quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Slot.It - Mc'Laren M8D


  O Mc'Laren M8D, foi o segundo modelos específico de Can-Am como escolha de edição por parte da Slot.It
 E que dizer desta histórica peça de colecção?
Trata-se tal como o foi o Chaparral 2E, de um verdadeiro ícon no mundo dos modelos que competiram em Can-Am.
 Em boa hora a Slot.It recuperou a marca e o modelo, já que promete elevada competitividade no mundo dos modelos clássicos.
Como peça, poderemos apontar alguns defeitos de moldagem, algo em que este fabricante tem vindo a perder para as melhores reproduções da actualidade. A reprodução das jantes é algo ridículo, já que não foi proporcionada qualquer profundidade às mesmas, ao mesmo tempo que se apresentam de diâmetro exagerado, um erro que a Slot.It tem vindo sistemáticamente a repetir.
 No que respeita às cotas do modelo, não haverá neste particular muito a apontar. No entanto, parece-me apresentar-se com as extremidades frontais demasiado em cunha, ao ponto de não se tornar possível a inclusão de pequenas tomadas de ar rectangulares existentes nalgumas das versões deste modelo.
 E como se portará este M8D, quando em confronto directo com os seus rivais?
Na verdade, se a Slot.It apenas editou dois modelos específicos de Can-Am, existiu ainda um terceiro modelo fabricado pelas mãos deste fabricante e que se inclúi nas versões deste campeonato. Trata-se do Alfa Romeo 33/T3, uma versão cujo capôt traseiro se encontra completamente fechado na retaguarda e fácilmente identificável pela inexistência de faróis à frente.
 Na comparação possível, este novo Mc'Laren parece poder vir a transformar-se no terror dos clássicos.
 Sabendo-se que o Chaparral é um dos melhores clássicos, servirá então de referência comparativa.
 Se as cotas parecem empiricamente favoráveis ao novo modelo, sobretudo pela sua altura que fará baixar o centro de gravidade, terá ainda como factor favorável, a maior distância entre o eixo traseiro e o limite do patihão.

Curiosa a ausência da marca e modelo "Mc'Laren M8D" na parte inferior do chassis. Alguma razão para tal?
E entre este novato e o já conhecido Chaparral, poderemos referir que embora utilizando a mesma motorização, é possível verificar que a colocação do mesmo no berço que é comum, se encontra invertida. Isto é, se no chaparral o pinhão se encontra do lado da cabeça do motor, no Mc'Laren, este encontra-se do lado oposto. Quer istro dizer, que uma vez que a cremalheira se posiciona do mesmo lado em ambos os modelos, o motor encontra-se em posição invertida, um relativamente ao outro. Haverá alguma razão para tal? Pensamos que não, para além do esgotar de stock de motores.
Outra curiosidade é a existência de um furo redondo do lado direito do chassis, mediado entre o eixo frontal e o patilhão. Para que servirá? Este, não entendo mesmo.

E agora, o confronto entre "David" e "Golias".
Aquando da edição dos modelos da extinta "MG Vanquish", referenciou-se pelos órgãos da especialidade, a sua representação perfeitamente fora de escala. Sem termo comparativo, acreditávamos mas fazendo crença nos entendidos. Hoje é possível verificar por confronto directo, o quanto fora de escala se encontravam aqueles modelos.
Perfeitas bestas em dimensões foram-nos então disponibilizadas. Não tivesse sido o inovador sistemas de diferencial de que vinham equipados e estaríamos hoje com um perfeito monstrinho nos braços. Valha-nos então o seu diferencial, para fazer deles peças diferenciadoras e até enriquecedoras de colecções de quem procura raridades.
Um perfeito disparate é o que é possível contemplar, sobretudo, nas imagens de baixo. Em cima, poderemos ficar abismado com a altura a que cada um dos bonecos se situa.
Por parte da MG Vanquish vimos chegar também o Mc'Laren M8B. Será que a Slot.It lhe seguirá o exemplo?

3 Horas Grupo 5


Vai ter lugar nas instalações do "GT Team Slot Clube", uma prova de resistência com a duração de 3 Horas e destinada a modelos do conhecido Grupo 5, a ter lugar este sábado dia 30 de Novembro.
Serão admitidos os modelos que representem carros do Grupo 5, dos fabricantes Sideways e Scaleauto, admitindo-se a utilização dos chassis fabricados por ambos os fabricantes. O motor permitido será o  SLOT IT Ref.: SI-MN08H - Motor BOXER/2 de 21500rpm caixa grande aberta sendo permitida a utilização de berços de motor das marcas dos modelos e também da italiana, Slot.it.
A pista a utilizar será a do fabricante Carrera.

O programa da prova é o seguinte:
13:45hs – Treinos Livres
14:15hs – Inscrições e Entrega de Pneus
14:30hs – Treinos de Qualificação
15:00hs – Início da Prova
18:30hs – Fim da Prova
18:45hs – Divulgação dos Resultados

Mais informações através do email: gtteambraga@gmail.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sideways - Ford Capri

 Por parte da Sideways, chega-nos mais Ford Capri.
Trata-se do espactacular modelos que correu sob as cores da "Liqui Moly / Nigrin" e que se sagrou campeão alemão da Divisão 1.
 O piloto, o consagradíssimo Manfred Winkelhock.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Porsche 935 K4 - Será o próximo?

 Será que depois do fantástico Moby Dick, a Sideways nos surpreenderá com este brutal K4 da série 935 da Porsche?
 Se o Porsche 935 K3 foi um espanto e um autêntico regalo para os nossos olhinhos, o que parecia não poder tornar-se mais brutal, foi deitado por terra com a chegada desta evolução rebaptizada de K4.
 De linhas simplesmente brutais a fazer lembrar um pouco a brutalidade do BMW M1 Gr.5, seria uma delícia podermos ver desfilar uma destas obras de arte pelas pistas de slot.
 Sairia enriquecido o parque de slot dedicado aos modelos do extraordinário Grupo 5....

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um modelo em estreia em Portugal? Pistas secretas, quem as tem?


Por outro lado, surge também o rumor duma possibilidade real. 
Serão as próximas 24 Horas da Trofa disputadas com os novos BMW M1 da Scaleauto?
Notícia interessante?
É uma possibilidae, assim como chegou a ser a estreia do Saleen da Arrow Slot.
Uma estreia é uma estreia, com todo o fervilhar que daí possa surgir para o resto do mundo.
Aguardemos........
......por novas pistas......................

Será verdade?

 Aquando das minhas deslocações às finais nacionais espanholas que decorrem anualmente em Igualada, fui descobrindo um mundo de grandiosidade verdadeiramente profissional, dedicado ao mundo da escala 1/32 dos nossos amados slot car.
 O grandioso espaço disponibilizado para o efeito, encontra-se perfeitamente delimitido, distinguindo-se perfeitas áreas destinadas à velocidade, rali, TT e até à escala 1/28 / 1/24.
 Nuestros hermanos desforram-se nos inúmeros terrenos, do qual a velocidade é o que habitualmente nos move até lá, mas o nosso espanto prende-se invariávelmente nos belos traçados e decorações destinados ao mundo dos ralis sobretudo, mas também dos TT. 
 Mas o que agora me espanta e se torna razão desta escrita, é ter-me soado que algo da mesma grandeosidade se apronta para ser levado a cabo no nosso território.
Pelo que me constou, uma imensa área será igualmente disponibilizada para um grandioso rali, ao mesmo tempo que os TT poderão igualmente brilhar.
 Será isto verdade, ou apenas fará parte do imaginário de algum alucinado?
Para bem de todos, espero eu que se torne realidade esta notícia que com algum receio aqui explano.
 Podermos desfrutar de traçado de ímpar beleza e com elevado número de praticantes, seria uma absoluta loucura.
 O promotor do evento, se o houver, que dê então corda aos sapatos pois estaremos todos ansiosos por poder brilhar neste para nós, quase raro mundo dos ralis de slot car, pelo menos a esta dimensão.
 E será que seremos também brindados com cenários destes????

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Campeonato de Velocidade - BTCC

Decorrerá entre os dias 22 e 29 do corrente mês e 1 e 15 de Dezembro, um campeonato denominado Braga Touring Car Championship e cujo interesse maior se prende no tipo de modelos admitidos. Desde modelos de turismos de rali até aos grupo B e WRC, a modelos de turismo de velocidade e abarcando os fabricantes Avant Slot, MSC, Ninco, Spirit e SCX, reunirá uma vasta gama de modelos com que não estamos muito familiarizados.
Brevemente, disponibilizar-se-à o regulamento para este campeonato que promete.