terça-feira, 13 de março de 2018

Já rola o Ferrari 312 B2 da Policar


 Estas são as primeiras imagens disponibilizadas pela Policar do seu protótipo rolante, da futura criação para os F1 clássicos. Trata-se do Ferrari 312 B2, um ícone no seio da F1 pela incursão nas inovações aerodinâmicas por ele introduzidas neste tipo de carros de competição e agora mostrado, ainda que em fase de protótipo numa produção em 3D.
 E encontra-se trabalhado de modo a poder futuramente apresentar as evoluções de carroçaria, onde surgiram várias frentes, ailerons e tomadas de ar para o motor.



Mecânicamente o conceito mantém-se fiel à linha original, numa perfeita filosofia de que no que está bem, não se mexe.
Percebe-se a aposta em pneus mais largos que os das anteriores criações, o que vai de encontro às evoluções sofridas no seio da F1 dos finais dos anos 60 e início dos 70.
Por comparação entre estas duas imagens, percebe-se que o Ferrari virá já equipado com rodas mais largas no eixo posterior.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Campeonato Rallyslot Entre Douro e Minho - Segunda etapa - Guimarães Slot Clube

 As instalações do Guimarães Slot Clube receberam a segunda etapa do mais importante campeonato de ralis levado a cabo no norte de Portugal. Reunindo três representativos clubes, acaba por se gerar uma sinergia muito própria e adequada aos mais elevados desempenhos dos especialistas desta modalidade.

 Três classificativas compunham o rali, onde os pilotos as teriam de percorrer por duas vezes em cada uma das duas classes em disputa, pertencendo aos WRC e aos Grupo B o desfile pelos traçados ali montados.

 O parque apresentado era de categoria elevada, tendo-se no entanto notado a ausência de alguns pilotos de craveira firmada no mundo dos ralis.










 Nos Grupo B, Bruno Magalhães assumiria uma categórica vitória, numa luta em que Eugénio Veiga acabaria por perder a segunda posição por uma evitável penalização. De facto pena, pois a quinta posição assim conseguida, não retrata o verdadeiro desempenho ali demonstrado. Mas acabaria por ter tido pior sorte José Guilherme, já que um descuido na preparação do seu fantástico Fiat Punto, o levaria à desclassificação.


 David Azevedo terá sido um dos mais sérios casos, já que se apresentou com um Subaru verdadeiramente bem preparado, mas demonstrou também uma notável e surpreendente rapidez, que o levaria à vitória nos WRC e absoluta, através de um desempenho que acabaria por não permitir a menor das veleidades ao seu mais directo opositor. De facto estamos perante um caso sério que começa a nascer, já que havia averbado igual resultado na prova de estreia deste campeonato.


 Mas importante, foi a continuidade da comunhão de interesses que este clube, Slot Clube do Porto e Clube Slot do Minho continuam a desenvolver, para que se mantenha viva a chama destas actividades que sabemos, tão acarinhadas são pelos apaixonados praticantes.


 Nuno Godinho deu também nas vistas, tendo comparecido munido de máquinas muito bem preparadas.






                                                Pódio WRC                                        
1º - David Azevedo - Clube Slot do Minho
2º - Nuno Godinho - Slot Clube do Porto
3º - Augusto Amorim - Clube Slot do Minho

                                             Pódio Grupo B                                    
1º - Bruno Magalhães - Guimarães Slot Clube
2º - Augusto Amorim - Clube Slot do Minho
3º - David Azevedo - Clube Slot do Minho

domingo, 11 de março de 2018

Penúltima jornada Campeonato GT Open - Mais uma para Augusto Amorim

 A penúltima jornada do Campeonato GT Open levado a cabo pelo Clube Slot do Minho, viu uma vez mais Augusto Amorim e o seu Saleen a imporem-se à restante armada de adversários, numa jornada pautada pela continuidade da presença de alguns pilotos a consolidarem a aprendizagem na modalidade.
 Com dezoito presenças e em que a variedade de modelos continua a ser uma mais valia, a verdade é que parece termos que continuar a contar com a supremacia do velhinho Saleen, já que mesmo com a aposta de Paulo Mendes no Ferrari da Black Arrow, parece continuar a não haver argumentos que combatam o modelo da Arrow Slot.
 Acabaria mesmo por ser com alguma folga que Augusto Amorim averbava mais uma vitória no campeonato, impondo-se novamente a Paulo Mendes, enquanto finalmente David Azevedo acabaria por conseguir um lugar no pódio ao conseguir a terceira posição final, impondo-se ao também sempre rápido David Fernandes.
 Mais abaixo a luta gerava-se entre Marco Silva e Rui Mota, sendo a vantagem favorável ao primeiro pela diferença de 0,3 segundos, o que bem demonstra a animosidade gerada na disputa pela quinta posição. O sétimo lugar era disputado por José Pedro Vieira, Miguel Carvalho e Nuno Mendo com a classificação final a manter esta ordem, registando-se a diferença de uma volta entre cada um deles, mas bem demonstrativo do equilíbrio de forças que vai acontecendo neste disputadíssimo campeonato.
 Filipe Vinagreiro viria a finalizar no décimo posto mas com o mesmo número de voltas de Francisco Matos, em mais uma luta de deixar os nervos em franja. Impuseram-se estes a Eugénio Veiga e Luís Pinto, também eles numa animada luta em que o primeiro acabaria por levar a melhor sobre o seu adversário, por uma volta de vantagem.
Ricardo Moura seguia-se-lhes na décima quarta posição, mas demonstrando uma melhor adaptação a um traçado que lhe é estranho. Um pouco abaixo das expectativas ficava Marco Freire, que acabaria por não ir além do décimo quinto lugar.
 Jonathan Barbosa seguia-se na classificação final, onde o mesmo número de voltas conseguido belo nosso benjamim, João Preto, comprova que nesta modalidade a diferença de idades não tem qualquer importância. Afinal, dois aprendizes a dar o melhor de si e onde se percebe uma verdadeira adaptação evolutiva de ambos.
 Eduardo Leite, outro iniciado na modalidade, acabaria por ser vítima não da sua falta de prática, mas sobretudo da falta de adaptação aos inúmeros punhos que lhe têm passado pelas mãos. E enquanto esta questão não tiver fim à vista, cremos que a evolução deste piloto terá um período de aprendizagem mais prolongado do que seria desejável, já que se percebe notóriamente, verdadeiro potencial da parte deste novato.

 Em termos de fabricantes, fica claro que Arrow Slot e Black Arrow serão as melhores apostas, mas percebe-se que há características dinâmicas de relevo, sobretudo por parte do modelo Corvette da Scaleauto. Depois disso, parecem encontrar-se as produções da Sideways.
Em termos de campeonato e caso tudo corra dentro da normalidade, parece que temos mais um título entregue a Augusto Amorim, enquanto Paulo Mendes se terá sentido desta vez, completamente impotente para contrariar esta veia ganhadora do seu mais directo adversário, mas como já ouvi alguém dizer, "prognósticos só no fim do jogo"....