terça-feira, 26 de maio de 2015

Chegou a revolução - Audi R18 e-tron quattro - Slot.It

 Faz já parte do nosso parque de mini-modelos de slot cars, o novo e revolucionário Audi com a chancela da Slot.It.
 A sigla "4WD" colada na embalagem exteriormente, é a primeira chamada de atenção para a diferença que o agora chegado marca para a restante produção de modelos deste fabricante.
 Mas o próprio invólucro de cartão e que reveste a parte plástica transparente, sofreu a sua alteração. Mais baça na côr e passando agora a ser laranja uniforme com a perda dos finos fios brancos e também com um novo cortante invertido que obrigou à mudança de localização do logótipo da Slot.It, marcam uma nova imagem deste fabricante.

 Interiormente, surge agora a côr negra numa imitação de fibra de carbono, tendo-se perdido a côr laranja.

 E interiormente, surge o novo objecto de cobiça. O novo Audi R18 e-tron quattro é o desejado e revolucionário modelo que nos chega ao capítulo da velocidade e no que seria considerado até à pouco, desadequado para estes fins.
 Num olhar de relance, a vista tenta provocar-nos partidas quando ladeado por modelo similar anteriormente editado. Mas na verdade e embora a incrível aparência, Trata-se de uma carroçaria absolutamente renovada e por isso, completamente nova.
 Os guarda-lama tanto frontais como posteriores, recebem aberturas inexistentes anteriormente. Faróis e bico central mais comprido e com nova forma, obrigaram a Slot.It a renovado trabalho.
 Para além das novas aberturas na superfície superior dos guarda-lama traseiros, surge também um novo aileron com derivas verticais duplas.
 A extremidade posterior dos guarda-lama traseiros, receberam novas formas também.
 Na sua parte mais frontal, surgem agora tomas de ar de formato arredondado, inexistentes anteriormente.

 Em cima e em baixo, pormenores do novo formato dos faróis, bico central e guarda-lamas.


 Em cima, percebem-se as novas formas das extremidades dos guarda-lama traseiros e onde é igualmente perceptível o aumento do seu comprimento.
Em baixo, lateralmente, os guarda-lama nada sofreram no que respeita à sua forma, mas tal como mostraremos mais abaixo, erradamente.

A imagem de cima, mostra novas formas da capota, bem como uma tomadas de ar mais baixa e larga.
Em baixo, vê-se uma traseira substancialmente modificada.

O painel lateral traseiro, passou a surgir mais simplificado, sem recortes nem entradas de ar.
A tomadas de ar ao nível da capota, é agora de forma completamente distinta.

Onde a Slot.It continua a somar pontos negativos, é na fraca qualidade dos seus moldes. Percebe-se na totalidade da superfície da carroçaria, onde se encontram as várias junções dos moldes que a compõem. Os recortes das tomadas de ar, poderei considerar, verdadeiramente vergonhosos. Incompreensível é também a inclusão das antenas no próprio molde da carroçaria.


Por todo o lado são perceptíveis as uniões dos vários moldes.

Uniões imperfeitas, ajudam a uma imagem nada dignificante de um fabricante de referência.

Em baixo, percebe-se as distintas formas dos guarda-lama frontais, mas também uma saída de ar mediada pelos mesmos guarda-lama e o cockpit, agora com substancialmente aumento de altura.
Mas o novo conceito mecânico que este Audi incorpora, acaba por abafar todos estes menos interessantes pontos de análise.
Exteriormente estamos perante dois chassis iguais. Mais furinhos, são o único pormenor distintivo entre amnbos.

O patilhão com lâmina de novo formato, é outro dos pormenores que marcam a diferença.

Mas é pelo lado interior que se constacta a mais valia do agora chegado. O berço do motor é repartido entre ambos, mas agora deixa de se fazer acompanhar pelo íman que até agora equipou a totalidade dos modelos.

Mas o chassis é absolutamente novo, porque o suporte do patilhão foi modificado, tendo recebido um patilhão de novo formato e agora de aperto por parafuso, ao invés do patilhão de clipe. Embora a diferença, os chassis são perfeitamente intercambiáveis relativamente às carroçarias.


Mas é o sistemas de tracção integral que muda tudo. Um suporte que se fixa nos parafusos do motor e num dos suportes do berço do motor ao chassis na parte da frente, serve de guia para uma correia dentada de borracha.

Mas o principal segredo situa-se no eixo frontal, incorporado nas próprias jantes. À imagem dos pinhões das bicicletas, quando o carro se movimenta em esforço para a frente, as rodas da frente puxam igualmente, mas quando se dá a desaceleração, estas ficam livres numa espécie de efeito de diferencial e com a enorme vantagem de nos proporcionar o mais convencional deslizar e suave travagem de um modelo de tracção traseira. Funcionando na perfeição, surpreende ainda pela eficácia do sistema não depender da correia necessitar de se encontrar sob pressão. Um pouco flácida até, esta permite que o sistema funcione na perfeição, sem qualquer perda de eficácia.

Engenhoso e já com provas práticas dadas através duma participação oficial deste modelo, não deixa portanto dúvidas quanto ao aproveitamento que daqui se poderá tirar.
Os parafusos foram também substituídos por novos de cabeça mais arredondada e mais curtos, mas igualmente métricos.

Agora resta-nos aguardar pela versão vencedora das 24 Horas de Le Mans no ano de 2013, para podermos usufruir de algo mais apelativo estéticamente. Aqui compara-se esta versão com um modelo da escla 1/43.
Nestas imagens dá para perceber a incorrecção da extremidade posterior da cava das rodas da frente. Deveria ter desaparecido a continuidade da curvatura da mesma, para ter recebido uma espécie de pilar em forma de lâmina e orientado para o interior da cava.
Esse trabalho foi esquecido, tendo ficado marcadamente errado. Na base inferior e apoiado no chassis, deveria haver ainda uma pequena lâmina vertical. As jantes estão longe de se aproximarem da realidade. Uma altura excessiva entre o pneu e a parte superior da cava, ajudam também a uma imagem desagradável.
A imagem de baixo mostra como o modelo Slot.It perdeu ainda os vincos existentes na parte superior dos flancos laterais, surgindo absolutamente lisos
E a menos que a Slot.It tire outro coelho da cartola, parece-nos que o reinado dos modelos LMP se ficará por aqui, dado que o estreitamento destes modelos, inviabilizará a sua reprodução à escala 1/32, pelo menos com os conceitos até agora adoptados.
Como nota final, poderemos vangloriar-mo-nos com mais este extraordinário avanço tecnológico que nos é trazido até à minúscula escala 1/32 e uma vez mais pela ousadia da Slot.It.
Bem vindo 4x4....

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Slot.It - Porsche 911 GT1 EVO 98

 Chegou agora a vez de se vêr editado, o segundo modelo oficial inscrito pela Porsche na edição de 1998 em Le Mans, numa edição que viu pela última vez uma vitória da Porsche naquela prova.
 No entando, o modelo vencedor desta edição foi-nos já disponibilizado pela Slot.It e que completa agora com este modelo a equipa oficial germânica participante nessa edição.
 E nada haverá a apontar, já que se encontra no mesmo grau de qualidade já mostrado por este fabricante em todos os anteriores lançamentos deste modelo que militou no Campeonato Mundial de Marcas no ano de 1998.

 Bem acabado e decorado, viu o vermelho existente na frente e nos retrovisores do modelo vencedor de Le Mans , ser substituído pelo amarelo, nos mesmos locais.



 A mecânica mantém-se inalterada.

Policar - Já foi apresentado o Lotus 72


 Pelas mãos dos magos Ferrari, surge o primeiro formula com mãos destes prodigiosos italianos e mentores da fantástica Slot.It.
 E trata-se do Lotus 72, um modelo que permitiu apesar das suas evoluções, vários títulos tanto de construtores como de pilotos, no mundo da Formula 1.
 O que agora nos chegará através da renascida Policar, representa o modelo com as cores da "Gold Leaf Team Lotus" e foi conduzido por esse fantástico piloto britânico, Jochen Rindt.~
O mini-modelo encontra-se com a frente algo alta, muito por culpa no extremo afunilamento do modelo original e que por essa razão veio a complicar a obrigatória existência do patilhão nessa secção.
 Não parece também que tenham primado na qualidade dos pormenores e refinamento das suas linhas, mas no todo, parece tratar-se de um modelo primoroso e bonito.


 O revolucionário sistema de transmissão adoptado neste modelo e que provávelmente acompanhará esta linha, pode ser observada na imagem de baixo. Desta maneira, um pouco à imagem do que havia já feito a Fly, consegue-se baixar o conjunto da transmissão, permitindo-se assim uma muito mais fiel reprodução do conjunto motor/transmissão que se situa acima deste órgão.
 Duas cremalheiras de conceito distinto equipam este conjunto, sendo uma delas com dois tipos de roda dentada. Isto implica um veio extra que encaixa isoladamente no chassis e que se posiciona interposto entre o eixo posterior do carro e o motor.
 Entretanto, a Policar disponibilizou já imagens com algumas das evoluções e decorações deste 72 da Lotus, tendo mostrado também o protótipo da sua próxima criação, o March-Ford 701.

 Na berra, encontram-se já outras versões do 72D, mas também se prepara já o surgimento do March.

E ao que parece, uma nova aposta, no que será também o relançamento da Policar, enquanto fabricante de pistas.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Slot.It - Mais um Porsche 962

A Slot.It disponibilizará em breve, mais uma versão do Porsche 962C, desta feita participante na edição de 1985 das 24 Horas de Le Mans, com a tripla de pilotos composta por G. Fouché/F- Konrad/W. Taylor. A versão ficou conhecida, sobretudo graças às cores do seu principal patrocinador, a "Leyton House".
Mais um fantástico Grupo C a engrossar a já extensa lista proporcionada por este fabricante italiano.

domingo, 3 de maio de 2015

TT - Slot Clube do Porto

No final, Nuno Aguilar deliciou-se com algumas das boas máquinas disponibilizadas por alguns dos membros da organização.