segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O peso dos anos....

O Ford RS 200, é um dos ícones dos extintos modelos de rali do Grupo B.
E quantos de nós não poderam dele desfrutar e até dar os primeiros passos no panorama dos Slo Car, quando a Scalextric nos brindou com a sua edição?
 Hoje, poderá já tratar-se de uma pérola de colecção, até porque podemos também hoje, desfrutar de peça idêntica, mas produzida de acordo com os mais modernos preceitos actuais.  Mas a par do Audi Quattro, também fez história o RS 200 da Scalextric, ao inundarem as pistas de novos adeptos, através duma aliciante reprodução, mas também pela inédita introdução da tracção às quatro rodas à escala 1/32, algo inovador naquela época.
 Naquele tempo, os minimodelos faziam-se acompanhar do respectivo folheto de instruções de manutenção, coisa que hoje em dia os fabricantes passaram a dispensar.
 Mas o hiato de tempo que medeia estas duas edições, permite disparidades abismais, ao ponto de parecer estarmos perante duas escalas diferentes.
 Toda a dimensão da carroçaria bem como das próprias rodas, passou a ser nos tempos mais modernos, de maior dimensão.
 Mostra-se a reprodução da MSC, bastante maior em comprimento, como também em largura.
 A reprodução dos pormenores por parte da MSC, é outro dos aspecto que diferencia substancialmente ambas as reproduções. Mas na verdade, o mais velhinho de ambos, é o que me aparente maior fidelidade para como modelo real. Parecendo-me mais proporcionado, acaba por por somar ao saudosismo, alguma maior pureza de dimensões.
Quando comparadas as imagens das miniaturas com a do modelo real, é possível verificar que o mais velho dos modelos se encontra detentor de melhores proporções à escala, ainda que peque um pouco por uma dimensão excessivamente reduzida.

 A reprodução mais actual desta versão da Ford, mostra-se muito mais rica ao nível dos interiores, tanto do habitáculo como da representação do motor.


 Já curiosa é a constactação de que volvidos estes anos todos, o conceito mecânico permaneceu absolutamente inalterado. Motor inline e tracção às quatro por correia. O peso dos anos, afinal, reflecte-se sobretudo na melhoria tecnológica ao nível da qualidade das carroçarias e seus pormenores, com a diminuição de peso  e uma mais fiel criação à escala, mas sobretudo ao nível dinâmico, já que o novo conceito de chassis, aliado a um motor de dinâmica mais eficaz, permitem uma eficácia incomparável.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Campeonato Grupo 5


 Em mais uma iniciativa conjunta entre GT Team e Clube Slot de Braga, dar-se-à em breve início ao esperado campeonato para modelos de Gr.5.
O regulamento encontra-se aberto a modelos de vários fabricantes, como forma de se permitir-se o uso de modelos por parte de quem os tenha. No entanto, espera-se que a vantagem recaia sobre os actuais modelos da Sideways.
Espera-se que este venha a ser mais um dos disputadíssimos campeonato.
Compareça!

Aceda ao regulamento em:
https://docs.google.com/open?id=0Bz_qC-04dYuDcm1hOUF3NmZleFk

Pista GSC


Ainda antes da sua estreia, a pista do recém formado "Guimarães Slot Clube", acabou por se tornar, a par da pista da "Slot Clube da Trofa", num dos apoios de que se serviu a equipa do GT Team para desenvolvimento das suas máquinas  com vista à deslocação aos Campeonatos Nacionais de Espanha que decorreram em Igualada, no fim-de-semana passado.
 Desde já os nossos agradecimentos aos elementos deste clube que nos proporcionaram estes treinos, pois a adaptação necessária aos traçados e tipos de piso das pistas Ninco, era para nós de extrema importância.
 Este Clube encontra-se sediado em espaço das instalações da antiga fábrica de tecidos "ASA" nos arredores da cidade de Guimarães. Com um parque automóvel coberto e de acesso directo para estas instalações, dispõem assim de condições de excelência.
 A pista, uma Ninco de 8 calhas, encontra-se em condições de excelência no que se refere à sua montagem. De piso muito plano e sem qualquer desnível que perturbe o bom desempenho das máquinas,conta ainda com um circuito de corrente sem qualquer falha.
 O seu traçado, foi dos poucos que me deu verdadeiro prazer, sobretudo por se tratar de um traçado construído com calhas Ninco. É que, pessoalmente, a Carrera proporciona-me um prazer especial.
 A sua recta principal encontra-se num plano inferior. A crítica maior, fá-la-ei ao posicionamento dos contadores que se situam ao mesmo nível dessa recta principal, o que dificulta ou impossibilita mesmo, que os pilotos tenham acesso visual a esses dados.
Nasceu mais uma extraordinária pista, onde contamos poder vir a disputar algumas provas interclubes, quiçá, até no decorrer do campeonato "Século XXI".
Obrigado pelo apoio prestado por parte deste Clube, aos elementos do GT Team.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Igualada 2012 - Algumas pistas


Igualada é por definição, sinónimo da festa do Slot.
Não é só festa para os homens do Slot, nem tão pouco para os da velocidade nem da escala 1/32.
A inúmera quantidade de pistas que ali se disponibilizam, são destinadas a inúmeras actividades associadas ao Slot. E os adeptos dos ralis, têm pela frente uma quantidade de pistas plenas de dificuldades e ornamentadas com cenários de grande nível.
 Vários tipos de traçados mas sempre complementados com bonecadas engraçadas que dão vida a uma actividade onde sobejam adeptos.
 Tona a ornamentação apresentada exige uma imaginação e trabalho verdadeiramente surpreendentes.
 Motos, aviões, carros e animais, de tudo um pouco que faz parte da vida real, por ali se pode encontrar.
 E os momentos da competição, contemplam tanto os modelos à escala 1/32 como 1/24.

Mas o TT não é esquecido e as pistas apresentam sempre dificuldades extremas, ajudadas por troços de sinuosidade aceitável.

O espaço que sendo gigantesco, permite a montagem de toda esta panóplia de temáticas à escala do Slot. Podem ver-se por lá, as pistas de madeira que recebem carros da escala 1/24 e tanto para chassis Scaleauto como Plafit.

O que se viu em Igualada 2012 - Carrera

 Por parte do gigante Carrera, mostravam-se como novidade maior e à escala 1/32, o Mini WRC e o Citroën DS3 WRC.
E tanto um como o outro se mostram com elevado nível de acabamento e estético. Pena o eterno problema, que é tratarem-se de modelos para disputas caseiras.

À escla 1/24, surpreendiam o Audi R8 e ainda o Ferrari 250 GTO Breadvan.
 Quanto ao resto, muito do mesmo.

O Chaparral SC16a - Slot.It

 O Chaparral 2E do fabricante Slot.It com a Ref. SC16a, corresponde ao modelo comemorativo da XVII edição do Campeonato de Espanha de Slot e que foi distribuído a cada um dos participantes nessa mesma edição.
 A prova decorreu tendo todas as equipas a obrigatoriedade de participar nessa prova comemorativa, com um destes modelos, mas correspondentes à edições correntes do fabricante.
 O agora distribuído, um bonito modelo de aparência distintiva apoiada apenas da cor da carroçaria, acaba por ser mais do que isso e ter diferenças bem mais significativas do que apenas essa.


 O chassis será a parte do modelo que mais alterações veio a sofrer e que maior diferença marca para um desempenho dinâmico efectivo. A parte mais frontal do mesmo, é composta por um complemento independente, à moda do mais recente Lancia de Grupo C.

 Mas este chassis encontra-se agora capaz de receber a última evolução do berço de motor que permite a montagem de suspensões laterais, surgindo para esse efeito dois orifícios que servem para a montagem dos respectivos parafusos.
 O seu habitáculo sofreu também melhoramentos que lhe permitem um abaixamento de peso, mas sobretudo um ganho de altura entre este e o berço do motor. Desse modo, o trabalho de basculação do chassis acaba por ficar muito mais facilitado.


Quando lado-a-lado, as diferenças tornam-se absolutamente imperceptíveis.
Mas trata-se afinal do equivalente ao que brevemente chegará ao mercado em fabrico especial, diferindo apenas na cor que passou a ser laranja ao invés da cor oficial da Chaparral, branco.

A referência desta nova produção será SC16b e corresponde à sua participação em Riverside em 1966 onde completou a mesma na 2ª posição final.