com a classificação na prova.


 Em cima, o pódio da prova e em baixo, a do campeonato.

Ford P68 - BOAC 500 - NSR

Finalmente e depois de uma série de edições com o Ford P68 como tema de exploração, eis que a NSR se digna retomar a produção deste modelo, mas tendo como base a reprodução de uma versão realista.
 Para isso, houve que recorrer à introdução de uma asa posicionada sob o capôt traseiro a uma altura considerável e a correspondente decoração. Assim se reproduz a versão participante em 1969 na BOAC 500, tendo tido como pilotos Hulme / Gardner.
Para que esta versão estivesse completamente correcta, deveriam ter sido acrescentadas as pequenas derivas em forma de lâmina existentes no capôt traseiro e mesmo junto à sua extremidade mais recuada, a ladear a faixa central e dourada que se estende a toda a longitudinal do modelo. Deveria também ter desaparecido o retrovisor existente na capota. Acima do símbolo "Castrol" da lateral e mesmo junto à roda traseira, existia também uma abertura para um tampão de combustível, mas esta não foi igualmente retratada, assim como não o foram também, as duas tomadas de ar redondas para os travões frontais e que se situam interpostas entre os pequenos faróis de formato igualmente redondo e a grande tomada de ar rectangular.


O efeito é interessante e disfarça, mas para os mais puristas, lá estão os pormenores a marcar a diferença. Isto porque, com grande nível nos foi já disponibilizada a mesma versão deste Ford, pelo fabricante Racer.

 Este modelo que aqui se mostra (em cima e em baixo), é da série corrente e serviu de base para, através apenas da introdução desta nova asa, se fazer mais uma peça que supostamente seria diferente.
 Em baixo, a extraordinária reprodução que a Racer nos disponibilizou.