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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Montado para não andar - Porsche 959 MSC

Em 1983, a Porsche lançava nas exposições mundiais, o seu novo Concept Car, um modelo que se integraria no Grupo B e que se mostrava a todos os níveis, revolucionário. Este projecto que se havia iniciado em 1981, para além de possuir tracção integral, encontrava-se equipado com um motor bi-turbo de 2.847cc e encontrava-se também equipado com uma caixa de 6 velocidades.
 A sua produção começou depois em 1986 e findou em 1989. No total da sua existência em linha de montagem, foram produzidas 337 unidades onde a curiosidade maior se prende com o facto deste carro não poder circular nos Estados Unidos, uma vez que nunca ali chegou a ser homologado como veículo de estrada. Com um total de 1450 Kg, era capaz de prestações notáveis, sendo capaz de cumprir os 0-100 Km/h em 3,7 s. Dos 0 -200 Km/h, necessitava apenas de 13 s e o 1º Km percorria-o em 21,6 s.
 Um dos segredos deste ícone da Porsche encontra-se neste berço, onde o duplo turbo proporciona valores fora de série. O seu equilíbrio dinâmico é outro dos pontos fortes, ajudado pela tracção integral de que se encontra dotado.
 E chegou a vez desta referência germânica atingir também um bom nível nas produções de Slot. Através da MSC, o 959 chega ao mercado nas cores vermelha e preta e mais tarde chegará também o modelo branco. Mas umas décadas atrás, este mesmo Porsche havia sido objecto de produção pela casa espanhola, Scalextric.
 Entre ambas as produções as divergências são enormes, com grande relevo para a mais actual das reproduções. Muito mais largo e também substancialmente mais baixo, o Porsche da MSC merece os nossos parabéns no que respeita às suas cotas e reprodução.
 Lado-a-lado, parece até encontrar-mo-nos perante reproduções de modelos diferentes, mas não. Pena não se ter pintado de preto os reforços verticais das duas janelas horizontais existentes ao longo da parte mais inferior da frente, pois na realidade estas mais parecem duas estreitas tomadas de ar a toda a largura. Assim, esse efeito perde-se.
 Torna-se brutal a diferença de larguras entre ambos.
 Por comparação, torna-se muito mais cativante o modelo vermelho.
O pormenor menos interessante, prende.-se com a dimensão das jantes. Algo pequenas, não proporcionam grande realismo.
 E mecânicamente?
Aqui já não temos a mesma opinião, acerca desta novidade. O seu chassis é já conhecido, mas as deficiências são gritantes. Equipado com tracção integral por polias, rapidamente percebemos que o eixo da frente não acompanha as rotações do eixo traseiro, chegando mesmo a bloquear. Averiguado o problema, percebe-se de imediato que o eixo não roda livremente nos bronzes da frente, o que requer logo, algum trabalho de desgaste dos mesmo. Mas os problemas não se ficam por aqui, pois este chassis contempla torres de encaixe dos mesmos bronzes, para que se torne possível o trabalho vertical dos mesmos e respectivo eixo. Mas a verdade é que mais parece para inglês ver, já que a psua prisaõ dentro dessas torres é tanta, que quase não mexem. Aqui já é bem mais complicada a resolução, obrigando a grandes trabalhos de entretenimento e "lazer"...... Depois há que trocar alguns dos espaçadores, já que, se uma das rodas se posiciona dentro da carroçaria, a outra encontra-se fora. Claro que é necessário recorrer às nossas caixinhas de suplentes, para que a se encontre a conveniente simetria. Saltando para a traseira, teremos também que rectificar os apertos das folgas, já que tudo se encontra absolutamente trancado. A própria cremalheira merece alguma afinação, já que é composta por dois elementos, a alma (bronze) e a cremalheira própriamente dita (plástico). Depois sim, já se poderá pensar em conseguir-se dar as primeiras voltitas. O chassis é bom, mas que ninguém pense que pode pousar esta máquina na pista e começar de imediato a dele desfrutar, assim que o adquira. Afinal, uma verdadeira vergonha que não se admite nos dias de hoje.
Se calhar, há que repensar nas produções "Made in China".....
 A velha guarda, pelo contrário, requererá apenas que se troquem as palhetas. Depois, complicado pelo sistema integral proporcionado por duas cremalheiras, é começar a contar com muita da sua aptidão para o domesticar dentro do limite do plástico....
 A questão agora é:
- Quando é que a MSC nos proporcionará a máquina do Dakar? Programava-se para ele um chassis especialmente desenvolvido, mas em devido tempo chamei a atenção de que nunca ali caberia. E pelos visto é certo, pois nunca mais nos chega este muito mais interessante 959...

Lola B09/60 VS Lola B10/60

 Ambos participantes na edição das 24 Horas de Le Mans em 2010 e muito embora absolutamente iguais, estas reproduções da Slot.It assumem designações diferentes. Deve-se isso apenas, ao ano do fabrico de cada um dos carros, isto é, o modelo B09 foi fabricado em 2009 e o B10, em 2010.
 Confesso que o primeiro lançamento deste modelo, é de muito meu agrado, mas o agora chegado, ofusca de tanta beleza.

 Formarão um agradável conjunto, mas a versão da equipa "Rebellion", um team suíço, é verdadeiramente um encanto.

 Ambos bonitos, mas a nova versão reluz na verdadeira acepção da palavra, já que o douramento cromado a que foi sujeito sobressai verdadeiramente. Aliás, a carroçaria foi totalmente cromada em dourado, para posteriormente se proceder à correspondente pintura branca e vermelha. Cumpriu-se dessa forma com os preceitos necessários para uma reprodução deste representante em Le Mans, ao mais alto nível, pois simplificaria todo o trabalho se se tivesse optado apenas pela pintura a dourado no seu lugar. Contudo, ficaríamos a anos luz deste resultado final.

 Ambos ostentam um resultado visual interessante, mas este Rebellion.....
 Mecânicamente esta nova versão encontra-se equipada com os mesmos conceitos e mecânica, pelo qual não nos traz nada de novo.
Parabéns Slot.It, pelo trabalho de excelência....

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Palhetas Black Arrow


Este novo fabricante, aposta também na qualidade dos assessórios e as palhetas foram também alvo das suas preocupações. Acabam de editar palhetas de pouca espessura, 0,4mm em cobre estanhado e livres de oxigénio e dotadas de grande flexibilidade. Pensadas para serem das melhores do mundo, comprova o grande empenho com que a Black Arrow encara o mundo dos Slot Cars.

Brevemente - Tour Auto em Slot

 Prepare-se para um evento onde não faltarão modelos destes.....
Esteja atento!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

NSR para Fevereiro

 Para o corrente mês de Fevereiro, a NSR aposta em duas novas decorações, uma para o Ford P68 3L e outra para o Porsche 911/997.
 Embora mais do mesmo, o Ford parece ter saído a ganhar, pois esta universal decoração para além de parecer não ter limites, ainda funciona bem nesta nova conjugação de cores.

 Já o Porsche parece sair a perder, apesar de não ser desagradável.
 Simples e funcional, acaba por ser mais uma para este modelo que parece também estar aí para durar.

Também por lá se viu.....Ainda Nurembergue

 Por parte da Carrera, o BMW participante do último Campeonato DTM e que acabou por se sagrar vencedor do mesmo, será um dos modelos a merecer maior destaque. De beleza ímpar, ficará o facto de lhe exigirmos melhores performances.

 Da FlySlot, o regresso à competição através de uma linha "Racing" da qual já fazem parte o Dodge Viper e o Chevrolet Corvette.

 A Slot.It expunha também o Ford GT40 saído vencedor das 24 Horas de Daytona.

 A Scaleauto mostrava para além das novidades absolutas, as últimas versões para os modelos existentes.

 Os os casos do Mercedes SLS, Pagani Zonda e uma das suas coqueluche, o Honda. Deste, foram mostradas duas novas interessantes variantes.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Le Mans Miniatures - Também lá estiveram


Le Mans 1965
 A Le Mans Miniatures, é um fabricante de resinas que pauta a sua produção apoiada em modelos de resina e na generalidade das vezes em modelos cuja sua presença tenha ocorrido no palco de Le Mans. O seu próprio nome, assim o sugere. É sempre com agradável surpresa que vemos chegar as suas novidades, já que num grande número de vezes são apostas em modelos cuja concorrência tem uma fortíssima apetência para a amnésia.
E se ainda à pouco tempo éramos surpreendidos com a chegada dos Ford Mirage, foi com enorme surpresa que vimos também agora, a chegada destes estranhos mas extraordinários Ford GT40 que participaram na edição de 1965, em Le Mans.
Embora Phil Hill tivesse conseguido com o tempo de 3'33''00 obtido a pole position, à média de 227.509 Km/h, este feito não lhe viria a permitir chegar à almejada vitória.
Graças a este fabricante, poderemos hoje desfrutar de mais um importante modelo do desporto automóvel.

 Surge também em catálogo e encontrou-se presente na exposição, este belo Porsche 935 que dispõe de uma carroçaria em tudo igual à do mais famoso já também por si produzido, com a decoração da espirituosa "Martini".

 Mas os Audi R18 TDI, são outro dos seus grandes chamariz. Poderemos considerar que as versões editadas pela Slot.It, se encontram em grande nível, mas sem dúvida, não consegue chegar a esta extraordinária produção. Pena, não podermos contar com ele para uma verdadeira batalha slotística.


 Outra novidade apresentada, ainda que em fase de protótipo, é o Porsche 911 Carrera RSR oficial em Le Mans, no ano de 1973. A Porsche apostou numa presença deste modelo, com dois carros, os Nºs 46 e 47.
 O modelo com o Nº46, viria através da tripla de pilotos Herbert Müller / Gijs van Lennep / Claude Haldi, a obter um fantástico 4º lugar absoluto nessa edição da prova francesa.
A maqueta, como já é habitual, apresenta um fantástico trabalho de correcção e precisão.
Parabéns Le Mans Miniatures, pelo fantástico trabalho que tem vindo a conseguir manter ao longo dos anos.

Scaleauto - Viper

 O futuro Viper da Scaleauto, esteve exposto na sua forma primária de maqueta, durante o decorrer da Feira de Nurembergue.
 Parece trata-se também de mais um modelo com interesse, mas sobretudo, virá engrossar o número de GT 's de que poderemos vir a desfrutar.