terça-feira, 22 de novembro de 2016

E esta hem?

Não é que este existe mesmo?
É conhecida a série da Sideways em que dedica um de cada modelo para o decorar com as côres da John Player Special. E desta vez, a versão não é inventada, existiu mesmo e o seu piloto foi Ian Grey.
Boa Sideways....

Os Porsche 956/962 que se encontram na forja - Slot.It

 O filão Porsche 956/962, vai-se enriquecendo com as edições da Slot.It. Mais uma edição com as côres da Jägermeister e outra do 962 IMSA com o verde o dourado e o branco da Miller, juntar-se-ão há já longa lista de interessantes Porsche de Grupo C que já existem. Estamos certos que já mais haverá um modelo tão explorado quanto este, muito embora se abordem as respectivas alterações nas linhas deste icónico modelo germânico.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Comemorativo do XXI Campeonato Nacional de Espanha 2016

 Coube desta vez a um modelo Scaleauto, a honra de modelo comemorativo do XXI Campeonato Nacional de Espanha 2016, que decorreu recentemente em Igualada, localidade situada nas proximidades de Barcelona.
 Com vários dizeres alusivos ao acontecimento dispersos pelo aileron, capota, capôt e lateral, todos eles na côr prata, distinguém-nos das restantes versões correntes deste mesmo Subaru WRC.

Na lateral, consta o logótipo da "Associação Catalã de Slot". Estes modelos e tal como habitualmente, foram distribuídos pelos pilotos participantes em cada uma das categorias naquele evento. E para Braga, por intermédio dos pilotos "GT Team / ART", vieram alguns.

Lindo, lindo, lindo....

....mas apesar disso, carregado de erros!
Numa produção do fabricante italiano BRM, chegaram ao mercado o NSU TT e o Simca 1000 Rallye 2.
Tal como habitualmente, as suas produções chegam-nos à escala 1/24 e também a essa mesma escala nos chegam estas verdadeiras preciosidades. E a reduzida dimensão real de ambos, faz com que a sua grande escala relativamente aos mais comuns modelos de slot à escala 1/32, não se transforme num verdadeiro obstáculo quando pretendermos com eles, desfrutar de algumas batalhas nas habituais pistas onde normalmente conseguimos desfrutar do verdadeiro prazer da curtição da modalidade.
 Olhemos então para uma dessas peças, no caso, a vertente alemã, personificada na bombinha em que se transformaram os NSU TT/TTS, mas aqui o do piloto Dino Eitel com a sempre bonita côr da "Gulf".
 Trata-se de uma reprodução em plástico e em que se apostou em vidros de lexan, permitindo assim que se reduzisse ao seu peso final, mas sobretudo na metade superior da carroçaria, melhorando-se por essa razão, o seu equilíbrio em curva.
 Dotado de chassis metálico, o que permitirá melhorar mais ainda o seu equilíbrio, já que o centro de gravidade destas pequenas máquinas baixe considerávelmente.
 Equipado de um motor de caixa pequena em posição anglewinder, encontra contudo no seu eixo traseiro o maior pólo de atracção. Isto porque, pela primeira vez no slot encontramos um modelo com camber negativo nas rodas traseiras, simultâneamente, de tracção. Fazendo uso de um pequeno cardan centrado nesse mesmo eixo, consegue-se assim manter ambas as rodas inclinadas relativamente ao plano horizontal da pista. Admite-se, que esta aposta venha a traduzir-se em lucro comportamental das réplicas destas pequenas bombinhas.
E olhar para eles, maravilha-nos......
Mas partamos para um pequeno comparativo, em que o poremos num confronto com igual versão, mas da mais comum escala 1/32.
Servir-nos-emos então duma produção Revell, correspondente exactamente ao mesmo carro, permitindo-nos aditmir não se tratar no entanto, exactamente da mesma versão, já que a colocação de alguns logótipos não corresponde exactamente à mesma posição.
 E olhando para ambos, algumas diferenças acabam naturalmente por sobressair. A côr, ausência e presença de spoiler frontal, alargamentos das rodas, serão alguns dos aspectos que não passam despercebidos. Quanto à côr, trata-se de algo sempre difícil de avaliar, mas diz-me a minha convicção, que a maior correcção se encontra do lado da versão maiorzita. E quanto ao resto?

Este pequeno "Gulf" nunca se equipou de spoiler frontal, e dispunha do radiador completamente a descoberto. Quanto aos alargamentos, apenas umas ligeiras abas lhe foram acrescentadas.
 Assim sendo, a versão mais reduzida encontra-se bem mais correcta, já que cumpriu com exactidão em ambas as situações. Mas podem ser observados mais pormenores.
A barra em alumínio que liga os dois grupos ópticos frontais, deveria no modelo da BRM surgir substanciamente mais grossa, já que assim, nem sequer permitiu a inclusão descentrada para o lado esquerdo do modelo, da sigla "TT" e o seu respectivo xadrez, tal como se torna possível observa na imagem que mais acima se mostra, do modelo real. Também a sigla NSU que surge centrada a acima da citada barra, deveria ser retratada com maior dimensão. Os piscas laranja de formato rectangular, deveriam ainda no mesmo modelo, aparentar maior dimensão.
Mas percebe-se pela leitura da imagem de baixo, a enorme correcção que a Revell nos conseguiu apresentar, relativamente a todos estes pormenores.
Abordemos agora a secção traseira, servindo-nos para o efeito da imagem do modelo real que aqui se mostra.
Mesmo ao centro, surge gravado na chapa um "rectângulo" sem faces laterais, substituídas por arredondamentos. Esse pormenor surge retratado na ver~so da Revell, mas não da BRM.

 Mas o painel traseiro contém mais erros na criação à escala 1/24. Tal como à frente, também atrás desapareceu a sigla "TT" e respectivo xadrez, por culpa da reduzida altura entre o capôt-motor e o triplo conjunto óptico traseiro. E se atentar-mos no friso demarcado na própria chapa e que culmina com uma curvatura para baixo no alinhamento do farolim mais interior, percebemos que se encontra uma vez mais incorrecto na versão da BRM, já que a sua terminação acontece a direito.

 Os próprios farolins e pisca incluído, surgem de forma demasiado proeminente. Ridiculamente sobressaídos, mostram-se verdadeiramente irreais. A grelha que surge no painel lateral e que serve de tomada de ar de arrefecimento do motor, além de mal desenhada é também demasiado baixa, algo que uma vez mais a Revell reproduziu com maior realismo e exactidão.

 Mais dois pormenores em que a Revell continua a marcar pontos. Esta versão específica gastava jantes BBS rendilhadas e não as de furos redondos com que a BRM o equipou. Um pormenor bem mais discreto mas de incompreensível falha por parte da BRM, encontra-se na colocação do discreto pisca que se localiza sobre os guarda-lama frontais e já perto do pilar da capota (junto ao triângulo do corta-corrente). Pequeno e redondo, a Revell não se esqueceu dele. Na verdade, a BRM também não, apenas o deslocalizou. E para onde? Pasme-se, ficou lateralmente junto ao grupo óptico frontal.

Agora a inocente pergunta. Porque não terão eles reproduzido antes a versão "Jagermeister"?



É que este sim, corresponde em tudo à versão reproduzida, à excepção é claro, dos erros de proporções apontados.


Ah, um último pormenor. Não vos parece que o piloto de tão à frente que se encontra, deva estar a aprender a conduzir?
Afinal, como se pode errar tanto, numa escala tão mais favorável?
Apesar disso, não me perguntem porquê, estou encantado com este NSU...
Haverá coragem para os pôr a rolar em pista? Com certeza que sim, mas de certeza que não sou eu....

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Campeonato Interclubes Bajas Slot - 10ª e última prova

É este sábado dia 19 que decorrerá a última prova deste extraordinário campeonato dedicado aos modelos Todo Terreno, a decorrer nas instalações do Guimarães Slot Clube.
Referir que este campeonato nasceu duma iniciativa de Guilherme Tavares da Silva, um membro do Slot Clube do Porto, que conseguiu juntar cinco clubes da zona norte, para se conseguir pela primeira vez em Portugal um campeonato desta dimensão e específica para este tipo de modelos do mundo dos slot cars.
Com os títulos todos por decidir em quatro classes, é pois com natural emotividade que cada um dos ambiciosos campeões encararão esta última jornada.
Boa sorte a todos .....

O futuro hoje - Chegou a revolução

The Area 71 Slotcars, é um novo nome a decorar pelos amantes da modalidade slot cars.
É afinal, a revolução e o culminar da evolução das criações 3D no nosso mundo.
Pela amabilidade de Alfredo Carvalho e da sua loja SC1968 Slot-Cars & Toys, foi-nos possível apreciar e analisar o que já é possível fazer-se em impressoras a três dimensões.
Este fabricante produz os seus chassis, algo já comum, mas também as carroçarias e os seus interiores através deste método.
Tudo perfeitamente embalado e embrulhado, onde não falta também um folheto explicativo.


A acompanhar este Kit, uma embalagem de origem Scaleauto com os parafusos necessários para a montagem dos acessórios mecânicos que terão que ser acoplados ao chassis e em cuja aposta farão parte escolhas pessoais.
Também dois  suporte de patilhão de dimensão distinta, perfeitamente dimensionados para o chassis em questão.

 O chassis encontra-se também dimensionado para receber berços de motor de origem Slot.It, visto também estes se terem vindo a mostrar como uma óptima opção. Encontra-se também desenvolvido para receber parafusos allen com o objectivo se poder afinar a altura do eixo da frente.
 Mas o kit está absolutamente completo, onde não falta o aileron deste belo Lamborghini Uracan, o aileron, os retrovisores e ainda os insert's que simulam as jantes. Do cockpit consta o torso e a cabeça do piloto é um acessório independente. Os vidros são em acetato extremamente fino, o que requererá algum cuidado na sua montagem, pois o risco de os perder, existe. Referir que o fabricante tem o cuidado de deixar visível através de côr os limites dos vidros, para que se tornem assim mais perceptíveis.
 O peso de cada órgão poderá ser analisado em cada uma das imagens que se seguem. O habitáculo já com a cabeça do piloto, pesa 2,3 gr.
 O chassis, sem qualquer órgão a ele acoplado, fica nas 7,6 gr.
 A carroçaria regista as 11,3 gr
 O conjunto das três peças não regista sequer as 22 gr.
 Estes registos surpreendem pela sua extrema leveza, atendendo sobretudo à inovação do conceito e à qualidade do plástico utilizado. Muito flexível e a fazer lembrar um pouco a borracha, deixa adivinhar no imediato que se tratarão de modelos verdadeiramente silenciosos. Aliado a isso, a sua flexibilidade permitirá que em pistas abrasivas como a Ninco por exemplo, deverão absorver na perfeição as habituais vibrações.

 A sua agradabilidade ao tacto é outra surpresa, já que não tinha-mos nunca antes observado impressões deste tipo, tão lisas. Não apresentando na sua superfície qualquer nervura habitual neste tipo de impressões, acreditamos que as impressoras de que se servirão para esta realização, serão provávelmente de uma nova geração. Não descoramos no entanto, que se tenha recorrido a algum trabalho manual extra de refinamento após a impressão, de forma a conseguir-se este interessante acabamento.

 De louvar é o facto de se conseguir a reprodução de ínfimos pormenores, absolutamente dignos de injecção em plástico, ainda que a qualidade não possa ser verdadeiramente comparável.
 A parte interior da carroçaria não apresenta o mesmo tipo de acabamento visível no exterior, mas ainda assim de grande qualidade.

 Resta dizer que este produto tem a assinatura italiana, o que começa a ser marcante no seio das  boas produções dedicadas à modalidade.

Agora ficarão por comprovar as verdadeiras potencialidades dinâmicas deste novo produto. No entanto, a qualidade do material aqui aplicado, levanta a séria suspeita de que estaremos perante uma verdadeira surpresa dinâmica dentro do panorama competitivo ao mais alto nível.
Mas se com o Lamborghini Uracan se atreveram a uma estreia mundial, este fabricante não se limitou a ficar por aqui e editou já também o novo Chevrolet Corvette.
 Os adjectivos atribuídos ao modelo anterior, são extensivos a este ícone americano. De linhas distintas, cada um deles terá os seus próprios admiradores.

 É possível observar-se que não se fugiu a pormenores, ainda que a qualidade não resulte igual às produções plásticas, nascidas de complexos e dispendiosos moldes.
 Com um chassis mais pesado mas uma carroçaria mais leve, o Corvette perde ligeiramente para o Lamborghini na batalha dos pesos.


 Em baixo percebe-se que o acabamento interior é de qualidade inferior à exterior.

Confirma-se no entanto que estamos a entrar numa nova era do slot, apoiada quase em produções à medida e em que cada um de nós, um dia destes, produza as suas próprias criações.
Afinal, o futuro é mesmo hoje....