sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mazda - Mr Slot Car

A minha última participação no campeonato dedicado aos modelos de Grupo C e que decorreu sob organização do GT Team Slot Clube nas instalações da loja GT Team em Braga, apoiou-se num modelo cujo proveito competitivo, os regulamentos na sua maioria não permitem.
Aproveitando o facto desta possibilidade ter acontecido, arrisquei na participação com um destes modelos.
 Para a sua preparação, a única contrariaedade aconteceu na obrigatoriedade da utilização de motores Slot.It. Na impossibilidade de possuir no imediato de um berço para este modelo para motores em posição anglewinder, arrisquei na participação, mesmo adoptando o berço original em posição inline para motores de caixa pequena, já que o regulamento não coertava esta possibilidade.
De início, assim participei, correspondendo a um modelo quase completamente de caixa. As próprias jantes da frente eram de série assim como todo o seu restante equipamento, à excepção da motorização e das jantes traseiras que eram Slot.It e dos pneus traseiros que eram também iguais para todos.

 O modelo de série, é substancialmente mais pesado do que o rival e correspondente modelo da Slot.It. Os 80,4gr da Mr Slotcar, ficam longe dos 73,4 gr da Slot.It.

 A primeira evolução a que procedi, foi no sentido de perda de peso total do modelo. Para isso e uma vez que não havia muito por onde fugir, Substitui as jantes da frente por outras da Sloting Plus. Refira-se que o modelo não terá melhorado significativamente, mas mostrou-se de uma segurança impressionante. É sem qualquer dúvida, uma das mais-valias deste modelo.
 A primeira grande alteração aconteceu, quando tive a possibilidade de substituir o berço. Dotado com o novo berço e agora também com o novo motor, o carro mostrou-se quase ao nível dos melhores. Dava mesmo para fazer tempos que faziam frente aos vencedores.
 Este Mazda tem um chassis que entra pela carroçaria e assim, o que acaba por apoiar na pista quando em esforço, é mesmo a carroçaria.
 Por ter ficado excessivamente baixo, o modelo teve que receber uma anilha interposta entre o chassis e o patilhão, para que a carroçaria não pousasse e interferisse com o bom desempenho das palhetas.

 Entre o modelo original que já se mostra baixo e o modelo preparado, dá para perceber a diferença existente relativamente às alturas de ambos.

 Não houve necessidade de se proceder a grandes preparações para que se tornasse competitivo. Os próprios parafusos foram mantidos. Apesar de curtos, ou pela qualidade do plástico, ou pela qualidade dos parafusos, nunca estes se deram o menor sinal de desaperto, apesar das inúmeras desmontagens a que o modelo foi sujeito.
 Um parafuso à frente que não era apertado até ao limite e dois traseiros quase trancados ao máximo, permitiram a basculação necessária para um comportamento verdadeiramente surpreendente.
 No habitáculo, o boneco maciço é um dos grandes inconvenientes. Este encontra-se fixo ao habitáculo por um parafuso que acabei por remover.
 Em baixo é possível ver-se a anilha utilizada no patilhão.
 Os parafusos de tamanho reduzido tanto para o perto da carroçaria como do patilhão, nunca trouxeram inconvenientes.

 O eixo traseiro recebia uma cremalheira de origem do modelo e um pinhão de aço. Anteriormente, utilizei do mesmo fabricante um pinhão de latão, mas este acabou por ralar completamente a cremalheira. Com o de aço que parecia casar melhor, isto não veio a acontecer. Do outro lado, recebeu um batente de origem Sloting Plus.
 A utilização de suspensões nunca chegou a ser por mim equacionada, uma vez que parti do princípio de que nos plásticos Carrera, não constitui vantagem.
E no final, viria a permitir-me a obtenção do terceiro lugar no campeonato.

Século XXI - Liga de Clubes - 4ª Prova - GT Team, Braga

Vai decorrer em Braga nas instalações do GT Team Slot Clube, a próxima jornada da Liga de Clubes.
Depois das duas equipas da Trofa terem ocupado os lugares cimeiros em Matosinhos, espera-se alguma reacção por parte das equipas adversárias. O palco é complicado, mas decorrerá de acordo com a garra necessária por parte de cada um dos participantes.

Boa sorte a todos......

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Toyota 88C - Slot.It

 A Slot.It disponibiliza muito brevemente a nova versão e decoração de mais um dos Toyota participante em Le Mans, no ano de 1989.
 Este Toyota apresenta-se na sua versão cauda curta, que embora não seja muito notória, assim é de facto.
 Ostentando um visual simples mas ao mesmo tempo apelativo, irá certamente tornar-se alvo de cobiça por parte do crescente número de apreciadores da marca nipónica.









 Mecânicamente, a continuidade da aposta na convencional mecânica apoiada num berço inline e motor de caixa pequena.

Campeonato GT's - Vai iniciar-se

É já esta sexta-feira que terá lugar nas instalações do GT Team Slot Clube, a prova de abertura do campeonato dedicado aos modelos GT.
O empenho por parte dos participantes já se faz notar e espera-se por essa razão, que se venha a tornar num bem disputado campeonato.
Força com a preparação das máquinas....

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Viu-se na UK Slot Car Festival 2013 - Também lá estiveram...

 A Original Slot Cars repetia a mostragem do seu prometedor Peugeot 205 Turbo 16.

 A NSR mostrava as sua últimas e conhecidas criações onde se mostravam as últimas versões do Porsche 917K. O novo Aston Martin esteve também em exposição.

Por parte da Arrow Slot, foi já posível ver-se o interessante BMW V12 LMR. Este, promete verdadeiramente no campo das competições.

Também a Scaleauto mostrava uma das suas futuras criações, o Porsche 935. Embora ainda em protótipo, espera-se que venha a fazer frente à armada da Sideways.

Por parte da Racer, este belíssimo Ferrari 512 S.

Viu-se na UK Slot Car Festival 2013 - Sideways

 A Sideways, a linha de plástico da Racer, mostrava algumas novidades relativas aos seus fantásticos Grupo 5. Foi possível ver-se já o Lancia Beta decorado com a seu mais carismático sponsor, a "Martini". Igualmente, o Porsche Moby Dick se veste com o mesmo fato, no que constituiu também a sua mais importante vertente cromática. Mas o mesmo modelo foi mostrado com as cores da "Momo" e que pelo continente Norte Americano recebeu merecido destaque. Não menos imnportante, foi a presença do Ferrari 512 BB. Os inúmeros apreciadores deste histórico modelo da Ferrari, têm agora a certeza de dentro de pouco tempo, poderem desfrutar de um bonito e competitivo Grupo 5 de origem italiana e com o rigor de reprodução que este fabricante nos tem vindo a habituar.
 Note-se que entre estas duas versões do 935 Moby Dick, tanto o pormenor da porta como do aileron, divergem. As grelhas de escoamento de ar existente nos guarda-lama tanto da frente como de trás, também não são iguais.
 O Ford Capri recebe também novo visual, agoras sob as cores da "Nigrin/Liqui Moly"

 Para além da oficial "Martini", o Beta vai vestir-se também de azul e branco.
 Mas não menos importante, será o brutal BMW M1, apesar de se encontrar ainda em fase de protótipo.

Viu-se na UK Slot Car Festival 2013 - Slot Racing Company

 A Slot Racing Company, uma marca com poucas aspirações no que respeita ao mais sério e rigoroso envolvimento no mundo das competições, continua num invejável crescendo. A sua curta existência permitiu-lhe a chegada ao mercado com produções de elevado interesse histórico.
 Surpreendem-nos uma vez mais com a exposição em fase de protótipo de uma das versões dos Porsche 935 e mostram-nos igualmente duas das versões da Matra, uma em versão cauda curta e outra cauda longa. Começa a ser "imagem de marca" a preocupação das reproduções cauda curta a cauda longa, já que assim aconteceu com o Porsche 907, com o Alfa Romeo 33TT12 e agora acontecerá igualmente com o Matra 670B.
 Os Alfa Romeo também foram mostrados.

Viu-se na UK Slot Car Festival 2013 - Slot.It

 A fantástica equipa constituída pelos "Maurizio", mostram continuar em grande forma e promevendo cada vez com mais intensidade o nome Slot.It.
 Em Inglaterra mostraram o seu novo produto, ou seja, apenas o renascimento da extinta marca "Policar". Talvez sirva esta para recriar modelos que pareciam em fim de linha na marca mãe. O futuro encarregar-se-à de nos fornecer novas indicações relativamente ao rumo que darão a esta marca.
 Mostrado em fase adiantada estava o Matra 650. Provavelmente estará para breve.

 Uma nova decoração para o Lancia LC2 foi também mostrada, assim como duas novas decorações para os Porsche 962 IMSA, e outra para o Jaguar XJR12.
 O Mc'Laren Can-Am aparecia já sob a sua forma definitiva, o que indiciará para breve, a sua disponibilidade nos mercados.
 O novo Lola e o Mc'Laren F1, foram também já vistos em fase final.