sábado, 19 de abril de 2014

Dakar 1987 - Peugeot 205 Grand Raid

O êxito do Peugeot 205 Turbo 16 participante no Mundial de Ralis, estendeu-se também ao mais difícil desafia da conquista das areias do deserto. A Peugeot aproveitou as características deste modelo, para tentar a conquista na prova maratona "Rali Paris-Dakar". Estava-se no ano de 1987 e a marca do leão francês apresentou-se com três destes modelos modificados, na tentativa de inscrever o seu nome no patamar mais elevado da história desta que constitui ainda hoje, a prova mais dura do mundo.
Sujeito às devidas adaptações para enfrentar as adversidades da dureza duma prova desta envergadura, estes modelos viram-se crescidos em termos de dimensões e reforçados ao nível do seu chassis. A carroçaria apresentou-se assim deformada relativamente à versão que lhe serviu de base e que tão bons resultados conseguira no Mundial de Ralis, fazendo-se notar um acrescento entre os dois vidros laterais, onde foram montados depósitos de combustível. A tomada de ar existente a meio da capota e que servia as necessidades do motor, recebeu um acrescento que se prolonga quase até ao pára-brisas. Para além disso, suspensões de maior curso e pneus de maiores dimensões, marcam a nova imagem deste Peugeot 205 Turbo 16 que recebeu a designação de Grand Raid.
O modelo com o dorsal 205, que curiosamente coincide com a sigla do próprio modelo e através da dupla de piloto/navegador constituída por Ari Vatanen/Bernard Giroux, logrou atingir a vitória dessa edição de 1987.
O fabricante de modelos de slot MSC, iniciou este ano de 2014 uma série dedicada a modelos específicos do Rali Paris-Dakar. E tal como a OSC, também este fabricante orientou a sua primeira referência para o Peugeot 205, mas no caso, a variante também bem sucedida do Grand Raid.
A carroçaria mantém das cotas do modelo base, à excepção do seu comprimento. A MSC proporciona-nos todas as modificações sofridas no 205, complementando-o com os característicos acessórios que os completam.



Poderemos referir que menos conseguidas se encontram a representação dos pneus, mas aqui entendemos que se trata duma criação pensada para vingar nas provas à escala e por isso, este órgão deverá contemplar características que o potenciem nesse sentido e ainda uma janela lateral da rectaguarda, que não cumprirá as dimensões à escala. Uma vez que o chassis utilizado, ainda que regulável em comprimento, será um modelo padrão e que servirá para equipar a totalidade dos modelos desta série, condicione de alguma maneira as dimensões das carroçarias.





Não há dúvida que o modelo se encontra bem conseguido, ainda que não com o mesmo nível de apresentação e acabamento conseguido pela OSC no Peugeot 205 Turbo 16. Este, é fabricado em resina e apresenta-se com alguns pormenores mais grosseiros, como é o caso da representação do rollbar, mas é extraordinário o trabalho que nos é proporcionado.
A parte mais negativa é no entanto o custo a que chega ao consumidor fina. Será necessário despender de 160€ para se conseguir adquirir uma desta preciosidades, algo fora do alcance da amioria dos praticantes da modalidade. No entanto, para quem poder é um modelo que se aconselha.


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Peugeot 205 Turbo 16 - Original Slot Cars

A Peugeot tem um longo historial no reino dos automóveis de competição, com várias histórias de sucesso ao mais alto nível e nos mais variados campos automobilísticos.
O Mundial de Ralis, contou com a inscrição deste nome no seu mais alto patamar e o recém-chegado fabricante de modelos de slot car, a Original Slot Cars (OSC), aproveitou a gloriosa vitória de um dos mais fantásticos modelos do extinto Grupo B no Rali de Monte Carlo em 1985, o Peugeot 205 Turbo 16, para fazer dele a bandeira de lançamento da sua primeira referência. Se este modelo está carregado de sucesso, poderemos afirmar sem receios que este fabricante conseguiu uma réplica de elevadíssimo nível neste mundo para o qual nasceu, o que lhe confere à escala desta realidade, igual sucesso. De outra forma é certo, já que o êxito aqui não se traduz ainda em vitórias, mas da realização de uma colossal peça enquanto réplica. Poderemos até acrescentar que ombreará com as melhores réplicas estáticas de colecção existentes. No entanto, esta rola e encontra-se apta para o mundo da competição dos slot cars.
Ari Vatanen atingiu o êxito no Rali de Monte Carlo com este modelo da Peugeot e esta foi a bitola para a OSC dar o seu pontapé de saída para uma das mais extraordinárias criações de slot car.
De escala perfeita, a sua reprodução encontra-se verdadeiramente exemplar. A secção frontal contempla os fechos de segurança do capôt, duas tomadas de ar para os travões e ainda no pára-choques, uma grande tomada de ar central para arejamento do radiador. Na extremidade superior deste e junto à grelha entre os faróis, existem dois pequenos pontos que serviam de aperto dos faróis suplementares. Abaixo do pára-choques surge um pequeno avental que faz as vezes de um pequeno spoiler, mais comprido na zona central e mais baixo nas suas extremidades. Entre o pára-choques e esse pequeno spoiler, existem dois pequenos ganchos vermelhos que servem de apoio dos macacos nas assistências. As jantes, são as mais características deste modelo. O mini-modelo retrata todos estes pormenores com excepcional exactidão.

A lateral do modelo também se encontra enriquecida com os stiker's publicitários e a OSC não falhou nem em número nem na localização dos mesmos. Inclusivamente a própria pintura está retratada com exemplar exactidão. A barra azul que desce até à parte inferior da porta, não vai até à embaladeira, ficando-se na última vinca. Notável é também a percepção de uma tonalidade branca distinta da do carro e que simboliza o fundo branco do número.


Na parte frontal da capota surge a preto na zona central, a janela redonda de arejamento do habitáculo.


1986 recebeu por parte da Peugeot a respectiva evolução deste modelo, para dar continuidade como carro apto para competir com a feroz concorrência no Mundial de Ralis. Chegou então o Peugeot 205 Turbo 16 EVO2. Em que é que consistiu então essa evolução? O capítulo da aerodinâmica foi substancialmente revisto, proporcionando a este modelo um ar mais encorpado, graças a um enorme aileron em substituição da pequena pala existente na extremidade da capota na primeira versão e a uns bigodes nas extremidades do pára-choque frontal, bem como o seu novo desenho de forma mais vertical. Na traseira surge um deflector aerodinâmico inferior e que envolve o próprio cano de escape. Este Peugeot apresentou-se também com um novo desenho das suas jantes, redesenhadas e com o propósito de melhoramento do efeito de arejamento dos discos de travões.
A OSC não perdeu tempo e se 2013 serviu para a edição da sua primeira referência, 2014 viu já chegar também esta bela evolução.
A OSC reviu toda a sua produção inicial e apresentou-nos numa edição limitada a 1008 exemplares, no que considero uma notável evolução e reprodução também. Algo nunca visto no reino dos slot car, já que nos apresentou uma peça totalmente modificada até nos mais ínfimos pormenores. Se ressalta à vista a incorporação do novo aileron de considerável dimensão, de um pára-choques totalmente revisto e de novo desenho complementado com uns bigodes laterais, pormenores há de menor relevo mas que foram igualmente objecto de cuidada alteração.
Os fechos de segurança do capôt da frente por exemplo, desapareceram. A mais e inexplicável, encontra-se a existência do logótipo amarelo que surge abaixo da faixa do sol do pára-brisas do lado direito do carro. Uma pena.
Jantes e pára-choques distintos para estas duas versões.

A traseira surge com dois pilares de sustentação do novo e enorme aileron e o vidro surge mais pequeno em altura e com janelas de arejamento na sua parte superior. Abaixo do pára-choques, um novo extractor aerodinâmico.
Pena na secção traseira a OSC ter representado a azul e correctamente o novo extractor, mas erradamente toda a sua envolvência lateral que deveria surgir a preto. Na capota, existem agora duas janelas redondas de arejamento do habitáculo.

Recorde-se que este novo exemplar retrata o modelo participante e vencedor do Rali Volta à Corsega de 1986 pelas mãos de Bruno Saby, justamente a edição que vitimou o saudoso Henri Toivonen e que precipitou com este acontecimento a extinção destes fantásticos e potentes monstros do mundo dos ralis.
Mas deixemos o Mundial a sério e passemos então à análise destas duas verdadeiras preciosidades criadas de acordo com a melhor das produções europeias. De moldes fantásticos qualquer deles, a sua reprodução é totalmente Made In Spain, o que a mim me agrada de sobremaneira. Nos mini-modelos, não é possível a observação de qualquer vinco de união das várias peças dos moldes, o que retrata um extraordinário fabrico que saudamos.
Na vista superior de ambos, vê-se o enorme aileron na versão de 1986, bem como as duas janelas no tejadilho e ainda a existência entre o capôt e o pára-brisas no modelo de 1985, de grelhas para arejamento para o habitáculo. A versão de 1986 perdeu essas mesmas grelhas.
Duas frentes que proporcionam aspectos distintos. Perdem-se as duas tomadas de ar para os travões, mas surge uma grelha central de maior dimensão em 1986. Nota-se que a reprodução dos piscas foi alterada, sendo na versão de 1986 pintados por fora. Quanto a mim, agradava-me mais a representação inicial e pela qual se optou para a versão de 1985.
No centro de ambas as grelhas superiores existente entre os faróis, o símbolo da Peugeot, o leão e está correctamente representado onde a cromagem do mesmo não falha.
Em cima a versão de 1985 onde surgem os fechos de segurança do capôt e na versão de 1986, em baixo, desaparecem.




Na secção traseira pode verificar-se como a dimensão do óculo é distinto, surgindo mais chapa e menos vidro na versão de 1986. Mais abaixo e no mesmo modelo,o extractor aerodinâmico inferior que envolve também o tubo de escape, surge na cor azul. Ainda na parte superior do óculo, existem novas janelas que permitem um melhoramento do arejamento do motor que se encontra alojado na traseira do carro.
Também aqui, a côr dos piscas foi alterada para pior, relativamente à primeira edição.
Um pormenor que não escapou à OSC, foi a distinta representação das jantes na versão de 86, já que o desenho das mesmas é diferente de ambos os lados. Trata-se de um desenho pensado para maximizar o fluxo de arrefecimento dos travões e para isso, eram usadas jantes distintas. Também a faixa azul que desce até ao limite inferior da porta, vem agora mesmo até baixo. É caso para dizer, que quase nada escapou.
Em cima, percebe-se o formato diferente do óculo traseiro.
Referir que a OSC alterou em 1mm o tamanho geral destas duas versões, o que quer dizer que os chassis não são intercambiáveis. E assim sendo foi pena não ter acrescentado também uma longarina nova e existente ao nível inferior do chassis na versão de 1986 e perfeitamente visível nas imagens do modelo real.
A cor da carroçaria está muito bem representada, bem como o brilho nada exagerado que lhe foi dado.
Como conclusão, estaremos perante uma das mais extraordinárias criações a que já assistimos. Nunca nenhum fabricante se tinha dado ao cuidado e diria mesmo, ao luxo, de chegar a cuidar de semelhantes e distintos pormenores entre dois modelos.
Temos assistido ultimamente a bons exemplos, inicialmente tidos pela Slot.It, mais tarde pela Sideways, recentemente com qualidade excepcional também por parte da Black Arrow, MSC, Scaleauto e até a Arrow Slot, mas nunca tínhamos assistido a semelhante cuidado como o proporcionado pela OSC.
Só podemos enaltecer e agradecer o esforço tido pela Original Slot Cars, com a mais valia de se tratar de uma produção totalmente europeia.
Muitos parabéns OSC....

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Porsche 911 GT1 - Slot.It


Este modelo da Porsche verá chegar muito em breve esta bonita decoração, por parte da italiana Slot.It.
Trata-se da versão que participou no Campeonato FIA GT no circuito de Donington Park no ano de 1998, pela dupla de pilotos A. Hahne e A. Scheld.
Receberá a referência SI-CA23C e corresponde já ao quarto lançamento de um destes modelos por parte deste fabricante.
 Garante-se o mesmo conceito mecânico comum aos restantes modelos desta categoria GT1 que a Slot.It tem editado.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Slot Wings, aí está o Williams de Ayrton Senna da Silva


Já se encontra disponível o Williams FW08C da Slot Wings, a marca paralela da Fly Slot e dedicada exclusivamente a modelos do malogrado herói brasileiro, Ayrton Senna da Silva.
 E que dizer então desta nova criação espanhola?
As imagens não são tão claras quanto o desejável e por essa razão leva-me a suspeitar que a reprodução ou imitação das jantes frontais pelo menos, não corresponderá à exactidão desejável, isto porque me parece encontrarem-se com o miolo demasiado  planificado.
 Parece também demasiado compacto, mas esta observação necessitará de uma análise melhor fundamentada, através da comparação de imagens do modelo real.
 Ao nível dos pormenores, não se tratará de um modelo que necessite de grandes aprimoramentos, já que é bastante desprovido de apêndices detalhados. Parece no entanto cuidado quanto baste, pelo menos ao nível dos braços da suspensão frontais, retrovisores e tomas de ar para o motor.
 Este Williams dispõe de uma traseira muito pobre, o que não favorece nada o mini-modelo nesta vista.
 Parecem muito bem reproduzidas as dimensões dos pneus, o que não é muito vulgar no mundo dos slot cars.
 A representação das tomadas de ar para as rodas frontais, parece demasiado infantilizada, diria mesmo, ridícula. Não parece encontrar-se ao nível nem das do March nem das do Lotus já editados pela Fly Slot, a fazerem lembrar em muito, a pouca exactidão que a Scalextric/SCX proporcionava aos seus Formula 1.
O conceito adoptado para a parte mecânica, é repartido com Williams já chegado à muito através das criações da Fly Slot. Motor de caixa pequena e todo ele de reduzida dimensão, montado de forma oblíqua e com o recurso a uma curiosa desmultiplicação que faz chegar a potência do motor às rodas traseiras, mas de eficácia ainda por comprovar.