quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

1º Campeonato LusoGalaico Velocidade DTM & DTM Clássico

 Numa organização conjunta entre três clubes de Espanha e dois de Portugal, arrancou em Guimarães nas instalações do "Guimarães Slot Clube", o 1º Campeonato LusoGalaico de Velocidade.
E este primeiro campeonato que unifica minhotos e galegos, compõe-se de três campeonatos distintos, mas onde dois deles repartem a competição. Isto é, se os modelos de Grupo C em que os participantes repartem modelos por se tratar de uma mini resistência, os modelos de DTM repartem-se em dois, os "PRO", destinado a máquinas da nossa era e os mais antigos um pouco, os "Clássicos", onde pontificam por exemplo os Alfa Romeo recentemente editados pela Slot.It.

E é sobre estes dois últimos que versará esta primeira reportagem, muito embora o sábado último recebido os três campeonatos.

E foi um sábado frio que viu chegar as várias formações à cidade berço, mas cujo ambiente haveria de aquecer pela excelência de ambiente ali sentido e vivido. O calôr da animosidade ajudava também a ultrapassar a menos agradável temperatura, já que desde as qualificações até às provas em si, tudo ajudava nesse sentido.

Inscrições e verificações são procedimentos obrigatórios e a que não se foge nunca.Em cima, fica retratado um desses imprescindíveis momentos.

Nos tempos mortos, foram vários os momentos em que os concorrentes aproveitaram para diálogos de vária ordem, mas onde quase sempre o slot se sobrepunha.
E na hora da primeira batalha, os rostos mudavam de expressão, denotando uma maior rigidez imposta pela necessária concentração.





E da mesa, os modelitos trocavam de posição, sendo postos no meio onde teriam de provar encontrar-se em melhor forma do que o seu vizinho.
Era o campo de batalha. Era o levantar da cortina que levaria pilotos e máquinas à grande incógnita. Quem se encontraria em melhor forma? Eram breves os momentos que os lavaria a essa descoberta, mas árdua a luta em cada volta, onde despistes e imponderáveis poderiam deitar tudo a perder. Era pois então necessária toda a concentração e alguma sorte também. E ao último aviso sonoro, irromperam duma só vez.



Nos intervalos de troca de calhas, enquanto uns se conseguiam libertar e desanuviar, outros nem tanto.




Aos pistadores, era-lhes exigida a mais séria conduta e concentração.



Aos pilotos não se lhes pedia nada disso, nem era preciso...

Acompanhando a prova através do monitor...

A quantidade de pilotos presentes impôs a realização de duas mangas, tendo-se ainda recorrido a calhas virtuais.


Era impossível disfarçar o bom ambiente ali sentido e as brincadeiras entre adversários era uma constante.






E ao fim de cada calha, lá saía um e entrava outro.











Uma imagem em que surgem dois DTM PRO e dois Clássicos.
De Espanha, uma representante feminina.

No final, a vitória absoluta pertenceria a David Azevedo do GT Team Slot Clube, sendo simultâneamente o vencedor do DTM PRO.
Nos DTM Clássicos e sexto classifificado da geral, ficaria Paulo Mendes, outro dos representantes do GT Team Slot Clube.

O pódio dos DTM PRO, com David Azevedo como vencedor, seguido de Marco Silva e Paulo Relvas, ambos do Guimarães Slot Clube.
No pódio dos carros, os três primeiros lugares foram repartidos pelas três marcas em presença.

No pódio dos pilotos participantes no DTM Clássicos, Paulo Mendes ao centro como vencedor, seguido de Augusto Amorim e Luís Azevedo.
Uma excelente jornada onde sobressaíu a excelência do ambiente ali sentido e onde se fez igualmente notar a boa organização do clube anfitrião.
Parabéns a todos quantos com a sua presença conseguiram marcar esta primeira jornada e agora, siga a caravana para terras de "nuestros hermanos". Setas apontadas para MANGALLO.......

Campeonato Slot Raids TT 2017 - Inicia-se este sábado


Arranca já neste sábado próximo, o Campeonato Slot Raids TT 2017, promovido pelo GT Team Slot Clube, numa iniciativa que engloba várias Classes, mas todas sob a regulamentação praticada em Esapnha ao abrigo do organismo URRS.
Abrangendo seis Classes, espera-se a adesão dos praticantes em mais do que uma das classes, o que tornará o campeonato mais disputado em cada uma delas.
Aos eventuais interessados, aqui se disponibilizam no link abaixo, os regulamentos pelo qual se regerá este campeonato.
https://drive.google.com/drive/folders/0B8itiwZhjwktVXJPdGxqZHJFelU

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Eis que chega o quinto "John Player Special"

 Há já algum tempo anunciado, o BMW 3.20 Gr.5 da Sideways, chega-nos agora integrado na sua série de edição limitada dedicada às côres da "John Player Special".
Depois do Ford Capri, BMW M1, Porsche 935 Moby Dick e do Ferrari 512 BB, chegou a vez do 3.20. Contráriamente a todas as anteriores versões desta série, desta vez trata-se de uma versão que existiu de facto e que teve como piloto, Ian Grey.
E ao que parece, estaremos perante uma excelente réplica, absolutamente condizente com a realidade, onde nem sequer faltam os vidros azulados.

1º Campeonato LusoGalaico Velocidade - Começa este fim-de-semana

 Com apoio da Scaleauto / IBB Auto Racing, vai ter início no sábado próximo o 1º Campeonato LusoGalaico de Velocidade, uma iniciativa que uniu o Guimarães Slot Clube e GT Team Slot Clube de Portugal e ainda o Slot Baixo MiñoMangallo Slot e Club Rias Baixas Slot de Espanha.
Este campeonato conjunto repartido entre estes cinco clubes, compõe-se de três campeonatos, já que se realizam os campeonatos DTM Pro, para modelos de última geração e dotados de chassis 3D, DTM Clássicos, do qual fazem parte os modelos participantes naquele campeonato até 1995, onde se incluem a recente criação da Slot.It e um campeonato de resistência por equipas, para os já conhecidos Grupo C.
E o tiro de partida acontecerá na pista do clube de Guimarães, para onde rumará a caravana de participantes aderentes a esta iniciativa. O nível competitivo será elevado, já que as formações se encontram recheadas de participantes reconhecidamente dotados.
Vai pois começar em força, esta época de 2017.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Falcon Slot Cars - Uma nova marca

 Falcon Slot Cars é um novo fabricante que se apronta a fazer a sua chegada. As imagens disponíveis da sua primeira criação, os Porsche 908/3 Turbo, não revelam do que se tratam verdadeiramente estas miniaturas, mas a primeira impressão que nos fica, é de modelos dinâmicamente próximos dos SRC ou Fly e em termos de reprodução, estamos perante modelos extremamente angulosos e de formas declaradamente erradas, como é o caso das asas verticais que suportam o aileron.
 Tendo estes carros uma frente bastante arredondada, não é essa a sensação que nos transmitem as fotografias até nós chegadas. Poderão as intenções ser boas, mas ou muito nos enganamos, ou estaremos perante mais um flop.

Sideways - A surpresa

Chegou o primeiro Lancia Stratos Grupo 5 da Sideways. E afinal, para nossa surpresa, não nos chegará nenhuma das míticas decorações, mas uma versão totalmente negra e baça, comum nos modelos que na época serviam como base para homologação. Não deixa no entanto de ser uma surpresa amarga, pois não seria exactamente isto que se esperava.
Mas chega também mais uma versão do BMW M1 de Grupo 5, com uma decoração que não gera consenso, mas que reproduz o melhor de todos os M1 construídos para aquele campeonato.

Renault 5 Grupo 2 - Le Mans MIniatures

 Disponível a partir desta semana, encontrar-se-á este belo Renault 5 de Gr,2 oficial, participante no Rali de Monte Carlo em 1978 pelas mãos de Jean Ragnoti, tendo-o terminado na segunda posição final. Trata-se de uma surpreendente criação da Le Mans Miniatures, mas senti-mo-nos extremamente gratos pela sua criação, já que além de bonito, é também detentor desse extraordinário resultado.
 E a miniatura em si, denota a extrema qualidade habitualmente posta em cada um dos seus modelos. O único e eventual senão, poderá prender-se com a provável falta de características dinâmicas, já que tratando-se de uma realização em resina poderá encontrar-se penalizado em termos de peso.
Obrigado e parabéns Le Mans Miniatures.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Mais dois da Slot.It para 2017

 A Slot.It anuncia mais uma versão para o Porsche 962C KH e outra para o Nissan R90CK. Em ambos os casos, é indiscutível que se tratam de modelos com apelativas decorações, ao mesmo tempo que se comprova o excelente filão que representam os Porsche 956/962 para a Slot.It.
Venham eles....

1º Campeonato Raid Slot Luso Galaico - Prestes a arrancar

Vai levar-se a efeito a partir do dia 25 de Fevereiro o primeiro campeonato Luso-Galaico, destinado a modelos de TT e aos associados de cada um dos clubes organizadores.
Repartido entre Portugal e Espanha, este campeonato percorrerá as instalações da Mosslot, em Espanha, do Slot Clube do Porto, Guimarães Slot Clube e GT Team Slot Clube, finalizando-se esta iniciativa com uma concentração num verdadeiro festival TT, em Tui, Espanha.
As categorias admitidas são as habituais T1, T2, T3, T5 e como novidades, as T2 Scaleauto e T-Retro, sendo que esta última fará parte do programa, apenas na prova de fecho do campeonato.
Os regulamentos pelo qual se regerá esta iniciativa, serão os mesmo do organismo espanhol URRS.
Cada participante poderá apostar em duas das categorias para as quais pontuará, mas admitindo-se a sua participação na totalidade das categorias.
Todas as provas se encontram agendadas com início às 9:30h, devendo ocupar-se a totalidade do sábado.
 Mais uma iniciativa que elevará o nível da modalidade nacional e espanhol, dada a qualidade dos praticantes em presença.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Audi R8 LMP Slot.It - o segundo



Com a referência SICA33A, a Slot.It edita o seu segundo Audi R8 da categoria LMP, no que será também o seu primeiro lançamento do ano de 2017 e depois de nos ter feito chegar o mesmo modelo, mas na sua versão vencedora de Le Mans no ano 2000.

 Trata-se do modelo que participou na prova de Adelaide, na Austrália e com a curiosa decoração alusiva ao meio selvagem que caracteriza grande parte daquele território.
 A sua singular decoração não deixará muitos indiferentes, dada a sua originalidade e exuberância das suas côres.

 Sem dúvida um belo exemplar, que foi igualmente trazido até nós pela Scalextric/SCX, o que vem provar que esta decoração não poderá ficar esquecida por quem quer que edite este modelo.