terça-feira, 10 de novembro de 2015

Volkswagen Bulli - Scalextric/Superslot

 A famosa Volkswagen Bulli, celebrizada com a alcunha de "pão de forma", chegou também ao mundo dos slot cars. Esta versão trazida pela inglesa Superslot e que simboliza a carrinha de serviço da Volkswagen / Porsche, parece ganhar um espírito novo proporcionado pela côr azula vivo baço, algo absolutamente incomum, mas que proporciona um "look" absolutamente deslumbrante.
 Pena escapar uma grande parte das vezes a este fabricante, o cromado que tanta falta faz. Neste caso, com tampões cromados, este invulgar modelo de slot teria ganho uma notável mais valia.
Mas ainda assim, uma beleza de exemplar.....

Scaleauto - Porsche 959 Paris-Dakar 1986

 Fazendo parte da sua série "Dakar Legends", a Scaleauto faz-nos chegar uma extraordinária peça de colecção, ou porque não também, extraordinária peça de competição? Isto porque, se até aqui este fabricante apostava nas resinas para as reproduções desta série, com o prejuízo do peso do modelo e do custo final, a nova aposta recai num modelo extremamente leve reproduzido em plástico e por custos muito mais acessíveis e próximos da realidade desta modalidade.
Modelo vencedor da edição desse ano na clássica maratona africana, este Porsche não corresponde no entanto à versão vencedora, já que haveria de ser o modelo com o dorsal 186 a levar de vencida a demais concorrência.
 Mas estamos aqui para uma crítica sobre o agora chegado, algo já conhecido pela sua chegada antecipada em forma de kit.
 Mas se o kit não deixava dúvidas quanto à qualidade desta peça, este que agora nos chega mostra-se completamente abrilhantado por uma decoração extraordináriamente bem conseguida, complementado por um azul "Rothmans" bastante próximo do correcto.
 No entanto algumas falhas imperdoáveis há, como o radiador traseiro situado sobre a asa, que deveria surgir a cinzento alumínio e não a branco tal como se vê nesta imagem de cima.
Outra falha que se faz notar, é o símbolo do país de origem, o "D" de Deutscheland que deveria existir do lado direito da matrícula traseira. Também a própria matrícula se mostra com exagerada dimensão. As redes existentes nas janelas de arejamento laterais traseiras, abaixo dos piscas, surgem a prateado mas na verdade deveriam ser pretas.
 Um pormenor que não me passou despercebido, foi a côr tanto do óculo traseiro como das duas janelas traseiras laterais. Embora a côr negra corresponda à realidade, a Scaleauto cometeu o erro de pintar esses elementos pela parte interior dos mesmo. A côr negra baça utilizada para tornar opacos esses elementos e que corresponde à realidade, perdeu-se, uma vez que pela parte exterior os vidros proporcionam um preto brilhante.
 Mas também a janela lateral traseira, deveria contemplar um bocal de combustível, mas por cima das letras da palavra "Shell", surge apenas a sua representação em tampografia.
As duas cúpulas acolhedoras dos pilotos existentes na capota surgem a prateado, mas estes elementos são na verdade, brancos. E os dois pilotos existentes no canto da frente direito, estão aqui no mini-modelo a vermelho, mas na verdade deveriam ser azuis.
Ficaram esquecidos os ganchos de reboque, tanto à frente como atrás, bem como lamentávelmente, a simulação da abertura dos vidros, tanto do condutor como do pendura.

 Mas foram três os representantes da marca a participar naquela edição do Dakar, o que nos levará a suspeitar de que mais tarde ou mais cedo, a Scaleauto nos fará chegar as restantes versões, entre os quais o mais desejado vencedor absoluto da prova.
 As palas que surgem nestes modelos à escala 1/43 e situadas antes das rodas traseiras, não foram contempladas na versão de slot. Percebe-se que aqui a dificuldade se prendeu com a existência da cremalheira, o que inviabilizou uma solução para as sustentar.
 Radiador prateado e a existência do "D" ao lado da matrícula, alguns pormenores que teriam beneficiado este extraordinário modelo germânico.
Mas e agora, para quando os outros Scaleauto?

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

GT Team/ART sai em grande, dos Campeonatos Nacionais de Espanha.

 Uma vez mais uma delegação que bem sabe honrar os compromissos da associação GT Team / ART, teve o prazer de se fazer representar nas finais mais disputadas do mundo e que decorreram este fim-de-semana na cidade de Igualada, nos arredores de Barcelona, Espanha.
 Alguns resultados de enorme relevo marcaram mais uma já habitual presença deste clube, naquela que é considerada a maior festa do slot a nível mundial.
Atacando em várias frentes, foram no entanto as provas de TT que maiores êxitos trouxeram a este clube, tendo-se visto Luís Azevedo a conquistar o primeiro lugar absoluto na prova destinada aos Porsche 959 do fabricante MSC, tendo mesmo batido o piloto oficial e representante da marca que promoveu esta competição.

 Mas este mesmo piloto não se ficou por aqui e repetiu a façanha no Gr. 5 do Campeonato de Espanha. Duas vitórias absolutas que poderiam ter sido ampliadas, uma vez que Nuno Aguilar a participar com uma tremenda gripe, ainda conseguiu mesmo assim a segunda posição absoluta na categoria T1 da modalidade TT.

 Na prova raínha, a destinada aos modelos de velocidade da categoria LMP, muito embora tivessem dominado grande parte da prova, não iriam além da oitava posição por problemas mecânicos, tudo por culpa de uns arreliadores bronzes gripados, numa prova que contou com um total de 26 equipas participantes, o que bem demonstra uma vez mais, o elevado nível competitivo destes representantes minhotos.

 Mas Paulo Mendes conquistaria também um excelente 5º lugar na competição destinada à categoria Gr.5, enquanto Luís Azevedo conseguia ainda ascender à terceira posição na categoria T3, nas complicadas competições destinadas aos modelos de Todo Terreno.




 Estão pois de parabéns pela excelência dos resultados conseguidos uma vez mais além fronteiras e num território onde a experiência de nuestros hermanos costuma açambarcar a totalidade dos êxitos. Mas desta vez, o GT Team / ART deu-lhes água pela barba e trouxe até nós mais uns merecidos troféus, que vão engrossando o reconhecimento de uma cada vez mais forte formação lusitana.


E contra factos não há argumentos, uma equipa portuguesa concerteza e a dar nas vistas que se farta.
 PARABÉNS        GT TEAM / ART....

sábado, 3 de outubro de 2015

Novas motorizações Avant Slot


A Avant Slot tem mantido uma actividade em crescendo, depois da real quebra a que se assistiu. A sua parceria com a Flyslot pode ter também proporcionado o incremento de algum ar puro nesta marca o que fica provado pelos novos projectos dos camiões, por exemplo.
Mas também ao nível dos motores, irão surgir três novas referências, cujas características se parecem integrar com toda a justiça na categoria dos TT,
 Um novo motor capaz das 25.000 rpm a 12V e um surpreendente poder magnético de 6,5gr.

Os outros dois terão um poder magnético de 6,6gr. e atingem as 20.550 e 22.500 rpm a 12V, conceguindo 335 e 335 gramas por centímetro, de par.
Estarão eles pensados para as suas produções de pesos pesados. Estamos em crer que sim, que talvez seja o destino mais certo, das as suas características.