quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Uma pérola de luxo...... - Hobby Classic



 O fabricante Hobby Classic dedica-se a reproduções de modelos clássicos com história e é conhecido no mundo dos coleccionadores pelas suas belas reproduções, mas também por estarem ao alcance de poucos, devido ao seu preço bem fora do comum neste pequeno universo.
E desta vez, a sua meta atingiu um patamar de elevado gabarito e até à poucos anos inimaginável. De qualidade de elevado relevo, trouxeram até nós o primeiro modelo vencedor da clássica francesa, a prova automobilística mais famosa do mundo, as 24 horas de Le Mans.
Chenard & Walckar é o seu nome e o acontecimento ocorreu no longínquo ano de 1923 e teve como heróicos pilotos, André Lagache e René Léonard.
 Esta reprodução em resina, foi editada em duas séries, ambas limitadas. Tratam-se das versões representando o modelo no início da prova e uma segunda, com o aspecto sujo e lamacento, tal como concluiu a mesma.
A própria caixa em que o mesmo se encontra embalado, é um verdadeiro luxo. Em cartão de alta qualidade e na mesma côr do mini-modelo, completa a sua identificação com o modelo vencedor desta prova através da representação do dorsal do carro e ainda uma simulação da correia de cabedal e respectiva fivela com que na época se garantia que o capôt-motor se mantivesse firmemente cerrado e que serve ao mesmo tempo como segurança da abertura da embalagem. No seu interior, encontra-se então o fabuloso Chenard & Walcker numa base rígida e coberta por uma película espelhada, encontrando-se lateralmente duas esponjas de acabamento, onde uma delas integra uma pequena caixa que contempla um pequeno boneco e respectiva bandeira xadrez, que simulará quem deu a maratona por finalizada.
 A frente da mesma também se abre, surgindo surgindo pela parte interior algumas informações relativas à peça em questão, bem como o número de série que lhe foi atribuído. Este mesmo número surge também no chassis desta pequena pérola.



 Mas a base onde se fixa a peça é fácilmente amovível, permitindo-se desta forma, se se pretender, outro tipo de exposição mais funcional.

 Sobre a base, encontra-se uma brochura de em três línguas e igualmente de elevada qualidade.




 E da peça em si, o que poderemos referir?
Um verdadeiro luxo, é o que me assalta o pensamento. A finíssima representação das enormes jantes raiadas, saltam de imediato à vista.

 A qualidade dos bonecos, de ambos, piloto e homem da bandeira, estão muito bem conseguidos, simulando-se mesmo alguma variação de tons próprios dos tecidos.




 Volante e painel do quadrante com os respectivos manómetros, conseguem manter o equilíbrio de qualidade geral apresentada neste belo conjunto.
 Também a pintura dos bancos é feita de forma a imitar o desgaste e sujidade naturais dos mesmos.
 A faltar mesmo, está a representação do tubo de escape que não surge na traseira.
Uma peça de excelência só ao alcance de alguns e que servirá básicamente para preencher estantes de coleccionadores, mas aqui fica o histórico primeiro vencedor duma prova que preenche o ego de muitos....

terça-feira, 24 de novembro de 2015

12 Horas Slot Car de Braga - É já este sábado.....

 É já no próximo sábado dia 28 do corrente mês, que Braga irá receber o evento de cariz internacional ligado ao mundo dos Slot Cars.
Numa organização do GT Team Slot Clube, terá lugar na grande nave do Parque Municipal de Exposições de Braga uma prova de resistência com a duração de 12 horas e específica para os modelos de Grupo 5 do fabricante Sideways.
De entre as oito equipas inscritas, contam-se com formações espanholas que tão bem sabem representar a modalidade e ainda algumas das melhores formações nacionais, entre a quais a forte equipa caseira do GT Team e que, para além dos êxitos já acumulados internacionalmente, conseguiu um grande brilharete na última edição das finais nacionais de Espanha que decorreram recentemente.
É pois com elevada expectativa que se espera um bom resultado desta equipa da casa pois os seus elevados pergaminhos fazem com que seja cotada como uma das mais sérias candidatas à vitória.
Fica também aqui o convite a todos quantos queiram com a sua presença abrilhantar esta primeira iniciativa de grande envergadura e apoiar uma prova que estamos certos, não vos deixarão indiferentes.
Agradece-se desde já o apoio dado pela edilidade bracarense, Invest Braga, IBB Auto Racing, Scaleauto, Ideias AritméticasSabseg.

sábado, 21 de novembro de 2015

Ford Capri Zakspeed "Gold Leaf" - Tributo a Jochen Rindt - Sideways

Num tributo ao malogrado campeão do Mundo F1 a título póstumo, a Sideways edita o Ford Capri de Gr.5 com as côres com que Jochen Rindt corria na Lotus.
Trata-se de mais um modelo inserido na série "Historical Colors" deste fantástico fabricante, pois corresponde às cores da famosa "Gold Leaf Team Lotus", justamente onde correu este piloto, colega de equipa do brasileiro Emerson Fittipaldi.

Campeonato Todo-Terreno "One By One" - 1ª Prova

 Iniciou-se no Clube GT Team, o campeonato destinado aos modelos Todo-Terreno, estando as inscrições abertas a modelos T2 e T3, constituíndo estes últimos, uma variante da modalidade mas com chassis dotados de conceitos mais avançados e de construção muitas vezes artesanal.
 No entanto, apenas Nuno Aguilar e Rui Mota acabariam por surgir inscritos nesta categoria, enquanto o grosso do pelotão surgia inscrito na categoria T2.
A escolha das calhas para a primeira prova acabaria por ser sorteada, tendo cabido o pontapé de saída a David Azevedo, Augusto Amorim, Rui Mota e Francisco Mota Matos.

 Assistia-se também à estreia absoluta do Porsche 959 de origem Scaleauto, pelas mãos de David Fernandes. Mostrou-se fiável, mas incapaz de se guerrear mano-a-mano com os melhores T2 em presença, apesar da extrema facilidade com que este pequeno bólide conseguia abordar a totalidade dos saltos.
 A prova decorreu com a troca de pilotos a fazer-se por calhas virtuais, que é o mesmo que dizer que à saída de um piloto, outro se lhe revezava.

 Augusto Amorim apostava no seu interessante Bowler e imprimia um excelente ritmo, mas a surpresa vinha mesmo de Luís Azevedo e o seu fantástico Schlesser, um modelo da categoria T2 mas que se viria a intrometer sem grande surpresa, entre a guerra dos modelos T3. Não foi pois por acaso, o brilharete conseguido por este piloto e a sua máquina por terras de Espanha aquando das finais nacionais daquele país.
 Francisco Matos em Volkswagen Toureg ressentia-se de alguma falta de eficácia do seu modelo, o que não lhe permitia acompanhar o ritmo imposto por David Fernandes e o seu Porsche 959.

 Mas a velha guarda, ainda que as provas lhes possam correr menos bem, encontram-se sempre capazes de repartir um belo convívio.


 E enquanto Nuno Aguilar e a sua fantástica Pro-Truck se entretinha numa luta renhida a tentar acompanhar Luís Azevedo, Marco Silva não se sentia à vontade em algumas das curvas deste complicado traçado.


 Mas outra das grandes surpresas vinha da parte de César Amorim, igualmente a fazer recaír a sua aposta num Schlesser. O seu andamento era de tal modo eficaz, que acabaria mesmo por fazer perigar a posição de Augusto Amorim, tendo-se feito a diferença no final, por apenas uma volta entre ambos.
Mas Rui Mota reagia à excelência dos andamentos impostos tanto por Luís Azevedo como por Nuno Aguilar e começou a imprimir um ritmo que o levaria a bater o recorde do maior número de voltas numa calha e a estabelecer também o melhor registo de tempo numa volta, vindo a conseguir no final a vitória absoluta na prova, mas pela pequena diferença de um volta sobre Luís Azevedo.
 Nuno Aguilar situar-se-ía na terceira posição, mas já a três voltas do vencedor.
 Mas se Luís Azevedo foi a verdadeira surpresa desta primeira jornada, já que apostava numa categoria inferior, já os restantes modelos da categoria T2 se víam completamente impossibilitados de acompanhar o andamento dos primeiros, tendo sido Augusto Amorim o melhor dos outros, logo seguido do também surpreendente, César Amorim. Mas pode considerar-se igualmente uma surpresa, a classificação de David Fernandes e o seu Porsche, já que tratando-se de um modelo manifestamente inferior, viria a classificar-se no sexto lugar e não muito distante do quinto classificado.
Menos eficazes encontraram-se David Azevedo, Marco Silva e Francisco Mota Matos, já que tripularam modelos tecnicamente menos conseguidos ao nível das suas prestações, o que dificulta sempre o acompanhar da concorrência.

Pódio da classificação final absoluta.

Pódio Categoria T3

Pódio Categoria T2

 No pódio dos pilotos, Nuno Aguilar vingar-se-ìa da derrota imposta na pista, por Rui Mota.
 Mas os dois "Marretas" já ferrugentos, lá foram fazendo a festa.....

 Na Categoria T2, Luís Azevedo levaria de vencida Augusto Amorim e a grande surpresa da prova, César Amorim.
Um excelente início de campeonato, onde há já sinais de que para a próxima, irá ser mais competitivo ainda..