terça-feira, 2 de agosto de 2016

Uma família bem crescida - Porsche 956/962 Slot.It

O Grupo C tem sido até à data, o maior argumento que a Slot.It tem tido para a edição de variadíssimos modelos e versões. De entre eles, estão os Porsche 956 / 962 nas suas mais diversas formas. Cauda curta (KH), cauda longa (LH), Coupé (C) ou IMSA, todos eles foram já editados por este fabricante.
 Embora não conste nestas imagens a totalidade das referências já chegadas ao mercado, é possível ainda assim, perceber o quão grande tem sido a aposta nestes modelos por parte da Slot.It



 E tudo começo com estes dois modelos participantes na edição de 1983 em Le Mans. Com o dorsal 21, o modelo inscrito pela "Kremer Racing" e o com o dorsal 14, pertencente ao team de Richard Lloyd. Enquanto o primeiro se classificava na terceira posição logo a seguir aos modelos oficiais da Porsche, o segundo, não ía além da oitava posição.
 E seguiram-se-lhes mais uma série de modelos da série 956 LH, onde o modelo sob as côres da "Hugo Boss" seria um dos também lembrados, tendo participado na mesma edição da mesma prova, tendo-a concluído no sétimo posto.

Mas em 1982 eram os modelos oficiais a dominar em Le Mans, tendo monopolizado o pódio com os modelos 1, 2 3 três respectivamente. E não foram aqui esquecidos, sendo editados numa caixa que englobaria os três modelos e integrados na sua série especial dedicada aos vencedores de Le Mans.

 As versões KH vieram enriquecer a lista de modelos Porsche 956.

 Com a decoração "Coca Cola" surgia a primeira das versões IMSA. Trata-se já da séria 962, mas a secção traseira foi completamente revista.

 O bonito 962 LH sob as côres da "Leyton House" foi também integrado na lista de referências da Slot.It.



 O 962 sob as côres da "FATurbo", é um dos mais belos exemplares que até nós nos fizeram chegar.


 Sob as côres da "Rothmans", chegou também a versão oficial cauda curta do Porsche 956.
 Pertencente ao Team de "John Fitzpatrick Racing" e iunscrito pela "Skoal Bandit", editavam o terceiro classificado de Le Mans do ano de 1984. Trata-se de outra ´bonita e excelente réplica.
 A versão decorada sob as côres da "Jägermeister" com um inusual aileron frontal, não foi também esquecido. Esta versão simboliza em simultâneo o modelo que estreou este apêndice frontal, tendo culminado a sua prova com uma vitória. Por essa razão, na prova seguinte este aileron popularizou-se entre as restantes equipas privadas.




 Também a versão decorada com as côres da "Blaupunkt" se torna particularmente atractivo.



 De discutível beleza, encontra-se o 962 sob as côres da "tic tac".

 Em múltiplas formas e côres, temos os 956 / 962 a preencher um capítulo do mundial de resistência e aqui recordado à escala 1/32



 As versões oficiais, serão eternamente interessantes.


 Sob as côres da "New Man", os Porsche 956 atingiriam a glória em Le Mans nos anos de 1984 e 1985. Também estes foram lembrados pelo fabricante italiano.





Obrigado Slot.It. Só faltam as últimas evoluções destes modelos, desenvolvidos pela fantástica equipa da Richard Lloyd. Era bom era...

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Ninco VS Slot.It - Comparativo

Seria injusto, depois de ter escrito já alguns artigos tendo como cerne da questão um senhor chamado Alfa Romeo 155 V6 Ti do fabricante Slot.It e não versar o primeiro destes modelos chegado ao nosso mundo.
 Mais de duas décadas, é o espaço temporal que separa estas duas embalagens, ou melhor, estes dois Alfa 155 V6 Ti, que militaram no campeonato alemão DTM. Na verdade, são 22 anos que separam duas reproduções deste mesmo modelo, uma de origem Ninco e a mais recente, Slot.It
 No ano de 1994, a promissora Ninco fazia-nos chegar este bonito Alfa que constituía o segundo modelo editado, depois de ter cabido ao Renault Clio a honra de lançamento desta marca. Fornecido numa embalagem de cartão e acompanhado de um folheto onde se mostravam mais duas referências, permitiu-nos abrilhantar belas tardes de competição, onde chegou a ser a verdadeira coqueluche.
 Hoje chegou o mesmo carrito, mas para além de se tratar de uma réplica muito mais próxima da versão verdadeira que lhe dá origem, é capaz de prestações verdadeiramente notáveis. Mas os 22 anos que os separam, bem justificam as imprecisões da versão da Ninco, muito saudado na época em que nos chegou às mãos, pois de uma maravilha se tratava.

 O modelo dos dois fabricantes, visto a partir de um mesmo ângulo. São perceptíveis as diferenças entre ambos.
 
 A Ninco arriscou num modelo mais baixo e largo, na tentativa de criar um bom mini-modelo de competição. Hoje, a Slot.It apostou numa recriação o mais fiel possível e muito mais capaz de prestações verdadeiramente brilhantes. Grande parte do seu êxito, deve-se ao avanço tecnológico que permite um excelente trabalho de emagrecimento das novas carroçarias.

 As imagens de cima e de baixo, bem demonstram um modelo da Ninco substancialmente mais largo, mas também mais baixo. Além disso, a questão dos pormenores foi também um pouco descorada, quando comparado com a reprodução italiana.

 Curioso é o conceito mecânico não divergir, já que ambos se socorrem de berço de motor independente, dotando-o de motorização de caixa pequena e posição inline. Mas os resultados em pista são verdadeiramente díspares, graças também aqui, aos enormes avanços evolutivos que estes órgãos foram sofrendo.

 Belo conjunto, bem demonstrativo da passagem dos anos pelo nosso hobby