quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jaguar - O desfile

 Depois da série de edições dos modelos Jaguar do Grupo C por parte da Slot.It, vale a pena rever estas máquinas numa simulação de desfile.
 As várias máquinas representativas de alguns anos em que a Jaguar militou no campeonato de Grupo C.

 Jaguar XJR 6

 Jaguar XJR 9

 Jaguar XJR 9

 Jaguar XJR 12

 Jaguar XJR 12 IMSA

 Jaguar XJR 12

 Jaguar XJR 12

E o desfile das preciosidades.....


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Slot.It

 As próximas novidades da Slot.It, prender-se-ão sobretudo pela edição de novas versões para a recheada lista de modelos já editados.
Novidades mesmo, serão o Matra-Simca e o Mc'Laren Can-Am.
A nota de maior relevo vai no entanto, para o anúncio da a edição do Audi e-tron 4X4, dada a recriação de uma realidade revolucionária. A incógnita prende-se com a dúvida quanto à sua eficácia enquanto modelo de competição no capítolo dos modelos de slot car.


OSC - Peugeot 205 Turbo 16 - EVO2

A OSC dá-nos já a conhecer a sua futura criação, tratando-se da variação sobre o modelo já conhecido. Editado já o 205 Turbo 16 da Peugeot, surge agora a sua evolução, o EVO2. 
 Dotado de novos apêndices aerodinâmicos e jantes de novo desenho, proporcionam de imediato um novo visual.
 Mais uma bela peça do Mundial de Ralis que fará as delícias dos praticantes.

Black Arrow - Acessórios


A Black Arrow apresentou um conjunto de acessórios para o seu Aston Martin DBR9, cuja vantagem se encontra na sua potencialidade de deformação. Material flexivel e capaz de absorver os mais fortes impactos, garantirão assim maior durabilidade do modelo.

Os Jaguar XJR da Slot.It

 A Slot.It tem-nos brindado com a evolução dos Jaguar XJR, numa série integrada num dos seus programas favoritos e dedicado ao mundo dos modelos do Grupo C.
E assim, temos vindo a assistir à edição da evolução de vários modelos, tendo a Jaguar sido um desses interessantes exemplos.
 Em cima, três modelos da série XJR12, em que a versão branca se mostra como a que se apresenta com mais modificações, já que o campeonato americano onde militou, sofria de outras exigências.
Pode observar-se na imagem de baixo, que o capôt/motor do modelo branco, surge com uma bossa central mais proeminente do que nos outros dois modelos.

Enquanto isso, as versões participantes em Le Mans no ano de 1991, encontram-se em pé de igualdade, ainda que um seja oficial  e o outro privado (em cima).
 Na imagem de baixo, percebem-se melhor agora as diferenças entre ambos os capôt's, com uma tomada de combustível diferente e novas grelhas de arejamento na versão americana, para além da própria bossa que tomou novo formato.
 Quanto às frentes, o modelo mantem-se perfeitamente inalterado.

 Mas quando comparados os modelos XJR9 e XJR12, as semelhanças entre ambos passam apenas pela manutenção das linhas da carroçaria que mantêm a mesma filosofia aerodinâmica e dimensões. Se exceptuarmos o pára-brisas, as cúpulas da ópticas frontais e o aileron, tudo o resto faz parte de um carro novo. Toda a sua linha foi revista com novas tomadas de ar ou desaparecimento delas, para além de novas formas tanto para a secção frontal como posterior.

 Entre as versões XJR6 e XJR12, as divergências anteriormente apontadas mantêm-se, já que entre os modelos XJR6 e XJR9, era a parte mecânica que mais distinguia ambos.

 Mas se em 1991 Le Mans viu participar a versão XJR12, esta mesma sigla já o havia feito com êxito no ano anterior. 1990 via sagrar-se vencedor da prova, esta versão.
Trata-se afinal exactamente do mesmo modelo, com a não inclusão da lâmina no lábio inferior frontal e como foi hábito na marca, com um "new look" proporcionado pelas cores que a acompanharam oficialmente durante vários anos.
Como marca de distinção que possamos apontar entre as versões de 1990 e 1991, a perda da tomada de ar nos tampões traseiros na mais recente das versões.
 A questão que se põe: para quando a Slot.It nos proporcionará os modelos XJR11 e XJR16?
 Entre estas duas versões, a maior das distinções centra-se sobretudo no formato da asa traseira, mas mais pormenores poderão ser apontados.
Será que alguma vez os veremos no mundo dos slotcar?

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Da elegância à brutalidade



 O mundo da competição tem destas coisas.
Não se olham a questões estéticas, pois os fins exigem resultados. O modelo M1 foi dos mais bem sucedidos da marca BMW no capítulo da conjugação de beleza com performance. Foi um carro fantástico que a marca bávara criou e depressa o popularizou, através de um upgrade que o levou a uma competição que recebeu a designação "Procar".
 Era uma espécie de troféu em que o modelo base se via melhorado relativamente à sua versão base, através de um aumento de potência no motor, sendo ainda igualmente revisto no capítulo aerodinâmico, onde para além dos alargamentos da carroçaria ao nível dos seus eixos, recebia também um grande spoiler frontal e um respeitável aileron.
 Mais tarde, com o surgimento e popularização do fantástico regulamento do chamado Gr.5 onde o limite quase era o céu, este mesmo modelo ressurgiu, assumindo agora formas brutais.
 Poderemos mesmo dizer que da elegância se chegou ao inferno. Com pouco mais do que uma capota, uns vidros e uns faróis em comum com o a sua versão base, esta nova besta do asfalto parece ter ganho nova alma e uma cara completamente nova. A sua estética será discutível, mas indiferentes poucos deixará.
O certo é que o modelo M1 tornou a marcar uma época da competição ao mais alto nível, através da sua espectacularidade e resultados em pista.
 Mas olhando para baixo, quem diria que estamos perante dois BMW M1?