domingo, 27 de janeiro de 2019

Chega ao mercado um pequeno tesouro - Scalextric/Superslot

 Pois podem até nem ser grandes máquinas, o que não são mesmo. Podem até estar sem qualquer brilho, o que é uma verdade. Mas a verdade mesmo, é que não existirá ninguém que lhes fique indiferente.
 Pelas produções da Scalextric/Superslot, chegou ao mercado este Set composto por um Volkswagen carocha e uma carrinha Volkswagen "pão de forma", com a extraordinária representação com que a natureza normalmente ornamenta os carros que são dados ao desleixo.
 Uma perfeita simulação de ferrugem foi a aposta deste fabricante em cada um dos modelos, para assim conseguir uma invulgar imagem sobre as suas produções de slot car. O realismo conseguido é absolutamente notável, mas se não fará parte dos horizontes da totalidade dos apaixonados da modalidade, será no entanto certo que existirão aqueles que não deixarão passar em claro esta notável obra de arte exposta neste conjunto.

 Simulação de ferrugem associada a pinturas gastas pelo sol absolutamente e desprovidas de brilho, conferem a cada um deles a perfeita noção de velharia que alguns carros apresentam.
 Uma pena é o facto de não se ter retratado da mesma forma, o estado de degradação ao nível das suas jantes, tampões e pneus. Também as partes cromadas dos pára-choques, piscas, aros dos faróis e retrovisores no modelo carocha, poderiam apresentar algum do seu natural brilho a emergir nalguns locais de ferrugem, assim como os frisos existente que na realidade são em alumínio polido, teriam também merecido um tratamento mais realista, visto por exemplo o alumínio sofrer apenas oxidação, o que na realidade passa por uma perda de brilho e não pela mudança de côr, tal como surge afinal representado.

Mas no computo geral,  é verdade que nos encontramos perante um verdadeiro tesouro capaz de surpreender qualquer um.
Parabéns pela ideia e excelência da qualidade do trabalho apresentado.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Campeonato Grupo C - Miguel Guerreiro a bisar - Guimarães Slot Clube

 Foi quinta-feira passada que o Guimarães Slot Clube recebeu para a segunda jornada do Campeonato de Grupo C, os apaixonados participantes deste disputado campeonato.
 E iniciada a prova, a primeira surpresa era protagonizada por José Pedro Vieira que ao atingir as 29 voltas, deixava no ar, que ali se encontrava para a discussão pela vitória absoluta. Mas um fio solto, acabaria por hipotecar as ambições deste piloto bracarense. E com o seu azar, outros pilotos acabariam por saltar para a linha da frente, onde destacamos o fabulosos desempenho de Miguel Guerreiro, que obteria uma categórica vitória com um Mazda,
Mas Marco Silva cuja aposta recaíra na participação com um Nissan, mostrou-se igualmente capaz de performances notáveis, o que o levaria à segunda posição final. Mas era Paulo Marques igualmente em Mazda, o recentemente regressado e que se iniciara apenas na primeira das provas deste campeonato, era sem dúvida alguma, a maior das surpresas. E venha de lá mais algum calo na pilotagem e dentro  de pouco tempo te-lo-emos a fazer estragos sérios. Mas a sua particpação, culminaria com a obtenção da notável terceira posição.
 E do quarto ao décimo lugar, as distâncias entre cada um dos pilotos fazia-se pela diferença mínima. Prova-se assim o quanto disputada foi mais esta jornada, num campeonato em que o equilíbrio é uma realidade.
 Alguns azares terão definido prestações menos conseguidas, mas certamente serão regularizadas para as provas que se segurão, com a primeira a acontecer já quinta-feira.

 No pódio dos modelos, a surpresa acontece por terem sido desta vez os Mazda a impôr-se aos rivais Nissan, afinal, aqueles que consideramos como os mais eficiantes Grupo C.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Toyota Supra GT - Revo Slot

 Enquanto vamos assistindo a uma clara penetração no mercado das realizações da BRM à escala 1/24, apoiadas sobretudo na genial iniciativa da edição de modelos de grupo 2 e para já, sobretudo das versões 1000 e 1300, assistimos também a uma clara conquista do mercado por parte da mais recente "Revo Slot", mas aqui no mais complicado mercado da escala 1/32.
 Mas a pujança desta mais recente marca deve-se sobretudo ao facto de se tratarem de conceitos mecânicos absolutamente similares entre os dois citados fabricantes. Carroçarias plásticas apoiadas em chassis metálicos que se servem de motores de 21.000 rpm de caixa pequena em posição anglewinder, divergem apenas na inexistência de semi-eixo traseiro com recurso a uso de um cardan que permite ás rodas traseiras posição com camber negativo, opção esta em que se aposta apenas nas criações da BRM/TTS à escala 1/24.
 Mas a Revo Slot começa já também a ter um conjunto de modelos editados de elevado interesse, embora me pareça existir aqui alguma miscelânea no que concerne às opções assumidas quanto aos modelos seleccionados. Isto porque, se até agora havíamos visto chegar marcas e modelos que militaram em campeonatos europeus, Porsche 911 GT3, Marcus LM e Dodge Viper, vemos agora chegar um outro modelo de GT, mas cuja aposta terá ocorrido com grande incidência nos campeonatos asiáticos.
 Quanto ao modelo em si, trata-se de uma belíssima reprodução de um histórico e marcante modelo da Toyota, que ao longo do seu percurso enquanto modelo de competição, terá visto algumas evoluções obrigarem a algumas alterações de carroçaria. E este fabricante acabou também por nos apresentar duas dessas distintas carroçarias e das quais aqui se mostra uma delas, com a sempre distinta decoração da "Castrol".
 Outras das colossais reproduções deste fabricante, passam pelo Dodge Viper, modelo que terá conseguido um invejável palmarés e em que poderemos referir a vitória nas 24 Horas de Daytona como o seu feito maior.
 Mostra-se em baixo o chassis metálico dotado de motor em posição anglewinder, no caso, pertencente a um Porsche GT3. O conceito de duplo chassis dos modelos à escala 1/24, é também aqui mantido.
 
 Apesar da excelência destes projectos, parece não terem ainda conseguido o merecido estatuto de modelos de competição por parte dos aficionados. A aposta em alguns acessórios de origem próprio, poderá estar a transforma-se numa das condicionantes para o retardamento da exploração dos seus dotes enquanto máquinas de corrida.