domingo, 25 de fevereiro de 2018

Excelente iniciativa - NSR

Numa edição limitada a 500 exemplares, o fabricante NSR honrará através do seu mais icónico modelo, o Mosler MT900R, a memória do criador desta marca pelo 5º aniversário do seu trágico desaparecimento. Desta forma eterniza-se a memória de Salvatore Noviello, um comunicativo italiano de baixa estatura com quem eu e alguns dos elementos deste clube tiveram a oportunidade de privar e que nos permitiu a honra de estrear mundialmente o Audi R18, na altura, uma absoluta novidade.
Este fabricante prega-nos também com esta edição uma verdadeira partida, já que a vestimenta com que o decora, quem diria, é mesmo da Gulf....
Parabéns pela iniciativa de que estamos certos, muita gente sensibilizará.






Mas que máquina...

 Anunciado pela Slot.It na última Feira de Nuremberga, o Maserati Granturismo GT3 constituirá eventualmente a surpresa do ano de 2018.
Depois de ter popularizado os modelos de Grupo C e se ter aventurado muito recentemente nos DTM clássicos, surpreenderia meio mundo ao imiscuir-se agora também na aventura dos GT3.
 Com data prevista para o final do corrente ano, são agora mostradas imagens da mecânica deste modelo que se distingue pela sua extrema beleza. Falta saber se se destacará também no seio dos modelos GT3, já que o mercado se encontra efervescente no que a esta categoria diz respeito.
Começamos a ficar já com água no bico...

II Campeonato Slot Car Luso Galaico 2018

 Decorreu nas instalações do "Rias Baixas Slot" a segunda prova integrada no campeonato conjunto entre clubes portugueses e espanhóis. Desta feita o nosso destino foi Espanha, para o confronto entre modelos sport protótipos e modelos de Grupo C, em provas divididas em dois distintos campeonatos.
 Fez-se notar a ausência da totalidade dos participantes do Guimarães Slot Clube, clube este que receberá a comitiva participante na próxima jornada.
Mas a pista que nos recebeu mostrou-se difícil para a totalidade dos estreantes, dada a existência de uma zona técnica de elevada dificuldade.
 A parte da manhã destinou-se de acordo com a regulamentação aprovada, à prova individual e destinada aos modelos Sport Protótipos Clássicos.
 A tarde seria destinada a formações de dois ou três pilotos e as máquinas eram os sempre interessantes modelos de Grupo C.
Da parte do Clube Slot do Minho surgia uma comitiva bem composta e onde para além de Eugénio Veiga, um estreante nestas andanças, se encontrava também o iniciado Marco Freire que diga-se, se portou condigna e honrosamente nesta difícil deslocação.

 E no que se refere aos bólides clássicos, "nuestros hermanos" dividiam a sua aposta entre os novos Lola da Thunder Slot, alguns modelos da Slot.It e ainda o Ford GT40 da NSR. Já nós resumíamos a nossa aposta aos sempre eficazes modelos da Slot.It.





 E seriam 23 os participantes a preencher a primeira parte do dia e onde os concorrentes locais acabariam por se impôr com alguma naturalidade à restante armada forasteira.
 Um dos nossos melhores representantes, Paulo Mendes, acabaria por ser vítima de afinações de última hora, o que lhe valeria uma classificação no final da tabela, algo muito pouco condizente com o seu real valôr e reconhecidas capacidades.

 E enquanto uns se aplicavam com todo o seu saber pela conquista da melhor posição, outros descontraidamente conseguiam pôr algo em dia.

 Alfonso Mouriño acabaria por ser um extraordinário vencedor, numa prova em que o melhor português, Luís Azevedo, não conseguiria ir além da oitava posição. Esta classificação bem demonstra o elevado ritmo imposto pelos participantes espanhóis melhor conhecedores deste complicado traçado.


             Classificação final Sport Protótipos Clássicos             


 No pódio dos modelos, ficou demonstrada a supremacia dos novos Lola da Thunder Slot. No meio, um inesperado Ford GT40 da Slot.It

Para a tarde vinham as formações para tripular os fantásticos Grupo C. Aqui a escolha resumia-se aos modelos da Slot.It, mas ficou claro que os Nissan são já tidos como a melhor das opções, dada a totalidade das apostas observadas.




 A prova foi igualmente intensa e com a vantagem a pender fortemente e novamente para as formações espanholas. Muito rápidos e adaptados ao complexo traçado, acabariam por deixar na quinta posição a melhor das formações lusas, correspondendo à equipa GT Team / ART1 esse privilégio, logo seguida de mais duas das formações portuguesas. A fechar a tabela, a menos experiente formação nacional constituída por Eugénio Veiga e Marco Freire. Mas não poderia deixar passar em claro que esta equipa demonstrou não se sentir por esse facto diminuída, encarando com toda a coragem este difícil desafio que certamente intimidaria muitos concorrentes. Parabéns por isso, caros amigos do GT Team / ART4.
 O pódio dos modelos confirmaria a real superioridade dos Nissan sobre as restantes marcas em presença, os dois Lancia LC2 e um Porsche 962 IMSA.
 Ficou assim fechada a segunda etapa de um campeonato que tem ainda muitas etapas por cumprir e que irá à medida da sua progressão gerar muitos pontos de interesse.

Foi com muita garra que se pilotou nesta prova....

Campeonato GT Open - Segunda prova

A segunda jornada do Campeonato GT Open, incluído nas habituais actividades do Clube Slot do Minho, iniciou-se com a grata surpresa de termos assistido ao evoluir em pista de 21 participantes, um número para nós verdadeiramente invulgar e que suplantou largamente o já bonito número de catorze presenças da primeira contenda. E foi com mais agrado ainda que vimos alguns dos recém-chegados a demonstrarem sem preconceitos, imenso interesse em se imiscuírem na luta por cada um dos lugares. Destacamos os nomes de Jonathan Barbosa que começa já a escusar apresentações, o nosso pequerrucho João Preto, a nossa pequenita Sofia Aguiar a estrear um belíssimo Lamborghini "Gulf" e numa estreia absoluta mas onde ficou claro que virá a tornar-se um bico-de-obra para os mais experientes, Eduardo Leite. A estes juntaram-se ainda as presenças de alguns pilotos de créditos já firmados e oriundos do Guimarães Slot Clube.
 O número de participantes obrigaria a que se realizassem duas mangas, com a inclusão em cada uma delas de calhas virtuais.
 E este campeonato acaba por demonstrar a valia de uma interessante variedade de modelos de diversa origem, mas onde se confirma a tremenda valia dos velhinhos Saleen e a cada vez maior aposta neste mesmo modelo por parte dos concorrentes.
 Jonathan Barbosa e Eduardo Leite numa plena demonstração de camaradagem, momentos antes do decorrer da primeira das lutas que decorreu esta sexta-feira última.
 E para a primeira das mangas estiveram Jonathan Barbosa, Eduardo Leite, Francisco Matos, Miguel Carvalho, Marco Freire e o benjamim João Preto.
 Enquanto isso, outros punham a conversa em dia, como foi o caso de José Pedro Vieira e Paulo Relvas.
 Sofia Aguiar, uma menina que embora não tivesse demonstrado a rapidez de João Preto, quase acabaria por levar a melhor sobre o mais rápido e ao mesmo tempo o seu mais directo adversário, tendo-se para isso valido duma condução extremamente segura e eficaz, onde pautou o seu desempenho pela quase ausência de despistes, demonstrando uma maturidade verdadeiramente notável.




 O bonito Lamborghini com que Sofia Aguiar se estreava em campeonatos deste clube.




 Marco Freire estreava o seu novo Ferrari de origem Black Arrow.
 A segunda manga acabaria por colher os pilotos que melhor se posicionam em termos de campeonato, surgindo claro, também as melhores e mais bem preparadas máquinas.







O elevado ritmo imposto nesta segunda etapa do campeonato por Augusto Amorim, acabaria por o levar à primeira posição absoluta, onde as duas voltas de vantagem por si conseguidas sobre o segundo classificado, não correspondem ao que se vinha tornando já um hábito, ou seja, acabaria por se tratar de uma vitória com alguma margem de segurança. A segunda surpresa acabaria por surgir por parte do também jovem David Fernandes, ao impôr o seu Lamborghini de origem Sideways a adversários de respeito, como são os casos de Paulo Mendes, Luís Azevedo e David Azevedo.
 José Pedro Vieira intrometia-se também entre Rui Mota e Marco Silva, no que acaba também por demonstrar a valia de quem pensa ter dotes apenas para o mundo dos ralis.
Dos "estrangeiros", um elogio aos desempenhos de Filipe Vinagreiro e Paulo Relvas, que acabariam mesmo por se impôr a Miguel Carvalho. Ricardo Moura, o terceiro representante vimaranense, acabaria por levar a melhor sobre Jonathan Barbosa, este último um novato a demonstrar francos progressos na difícil arte de pilotagem deste pequenos bólides. João Preto e Sofia Aguiar é que se entregaram a uma das mais bonitas lutas desta jornada e onde fica no ar que esta menina vai acabar por fazer estragos. Vamos lá João Preto, temos uma verdadeira ameaça às pernas....
Para finalizar, uma palavra de apreço a Eduardo Leite, pela coragem em se envolver neste tipo de aventuras, sem o mínimo de experiência. Contudo ficou claro, de que não precisará de grande esforços para que comece um dia destes a causar aos mais experientes, algum embaraço. Muitos parabéns Eduardo.
 E foi com este excelente parque automóvel que findou esta segunda etapa de um campeonato que se encontra ao mais alto nível.

E os Saleen começam a consolidar uma inesperada imagem de modelo vencedor.
Venha a terceira...