quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resistência Grupo C - Campeonato conjunto GT Team / GSC - 2ª Prova

Para a segunda ronda do campeonato de resistências conjunto entre o GT Team Slot Clube e o Guimarães Slot Clube, as equipas rumaram às instalações deste último, sito nas antigas instalações da fábrica ASA, em Guimarães, onde se encontrava exposto este belíssimo grafite.

 Os modelos tal como é habitual, foram alvo das respectivas verificações por parte dos elementos da organização, tendo permanecido em parque fechado até à hora destes tomarem parte da obrigatória prova de qualificação.
 Dos modelos presentes constavam três Porsche 962 IMSA, um dos quais constituía uma nova opção por parte da equipa GT Team, já que na primeira edição havia apostado no Lancia LC2, dois Toyota, um Mazda 787B e um Lancia LC2.

Depois do almoço foi tempo para as equipas mostrarem o que valiam as suas máquinas, ficando de imediato a certeza de que os team's caseiros não se dispunham a deixar os seus créditos por mãos alheias, tendo estabelecido os três melhores registos. De realçar o extraordinário andamento imposto pelo GSC e o seu Toyota, tendo assumido a pole position.





 Por outro lado era o GT Team/ART, uma das mais fortes formações, a debater-se com sérias dificuldades na afinação do seu novo e belíssimo Porsche, vindo a fechar a tabela de qualificação.
 Modelos alinhados, era tempo de se partir para a segunda maratona deste campeonato.
 Com um arranque fulgurante para as duas equipas que haviam apostado no modelo Toyota, ficava a ideia de que não haveria muito para contar. Infelizmente, um motor queimado e outros tantos azares, foram penalizando as equipas caseiras, enquanto subia de rendimento com um modelo a melhorar progressivamente, vinha o GT Team/ART, enquanto a equipa Laranja Mecânica/GT Team, surpreendia mesmo tendo inclusivamente a posicionar-se no comando da prova.
 Irremediávelmente afundadas na classificação, GSC, VM Slot e Ervanário Slot Team viriam a fechar a tabela de classificação, enquanto o Team 2W4 By MC Slot Team salvava a honra do convento com um fortíssimo final que os posicionaria na segunda posição a 5 voltas apenas da primeira posição. O êxito maior viria a pertencer ao GT Team/ART, numa verdadeira demonstração de garra. O terceiro degrau do pódio viria a pertencer um pouco surpreendentemente ao Team Laranja Mec^ªanica/GT Team. A equipa ART Team padeceria também de bastantes contratempos, onde não faltou sequer um chassis partido.
 Afinal, uma prova em que se registaram imensos problemas mecânicos e onde pareceu até que se fez valêr a conhecida eficácia mecânica dos Porsche , tendo os três modelos presentes, ocupado as três primeiras posições.
 No final exposeram-se os modelos participantes, mostrando-se com o respectivo destaque de vencedor, o bonito Porsche 962 IMSA da equipa GT Team/ART.
 Mais uma jornada cumprida, onde como nota de maior registo fica a demonstração de sucessivos azares que acompanharam as equipas de Guimarães.

Campeonato GT

Vai iniciar-se no GT Team Slot Clube esta quinta-feira próxima pelas 21 horas, o campeonato destinado aos modelos da categoria GT.
O realce maior vai para a abrangência dos modelos admitidos, já que a grande maioria dos fabricantes poderão ver os seus modelos participar neste campeonato.
Para os interessados em participar, poderá aceder ao regulamento clicando na palavra aqui. Para os curiosos, compareça e perceba a animação destes modelos em miniatura.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Translot - Levantou-se o véu...


O Slot Clube do Porto teve o privilégio de ver no seu palco a estreia mundial de uma marca nova de Slot Cars. No caso, trata-se também da estreia do primeiro modelo português para a modalidade, ainda que se trate apenas de um transkit.
 O modelo escolhido é também um caso ímpar, já que o único Lancia ECV2 foi um carro que nunca viu nem as luzes da ribalta, nem tão pouco a luz do dia na competição. Trata-se de um protótipo de ponta da marca italiana, desenvolvido especialmente para o abortado Grupo S e cujas siglas ECV significam, Experimental Composite Vehicle. O seu desenvolvimento serviu para testar tanto novos materiais compósitos, como também novas tecnologias mecânicas por parte da engenharia italiana e viu o seu desenvolvimento decorrer entre os anos de 1987 e 1988 e infelizmente abandonado pela extinção do Grupo para o qual havia nascido.

 Na arena preparada para receber esta nova criação, dispuseram-se vários modelos da marca italiana, todos eles carregado de simbolismo no panorama do Mundial de Ralis.
 O momento foi celebrado com alguma pompa, onde não faltou sequer uma guloseima com a imagem desta nova marca.
 Mas afinal, quem está por trás deste novo projecto?
 Fernando Pinto é um nome que não passa em claro à grande maioria dos séniores do coleccionismo do mundo automóvel à escala reduzida. Associado a criações da Vitesse, Ixo, Brumm ou Bizarre por exemplo, atreveu-se na conquista de variadas escalas. Edições limitadas à escala 1/43, 1/24, 1/18 foram panoramas habituais no seu percurso, registando-se agora a sua entrada no capítulo da escala 1/32, justamente a referência de eleição dos Slot Cars para a grande maioria dos praticantes da modalidade.
 Tratando-se afinal de uma aposta nos transkit's, quer o mesmo dizer que não estamos na plenitude de um Slot Car tal como conhecemos a maioria dos modelos a que já nos habituamos, mas sim perante uma criação que se tornará apenas autónoma, quando associada a outros elementos de outras proveniências. E assim, a sua mecânica poderá ser variada, dependendo da opção pela qual se recorreu para adaptar esta suigéneris carroçaria.
 Esta carroçaria é produzida em resina, ao invés do também mais comum plástico. Implica esta opção, uma mais reduzida edição de modelos produzidos. Se marcas há a que se recorre à mesma matéria prima e com excelentes resultados, casos por exemplo da Racer e Le Mans Miniatures, não me parece no entanto que estejamos perante a mesma elevada qualidade conseguida por estes parceiros de temática.
Fica no entanto a nota, de que existe ainda um caminho a percorrer e que estamos certos levarão a um percurso evolutivo que ainda nos espantará.



 Mecânicamente, a opção indicada pelo fabricante aponta para a adopção do chassis do Lancia 037 Rally do fabricante Ninco, mas ficam abertas as portas a outras opção, indicam-se igualmente como possíveis, os chassis do Ford Focus, Renault 5 Turbo, Talbot Lotus e Lancia 037 Rally do fabricante SCX.
 As instruções que se incluem neste transkit, mencionam as devidas adaptações e alterações a que cada um deverá proceder no chassis Ninco para permitir que esta carroçaria ganhe vida.
 Anuncia-se para esta carroçaria, um aumento de um grama relativamente ao conjunto da carroçaria do Lancia 037 da Ninco, o que é considerávelmente bom, se atendermos a que se trata de uma carroçaria em resina.

 Fornece-se com o modelo, o conjunto de decalques que permitem a reprodução deste interessantíssimo modelo branco que se expõe ao lado de outras grandes máquinas da mesma marca.
Esta imperdível peça é disponibilizada a público ao preço de 34,00€ e poderá proceder à sua aquisição por intermédio do próprio produtor, em: fernandohikaru@gmail.com

Como possíveis criações futuras, a Translot poderá vir a disponibilizar-nos o Lancia ECV1, o que constituirá uma dupla inédita e inovadora no mundo dos Slot Cars, mas também o Cunningham C5R, um participante na edição de 1953 em Le Mans.

Este artigo contou com a prestimosa colaboração do amigo, Rui Queirós.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Translot - Uma marca portuguesa em estreia mundial


É com enorme prazer e orgulho que anunciamos a apresentação mundial da primeira criação de slot Cars português, nas instalações do Slot Clube do Porto.
Desconhecedor em absoluto do que verdadeiramente se trata, sabemos no entanto pela boca de quem teve o privilégio de o experimentar, de que se trata de algo muito bom.

Passamos pois a transcrever uma nota emanada pela presidência daquele clube e que com muito gosto aqui expomos:

Prezados associados e slotistas,

O Slot Clube do Porto tem o prazer de vos convidar para a apresentação mundial da nova marca de Slot cars de seu nome " TRANSLOT".

O Slot Clube do Porto tem o prazer de se associar à apresentação deste modelo de edição limitada, do qual, o construtor, o bem conhecido, Fernando Pinto, vai mantendo algum segredo.

Desta forma, convidamos todos os interessados neste tipo de modelismo para a apresentação do primeiro slot car da "Translot" na próxima quinta feira, dia 24 de Abril pelas 21:00 horas nas instalações do Slot Clube do Porto, sito à Rua Duque de Loulé, nº 202 na cidade do Porto.

A apresentação será feita antes da 3ª Prova do Campeonato de Grupo 5 em Duplas, agendado para o mesmo dia e com partida marcada para as 22:45h.

Para espicaçar a vossa curiosidade e levantar um pouco do véu, solicitamos todos que possuam slot cars da marca Lancia ( versão de Rali ) o favor de os levarem e dessa forma criarmos uma guarda de honra a este novo e exclusivo modelo.
Quem tiver, poderá levar, por exemplo, Lancia Fulvia, Aurélia, Delta S4, Delta Integrale ou mesmo os fantásticos Lancia 037, condição, modelos de Rali.

Se te queres associar a mais uma noite memorável e a este lancamento a nível mundial, o Slot Clube do Porto será o teu espaço de acolhimento para a noite de 24 de Abril de 2014.

Aparece e diverte-te aprendendo e degustando visualmente este novo modelo.


Referir que por trás deste projecto se encontra um nome há muito associado ao mundo do coleccionismo estático com craveira mundial. Trata-se de Fernando Pinto, um nome ligado à Ixo ou Bizarre por exemplo, ou seja, uma garantia à partida, de grande qualidade. Faltarão descobrir agora os conceitos mecânicos e dinâmicos aos quais recorreu, para marcar com êxito, a diferença.
 É pois da nossa parte uma honra poder noticiar esta estreia e se possível, que o Slot Clube do Porto possa contar com a vossa presença.
É claro que o GT Team Slot Clube, teria todo o gosto em se associar a esta estreia, promovendo com este modelo um verdadeiro teste dinâmico.

Obrigado Fernando Pinto.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Festa em noite de Troféu - Slot Clube do Porto


 Em dia de prova do "Troféu Aston Martin By NSR" no Slot Clube do Porto, os nossos amigos Rui Queirós e Armando Magalhães, comemoraram os seus anos.

 O cartaz da prova foi também da responsabilidade deste reconhecido artista que connosco reparte a paixão pelo desporto automóvel em geral e pelo slot em particular.

 A prova esteve recheada de belos exemplares que preencheram de cor uma noite especialmente colorida pelos festejos comemorativos destes nossos dois amigos.

 Mas ao que parece, Lino Marão terá sido o herói da noite ao surpreender a concorrência com um andamento de outro mundo.
 Para eles os nossos sinceros parabéns, aniversariantes, vencedor e participantes...

OSC - O que se encontra em programa


A recém nascida OSC, depois de nos ter surpreendido com a excelente qualidade com que enriqueceu o parque dos slot car, mostra-se apostada na oferta da continuidade das propostas das suas criações.
 A evolução 2 do Peugeot 205 Turbo 16 foi uma total surpresa pelo elevado número de alterações a que o fabricante se obrigou. Notável é a continuação das propostas que nos vão continuar a oferecer, onde poderemos continuar a constactar essas evoluções. Este modelo receberá novos lançamentos onde se espera um novo desenho de jantes correspondente a ralis específicos onde terá participado este fantrástico Peugeot. A inclusão dos faróis suplementares vai ser outro dos enriquecedores elementos a que o fabricante dotará esta fera do asfalto.

 Mas para muito breve estará a chegada de uma versão não oficial e utilizada pela francesa campeã do mundo de ralis, Michelle Mouton, no rali de Monte Carlo. Esta edição terá uma tiragem limitada a apenas 680 exemplares.
 Na forja está no entanto, um dos que será dos mais acarinhados modelos do Grupo B, o Lancia Delta S4 e a mais esperada das versões corresponderá à fatídica participação de Henry Toivonen na Volta à Corsega em 1986.

 Encontram-se em fase de aperfeiçoamento nos estiradores da OSC, os desenhos necessários para que o mais breve possível nos surja este interessante modelo italiano.
Força Original Slot Cars...