segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mc'Laren F1 - Mr Slotcar



 Abandonada temporariamente a linhagem dos anunciados modelos de Grupo C por parte do fabricante canadiano Mr Slotcar, surge no entanto anunciado um bonito Mc'Laren F1 em versão GTR.

 Modelo anteriormente editado pela Ninco, este merece no entanto rasgados elogios. Dotado de uma maqueta extraordináriamente perfeita, ficará no ar a dúvida quanto às suas verdadeiras performances. De carroçaria extremamente resistente, contam-se inicialmente com a chegada deste modelo em seis cores diferentes. Espera-se posteriormente, a chegada das versões de competição.
 Se a primeira referência deste fabricante, o Mazda 787B da Grupo C, se mostrou pelo menos em pista Carrrera quase ao nível da rival Slot.It, em traçados de origem Ninco, já se mostrou bastante limitado relativamente à marca italiana.

 E então o que poderemos esperar deste novo nascimento?

 O berço de motor que vem a equipar este Mc'Laren, é igual ao do Mazda para configuração anglewinder, o que indicia que o conceito básico se manterá. Mas este fabricante não se limitou a uma aposta no inicial conceito e partiu para algumas novidades.

 Este chassis plano integra agora um conjunto de semi-eixos na parte frontal que só indicaria real vantagem, caso as rodas da frente pela maioria dos regulamentos, fossem obrigadas a pousar na superfície da pista. Este facto no entanto, não constitui uma realidade, o que nos levará a suspeitar que esta inovação, aliás, esta cópia do que já foi desenvolvido pela Avant Slot no seu modelo Pescarolo sem qualquer êxito, constituirá pelo contrário, uma real desvantagem. Isto porque, se pousarmos as rodas para usufruir do sistema, estaremos a acrescentar desnecessário atrito, ao mesmo tempo que todo este conjunto que engloba suportes, molas parafusos e porcas, aumenta substancialmente esse bem precioso que é a redução de peso.

 Apesar de bem pensado, parece-nos uma inevitabilidade a perda de qualidade dinâmica que se pretenderia.
 No entanto, o conjunto pode ser utilizado recorrendo-se a um mais convencional sistema de eixo único e sem a utilização das molas. Também a utilização de porcas plásticas, ajudarão a um ganho considerável na redução do peso final. Assim, começamos a gostar mais e a abrir portas para uma apróximação mais real das suas potencialidades para com os seus rivais.


 Menos compreensível será a falta da possibilidade de montagem de suspensões no eixo posterior. Aqui dava verdadeiro jeito poder montá-las, sobretudo se o terreno de combate for a pista Ninco. Trata-se de uma verdadeira necessidades neste caso, mas ao que parece, o seu berço de motor não se encontra preparado para tal.

Dados técnicos anunciados pelo fabricante:

Peso do carro completo - 88,8 gr
Peso da carroçaria (com cokpit completo) - 21,1 gr
Berço do motor - Anglewinder
Motor - FK180, Caixa Grande, 21.500 rpm, 345 g/cm
Relação de transmissão - 11:29 (pinhão 6,5 mm / cremalheira 15,5 mm)
Dimensões jantes posteriores - 17,3 mm x 8,2 mm
Dimensões jantes anteriores - 16,5 mm x 8,2 mm

sábado, 1 de novembro de 2014

Slot Racing Company - Porsche 914

O primeiro Porsche 914 de fabrico Slot Racing Company está aí. Trata-se de um modelo cuja versão corresponde à mais estrita série, muito embora represente uma versão de competição. 
 A sua decoração corresponde à participação na edição de 1973 da prova Targa Flório na sua 57ª edição e contou com a presença de 80 concorrentes à partida.
 Este básico Porsche 914 cuja presença de tampões nas jantes assim o confirmam, foi tripulado por Giuseppe de Gregorio e Francesco Mannino e completaria a mesma numa modesta 55ª posição final.
Esta réplica para o slot, está um verdadeiro primor, enquanto maqueta, aliás algo comum à generalidade das suas recriações. Encontra-se dotado de um motor capaz de atingir as 24.000 rpm, o que levaria a suspeitar que dele se pudesse retirar algum benefício competitivo, mas o conceito mecânico em que aposta este fabricante espanhol, deixa adivinhar que pouco mais do que algum gozo possa proporcionar aos mais amigos desta ímpar linha germânica.
Uma pena, pois um modelo tão baixo e apresentando alguma largura, poderia proporcionar interessantes performances nos campeonatos de ralis. Mas o mais certo, é esvaírem-se todas essas hipóteses, para muita pena nossa.

Slot.It - Curiosidades

 O fabricante italiano Slot.It, terá a partir de agora um invólucro de cartão que cobre as embalagens acrílicas, com um novo visual. Antes, totalmente na côr de laranja e agora com a parte interior negra, numa perfeita simulação da fibra de carbono.

 A curiosidade maior prende-se com a caixa que integrará os dois modelos Alfa-Romeo 33/3 que participaram na edição de 1971 da prova Targa Flório.
 Afinal, a surpresa prende-se no facto desta ser vendida em separado dos modelos, já que estes serão também vendidos individualmente. Quem a desejar, terá que despender de alguns €'s a mais, para integrar ambas as peças. Refira-se que o que irá ser de edição limitada, é mesmo a embalagem e não os modelos, numa política absolutamente inédita.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Peugeot 405 T16 Grand Raid - Dakar 1988 - MSC

 A MSC tem já disponível mais um Peugeot 405 representante da grandes maratonas do Dakar, mas desta vez e sob as cores da Pioneer e não da Camel,

 Nesta edição participaram dois Peugeot 405 e um 205, tendo conquistado a vitória a dupla Kankkunen/Piironen no único modelo 205 em presença.


 A MSC disponibiliza uma folha de decalques a acompanhar o modelo, em que se permite dessa forma a representação de um ou do outro modelo 405. Também o pneu suplente que era visto na capota nalgumas das etapas, é fornecido separadamente deixando ao critério do comprador a sua colocação.
 Mais um digno representante do leão francês nas areias africanas, agora também disponível para o mundo dos slot cars.

De Tomaso Pantera - Tour Auto 1973 - MSC


Numa produção da MSC / Scaleauto, o De Tomaso Pantera vai-nos chegar numa das mais simples e bonitas interpretações deste fantástico modelo.
Participante na prova Tour Auto de 1973, esta prova que decorria em território franês, recebeu a participação deste belo exemplar nas sóbrias cores preto e branco. De carroçaria simples e uma decoração que muito se usou na época e que se limitava á utilização da cor preto fosco tanto na parte dos capôt's frontal como posterior e que ajudava a cortar o reflexo do sol que tanto perturbava a condução (pelo menos naquela época pensava-se assim), a MSC traz-nos agora este belo exemplar do desporto automóvel mundial.

 O fabricante disponibilizou-nos já imagens do protótipo deste De Tomaso e parece-nos extraordináriamente bem representado.

Afinal, quem se recusará a ter um destes?

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Original Slot Cars - Uma iniciativa estranha

A Original Slot Cars vai fazer uma edição de 10 exemplares de chassis desenvolvidos e preparados pela "MR Racing Slot", que serão disponibilizados acompanhados com um certificado alusivo e com a respectiva numeração.
A seu desenvolvimento passará pela total revisão do conceito inicial. Assim, aposta-se no motor M1 já rodado e afinado. Será também equipado com novos cabos eléctricos capazes de melhor condutividade. Para o melhoramento da sua tracção, receberá poleas T2A com parafusos M2.5. Os eixos serão de máxima qualidade apostando-se na referência 60-62R, que proporciona menor fricção nos bronzes. Quanto às rodas, serão compostas por jantes PTS e pneus de perfil baixo e grip médio à frente e pneus com a referência RN0101, que proporcionam atrito ultragrip, atrás. As molas terão a referência T2 de dureza intermédia à frente e duras atrás. O patilhão será de Nylon natural, o que proporciona uma diminuição da fricção e melhora o seu deslizamento nas calhas, vindo também equipado com uma mola T2. Receberá palhetas especiais de 0.4 mm. A sua relação pinhão/cremalheira será de 9/27, sendo ambas de latão anti-fricção. O conjunto de transmissão recebe ainda um conjunto de stopper's de Nylon que se colocam no eixo traseiro entre as jantes e os bronzes, com a espessura de 0.4 mm. Todo o conjunto receberá ainda acessórios extra, tais como parafusos, motor, chaves....
Estranha-se no entanto o reduzido número destes chassis a serem editados, pois trata-se afinal de algo desenvolvido com fins competitivos e não de coleccionismo. Uma nova filosofia que se suspeita não acolher grandes adeptos, até pela real sensação de que só parará nas mãos de alguns eleitos....

 Enquanto isso, a versão "Gauloises" terá uma edição de 624 exemplares apenas, onde parte da edição será mais detalhada do que outra, permitindo-se assim, que se baixem custos. No entanto, só as versões mais detalhadas serão acompanhadas de certificado.
 Parece que esta complexidade de edição que este fabricante está a levar a efeito, poderá ter um sentido perverso relativamente ao pretendido, já que os seus preços são exagerados e arranja-se assim, mais uma forma de afastar potenciais seguidores interessados.....


Arrow Slot e o Saleen - Aí vem ele

É já a partir do dia 31 de Outubro que a Arrow Slot disporá nos circuitos comerciais o seu modelo Saleen em versão completamente montada e decorada de série. Será a primeira vez que este fabricante nos oferece assim este modelo, pois embora tenha sido o modelo de lançamento, só era até agora possível a sua aquisição, em kit.
 A decoração corresponde à versão vencedora da sua classe, na edição de Le Mans do ano de 2010.

 Depois do BMW V12 LMR, aqui temos mais um excelente exemplar que este fabricante nos faz chegar.





Parabéns ARROW SLOT.