quarta-feira, 2 de julho de 2014

Campeonato LMP 2014 - Primeira prova

Iniciou-se nas instalações do GT Team Slot Clube o esperado campeonato destinado aos modelos LMP, isto porque, para além de ser mais um interessante campeonato, permitia aos participantes na prova de resistência que se avizinha e da responsabilidade do Clube Slotcar da Trofa, a preparação dos seus bólides para aquela maratona de 24 horas.
 E como qualquer campeonato que se inicia, os pilotos viram-se obrigados à habitual prova de qualificação, onde Paulo Marques nos brindou com um excelente tempo, apenas batido por um colossal BMW V12 LMR, cuja preparação feita por Paulo Mendes, todos deixou abismados.
Descubra quem é o fantasma....

 Já presença habitual, esta senhora não perde pitada para assistir aos progressos do seu sobrinho David Fernandes.

 Se o chefe da casa sentiu algumas dificuldades, Rúben Almeida aproveitava para repartir os comandos da sua barqueta com José Dias, aproveitando assim para prepararem o seu carro e ganhar ritmo para a prova que irá ter lugar na Trofa e da sua responsabilidade.


 El Matador...


Os registos da qualificação

 Começavam então a prova, onde faltavam na grelha os pilotos que optavam por começar a prova nas calhas virtuais.
 Depois de José Pedro Marques ter falhado a presença por não conseguir pôr em funcionamento nem o seu Lola nem o seu Peugeot, César Amorim a cabaria por ser com o seu Audi, o único não BMW em pista.
 E a prova viria a ser uma demonstração de força por parte de Paulo Mendes, já que a sua máquina parecia ser de outro mundo, destacando-se dos demais com bastante facilidade. Rúben Almeida havia ainda assim por ter um início fulgurante, ficando a sua classificação afundada pelas prestações de José Dias, um desconhecedor deste traçado. E a guerra para o pódio havia de se centrar em David Azevedo, Rui Mota, Paulo Marques e Augusto Amorim. Com andamentos muito semelhantes, era difícil apostar em quem se sairia melhor da contenda, mas David Azevedo acabaria por se impôr, seguido de Rui Mota que ocuparia o terceiro degrau do palanque. Paulo Marques conseguia suplantar Augusto Amorim por menos de uma volta. O azarado da jornada havia de ser Ricardo Ferreira, já que um dois fios do kit de luzes se enrodilhava na engrenagem e viria ainda a provocar a rotura do aileron, o que o empurrava para as boxes a fim de solucionar todo aquele problema. A dupla Rúben//Zé, conseguiam o sexto lugar, ainda que extra campeonato, à frente de David Fernades com o mesmo número de voltas. César Amorim não conseguia acompanhar a armada BMW, já que o seu Audi se mostrava bastante inferior.

 O alinhamento dos modelos no fim da prova.
 No pódio dos pilotos, Paulo Mendes ocupou a lugar mais importante, mas David Azevedo no segundo lugar, mostrou um andamento muito forte.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Arrow Slot - O próximo BMW


 A Arrow Slot apronta-se para fazer chegar ao mercado, a versão participante em Le Mans, do seu BMW V12 LMR
 Tratando-se do modelo já conhecido, receberá por isso e apenas, uma nova decoração e correspondente à participação da marca bávara na edição de 1999 nas 24 Horas de Le Mans.
 Mais uma extraordinária peça deste fabricante espanhol.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Campeonato Le Mans Prototypes - Vai começar

O GT Team Slot Clube vai dar início ao Campeonato Le Mans Prototypes, numa forma dos elementos deste clube poderem preparar a prova maratona que se avizinha, as 24 Horas Slot da Trofa.

A sua preparação far-se-à básicamente sob as regras do regulamento daquela prova, com algumas especificações adaptadas à realidade dos participantes deste clube. Para tal, permite-se:
1. A utilização de todos os modelos que pertençam à categoria LMP.
2. O chassis deve corresponder ao modelo ou fabricado especificamente para o mesmo.
3. Permitem-se as configurações anglewinder e inline para os motores.
4. Para além do motor adoptado para as 24 Hotras da Trofa, admite-se ainda o motor flat, desde que de caixa fechada.
5. Jantes e transmissão de fabricante livre.
6. Admite-se a utilização do habitáculo em lexan.
7. Kit de luzes facultativo.

Para aceder ao Regulamento das 24 Horas Slot da Trofa, clique aqui.

A totalidade das provas decorrerá na pista permanente de fabrico Ninco, existente nesta clube.

Compareça e assista ao desenvolvimento destas belas máquinas.

Campeonato GT - 5ª e última prova - José Marques, campeão.

 Realizou-se ontem quinta-feira, a quinta e última prova do disputadíssimo campeonato destinado aos modelos GT. O interesse maior estava na decisão do terceiro lugar do campeonato, já que os dois primeiros se encontravam práticamente assegurados.
 David Fernandes e César Anorim, dois dos nossos jovens pilotos que tão boas prestações têm tido.

 O realce maior da jornada ía no entanto para a presença do BMW Z4 pelas mãos de Paulo Mendes, já que era uma incógnita a valia deste modelo perante a restante concorrência.

 Tratou-se afinal de uma jornada em que poucos foram os pilotos que não sentiram dificuldades com os seus carros, destacando-se pela negativa e nesse particular, Augusto Amorim. Logo na primeira calha, o motor do seu Pagani Zonda entregou a alma ao criador. Com o motor verdadeiramente desfeito, Augusto Amorim não teve outra solução se não abandonar a prova, tendo continuado com outro modelo, mas já fora da classificação final da prova, o que o posicionava logo no início da mesma, no último lugar. A sua vantagem pontual permitiu-lhe no entanto e mesmo assim, assegurar a segunda posição final no campeonato.
 E os interesses viravam-se então para o desempenho de Paulo Mendes e na guerra entre Rui Mota e David Fernandes, para a obtenção do terceiro degrau do campeonato. Mas paulatinamente, era Rui Mota que conseguia alguma vantagem com o seu Mc'Laren, sobre o Saleen de David Fernandes. E Paulo Mendes surpreendia quando lhe era permitido, já que calhas houve em que eram imensas as falhas de contacto no seu surpreendente Z4. Entretanto, era José Pedro Marques que se consolidava no comando da prova, muito embora já tenhamos visto melhores dias do seu Saleen.
 Mas o interesse maior da prova estava focado na disputa para a terceira posição, já que Ricardo Ferreira impôs também um notável andamento, o que obrigou a que a posição tivesse sido discutida pela diferença de metros entre ele, Paulo Mendes e David Fernades. Miguel Vigôço acabaria por impôr o seu Aston Martin  ao Saleen de César Amorim e este por sua vêz ao Corvette de David Fernandes.
 Feitas as contas do campeonato, José Pedro Marques sagrava-se com alguma naturalidade o vencedor. Augusto Amorim apesar do azar da jornada, assegurava a segunda posição e Rui Mota conseguia garantir o terceiro lugar que já ocupava no fim da jornada anterior.

Os modelos participantes, alinhados de acordo com a classificação na prova.


 Em cima, o pódio da prova e em baixo, a do campeonato.

Ford P68 - BOAC 500 - NSR

Finalmente e depois de uma série de edições com o Ford P68 como tema de exploração, eis que a NSR se digna retomar a produção deste modelo, mas tendo como base a reprodução de uma versão realista.
 Para isso, houve que recorrer à introdução de uma asa posicionada sob o capôt traseiro a uma altura considerável e a correspondente decoração. Assim se reproduz a versão participante em 1969 na BOAC 500, tendo tido como pilotos Hulme / Gardner.
Para que esta versão estivesse completamente correcta, deveriam ter sido acrescentadas as pequenas derivas em forma de lâmina existentes no capôt traseiro e mesmo junto à sua extremidade mais recuada, a ladear a faixa central e dourada que se estende a toda a longitudinal do modelo. Deveria também ter desaparecido o retrovisor existente na capota. Acima do símbolo "Castrol" da lateral e mesmo junto à roda traseira, existia também uma abertura para um tampão de combustível, mas esta não foi igualmente retratada, assim como não o foram também, as duas tomadas de ar redondas para os travões frontais e que se situam interpostas entre os pequenos faróis de formato igualmente redondo e a grande tomada de ar rectangular.


O efeito é interessante e disfarça, mas para os mais puristas, lá estão os pormenores a marcar a diferença. Isto porque, com grande nível nos foi já disponibilizada a mesma versão deste Ford, pelo fabricante Racer.

 Este modelo que aqui se mostra (em cima e em baixo), é da série corrente e serviu de base para, através apenas da introdução desta nova asa, se fazer mais uma peça que supostamente seria diferente.
 Em baixo, a extraordinária reprodução que a Racer nos disponibilizou.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Os primeiros Policar - Ferrari 312 PB

 Saído da linha de produção da Slot.It, esta renascida marca satélite do fabricante italiano, retoma a produção do fantástico Modelo 312 PB da Ferrari.
A Policar, uma extinta marca de modelos de slot, foi agora recuperada pelo gigante italiano e recupera o que já pertenceu às suas produções correntes, fazendo parte das suas produções de modelos clássicos.
E vão ser dois os modelos a fazerem-nos chegar.
Participantes nos 1000 Km de Monza em 1972, com a referência CAR01a será editado o mopdelo com o dorsal 3 e pertencente à dupla Brian Redman / Arturo Merzário e com a referência CAR01b o modelo com o dorsal 2 e que recebeu como dupla de pilotos, Ronnie Peterson / Tim Schenken.
Modelos sempre bonitos e que marcaram uma década, estas novas produções estarão  um patamar acima dos seus irmãos de criação mais idónea por parte da Slot.It, pois os conceitos originais da sua produção foram revistos, tendo existido um emagrecimento no que se refere ao seu peso e bem favorável ao melhoramento das suas performances.

 A parte da reprodução do habit´+aculo, foi das partes trabalhadas no sentido de que o modelo se tornasse mais leve.
 No chassis surge agora gravada a palavra "Policar".