quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Campeonato Clássicos NSR

Foi ontém que se iniciou o Campeonato Clássicos NSR, aberto a todos os modelos clássicos deste fabricante. Como novidade, trata-se de um campeonato em que cada carro é dividido por dois pilotos e cada calha tem a duração de 10 minutos. Depois de se terem visto pilotos a testar vários modelos, o que se viu foi a grande maioria das equipas a ter feito a sua aposta recaír no Ford P68, ficando Luís Azevedo e Ricardo Ferreira a constituir a excepção, já que o Ford GT 40 MK IV acabaria por ser o modelo por eles eleito. Desta vez a pista eleita foi a Carrera, o que constituíu dificuldades acrescidas a algumas equipas, pelo excesso de tracção que a borracha acumulada no plástico, causava.
Ricardo Ferreira trazia a sua família para o acompanhar neste arranque de campeonato.
Augusto Amorim, um dos candidatos, aprontava-se para a sua qualificação.
Enquanto isso, José Pedro Marques descontraía-se com o seu télélé....

E a qualificação deixava como melhor registo 8"823 para a equipa composta por David Azevedo / José Pedro Marques.

Depois, alinhavam-se os modelos de acordo com as escolhas de calha da responsabilidade de cada equipa.

Iniciada a prova, José Pedro Marques e Rui Mota começam a marcar um frenético ritmo, acabando a calha nas duas primeiras posições, com vantagem para o segundo. Augusto Amorim posicionava-se em terceiro com uma vantagem de uma volta para Luís Azevedo, a padecer de um pneu mal colado no seu Ford GT MK IV. Francisco Matos fechava a classificação, não se estranhando o seu desempenho já que não havia preparado este campeonato nem o seu carro havia sido desenvolvido antecipadamente.

A segunda calha confirma a batalha pela primeira posição e desta feita José Pedro Marques impõe-se a David Fernandes mas completam a calha empatados no número de voltas. Estava acesa a luta pelo comando.
Por outro lado, Ricardo Ferreira arrebata a terceira posição a César Amorim, enquanto Paulo Mendes sente o défice de preparação no seu Ford P68 que lhe permitisse um melhor desempenho.

A terceira calha vê Rui Mota perder quatro voltas para os seus mais directos rivais, ficando mais confortáveis José Pedro Marques / David Azevedo. Luís Azevedo ganhava uma volta a César Amorim na luta pelo terceiro degrau do pódio, conseguindo ascender por uma volta à terceira posição. Francisco Matos, não consegue fugir da cauda classificativa, mantendo-se a sua equipa na quinta posição.

A quarta calha permite o renascer da luta entre as equipas David Azevedo / José Pedro Marques e Rui Mota / David Fernandes, com este último piloto a recuperar duas voltas aos comandantes. E enquanto os dois team's da frente se degladiavam pelo comando, Augusto Amorim reagia e atacava forte os dois primeiros e recuperava o terceiro lugar ao mesmo tempo que ganhava uma vantagem de duas voltas a Luís Azevedo / Ricardo Ferreira. Paulo Mendes sente dificuldades e comete alguns exageros que o levam a alguns despistes, o que o leva a ficar cada vez mais longe da quarta posição.

A quinta calha acabaria por ser penosa para José Pedro Marques que acabaria por perder preciosas oito voltas para Rui Mota, permitindo nova troca de comandantes, mas agora ficando a dupla Rui Mota / David Fernandes com uma preciosa vantagem de seis voltas para os segundos. César Amorim permite que a sua equipa torne a ganhar vantagem à dupla Luís Azevedo / Ricardo Ferreira, começando a garantir a terceira posição final. O quinto lugar continua a ser pertença de Paulo Mendes / Francisco Matos, já que os resultados em número de voltas, continuam a não surgir.

A última calha não trouxe nada de novo na classificação, mas permitiu que Augusto Amorim com um forcing final se tivesse apróximado perigosamente do segundo lugar, acabando a prova com uma desvantagem de uma volta apenas. Luís Azevedo teve também um espectacular fecho deprova, mas as suas 66 voltas não lhe permitiram mais do que uma volta de ganho relativamente à terceira posição, o que se mostrou insuficiente. Dessa forma, Luís Azevedo / Ricardo Ferreira, acabariam a prova no quarto lugar. Paulo Mendes teve um final acima da média da sua equipa, mas não lhes valeria de nada por tão tardio.
Rui Mota / David Fernandes venciam assim a primeira contenda deste campeonato, mas a concorrência tudo fará para que a próxima jornada nos dê classificações diferentes.

O pódio dos modelos....
.....e o dos pilotos.


Nissan R89C - Slot.It

A Slot.It mostrou o protótipo de uma das suas últimas criações, o Nissan R89C, mais um dos extraordinários carros que preencheu a fantástica lista de modelos do Grupo C.
Mais interessantes as versões com as cores oficiais, será a versão de testes em Le Mans no ano de 1990, a segunda a fazerem-nos chegar, prevendo-se a data de Fevereiro de 2015, estando agendada para Dezembro de 2014 a versão oficial.

Sideways - BMW 3.20 Gr.5

 A Sideways não pára e enquanto não nos chega o futuro Porsche 935 deste fabricante, começam já a surgir imagens dos projectos do futuro elemento da família.
O BMW 3.20, foi uma das primeiras referências a ter em conta neste musculado grupo nascido na Alemanha, o dos famosos Grupo 5, que ainda hoje mantém um grupo considerável de fãs apesar de extinto das competições reais.
Mas este modelo sofreu infindáveis mutações, parecendo a Sideways querer retratar algumas delas.
 As imagens de modelos reais, indiciam que uma das hipóteses correspondentes aos primeiros desenhos do fabricante, será o decorado com as cores da "Sachs Sporting"
 O aileron traseiro que contou com invariáveis formatos, corresponde ao desta versão.
 O formato do guarda lama frontal e o correspondente spoiler, também se familiarizam com as imagens em desenho 3D mostrados, mas trata-se já duma evolução das originais séries deste mesmo BMW.

O segundo desenho mostrado, varia relativamente ao primeiro no que respeita à forma do aerofólio traseiro que se mostra bem distinto. Todo o restante se mantém inalterado.

Já esta terceira versão, corresponde ao mais puro dos BMW 3.20, ou seja, à sua primeira versão. Um lábio mais levantado e os guarda lama frontais a terminarem na horizontal, serão as mais marcantes diferenças para os dois primeiros desenhos disponibilizados.


A par das versões oficiais do "Júnior Team", esta decoração é das mais significativas da versão base do 3.20 de Gr.5
 Considerado um "Art Car" este BMW Lichtenstein participou em Le Mans em 1977 e é um dos mais carismáticos modelos do Gr.5 de sempre.




Outras decorações se ocuparão de dar vida a estes fantásticos modelos bávaros, pois a Sideways está mesmo apostada no crescimento desta sua criação. E nós cá estaremos atentos para o acompanhamento das suas chegadas.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sideways, a loucura...

 Depois do anúncio do lançamento deste belo exemplar por parte do fabricante Sideways, eis que nos chega a notícia de que o mesmo poderá ficar acompanhado pelas correspondentes Pit Babes...
Pois é, serão igualmente comercializadas estas beldades, o que poderá complementar este exemplar já de si, de rara beleza.



 Mas não é só, já que a versão de Le Mans com o patrocínio da "BASF" do mesmo modelo M1 da BMW, anuncia-se também para breve.
 A rede que surge lateralmente no guarda-lama traseiro, deveria ser em relevo mas assim não interpretou este fabricante na sua realização, mas veremos como interpretará a traseira desta vez, já que a última versão editada, não correspondia à versão participante igualmente em Le Mans.

 Depois da Scaleauto, eis que a Sideways não quer ficar atrás.