domingo, 19 de julho de 2020

Alguns Can-Am

 Slot.It e Thunder Slot, são os fabricantes da actualidade a reproduzirem máquinas do extinto campeonato Can-Am.




 Apesar  de serem apenas dois os fabricantes representantes desta categoria do desporto motorizado, encontram-se ambos num patamar de qualidade louvável.


 E como já deu para perceber pelas imagens aqui disponibilizadas, a variedade de modelos é já considerável, ao que poderemos adicionar também, a variedade de versões de cada um dos modelos.



 É pois já tempo de dedicar a merecida atenção a estes modelos de Can-Am e começar a organizar campeonatos específicos para esta categoria.
Certamente outros modelos se seguirão, muito por força da orientação assumida pela própria Thunder Slot, o que justifica que se lhes preste a devida homenagem, sobretudo quando constactamos já a enorme valia do projecto levado avante pelo mais recente fabricante de modelos de slot car.

Olifer e a sua primeira carroçaria - UMM Alter Turbo


 O fabricante português de chassis 3D, "Olifer", acaba de anunciar na sua página a criação da sua primeira carroçaria. E que pontapé tão bem dado, visto tratar-se de um modelo de Todo Terreno de fabrico nacional, o muito apreciado UMM. Em boa hora o faz, visto ter muito recentemente anunciado também, o seu primeiro chassis vocacionado para o TT. Uma coisa deverá ter arrastado a outra, mas o certo, é que ficaremos todos a ganhar.


quinta-feira, 16 de julho de 2020

Opel Manta - Para quando as versões do Dakar?

 O Opel Manta 400 nas suas versões de rali, foram já disponibilizadas como modelos de elevada qualidade para o slot car, pela Avant Slot.
Já editado nas suas mais representativas versões, tanto do Mundial como do Europeu, mantém-se contudo um amargo de boca, pela sua ausência nas representação das versões participantes na prova maratona, Paris-Dakar.
 Eu já recriei a minha versão de tracção total, a partir da extraordinária versão da "Rothmans". Para tal, recorri a uma mecânica Scaleauto, dada a possibilidade de regulação da distância entre eixos que este chassis nos permite, ao mesmo tempo que a sua eficácia que não sendo das melhores referências, permite-nos dele retirar um gozo ímpar.
 A grande dimensão tanto das jantes como dos pneus, obriga apenas a que se recorte um pouco da cava das rodas da frente, de modo a que a suspensão trabalhe em pleno, sem o prejuízo das rodas interferirem com a carroçaria.
 Distribuição de pesos trabalhada e escolha do conjunto de molas foram outro dos aspectos a ter em conta, com vista à melhoria de desempenho final.
  Agora é necessário esperar que a Avant Slot olhe para esta ideia e tome a iniciativa de pôr em prática a edição destas gloriosas máquinas das areias do deserto.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Novidades Sideways

 Mais um Lamborghini é editado pela Sideways, em mais uma recriação de pinturas que marcaram o desporto motorizado. Depois do Huracan "Gulf" e do "Rockstar", chegou a vez deste GT3 se vêr vestido com as côres da "Alitalia".
 Mais um bonito resultado a engrossar a já extensa edição destes modelos, onde na sua maioria representam versões participantes em competições reais, incluindo-se a versão que serviu de modelo de destes de desenvolvimento desta bela máquina de competição.
E esta nova versão antecipa-se à chegada do novo BMW M6 igualmente prestes a chegar ao mercado, ainda que na versão com as côres oficiais da BMW. Para mais tarde, aguarda-se a chegada do interessantíssimo Ford GT.

 A máquina germânica ostenta uma silhueta de respeito, beneficiada ainda pela adopção bem encaixada das côres que definem os modelos de competição da marca bávara.
 E através deste modelo, é possível que acabemos por assistir à edição do modelo com que Félix da Costa participou nas 24 Horas de Le Mans. Esperemos que sim.
 Uma silhueta deslumbrante de um modelo que se encontra equipado com jantes de novo desenho e muito correctas relativamente à versão real.

 Já a série 3.20 de Grupo 5 se vê igualmente acrescentada por mais esta bela peça decorada com as côres da "Sachs Sporting". De resultado visual apelativo, é também ele bem vindo.
E são já nove os 3.20 editados por este fabricante, o que contribuirá o agora chegado para a grande diversidade de modelos de Grupo 5 que já existem, disponibilizados pela Sideways.


segunda-feira, 13 de julho de 2020

Sunoco Team - Alguns modelos

 "Sunoco" é uma marca de lubrificantes que se popularizou em várias categorias da competição automóvel no continente norte americano, mas que terá tido como apogeu, sobretudo pelas ligações deste sponsor ao piloto Mark Donohue.
 A interessante conjugação de côres terá sido explorada de variadas formas, acabando em qualquer delas por sobressair, apesar da enorme simplicidade de algumas delas.
A Sideways aproveitaria este êxito, acabando mesmo por editar o Ford Mustang de Grupo 5 com uma versão decorativa inventada, integrando-o na sua série dedicada aos modelos que exploram côres que ficaram para a história do desporto motorizado, a "Historical Colors".
 Com predominância do azul e fazendo invariavelmente algum aproveitamento do amarelo, modelos houve que tiraram também partido do dourado e do vermelho.


 Recentemente a Thunder Slot terá feito o aproveitamento de uma dessas preciosidades, mas cabe talvez à Fly o mérito de ter reproduzido aquele que terá sido o mais bonito de todos os carros "Sunoco". Trata-se do Lola T70 vencedor da edição de 1969 das 24 Horas de Daytona.
 Mas através da Carrera, chegou-nos o que terá sido o modelo de competição mais brutal de sempre, o inesquecível Porsche 917/30 da série Can-Am.
Um patrocinador cada vez mais procurado pelos fabricantes de modelos de slot, quer à escala 1/32, quer 1/24 e que estamos certos, não se ficará por aqui.

domingo, 12 de julho de 2020

Mc'Laren Elva M1A, o melhor clássico da actualidade

 O aparecimento do fabricante Thunder Slot, trouxe filosofias de construção com aposta em materiais e mecânica, que se fizeram de imediato, notar.
 O seu primeiro modelo, o Lola T70 MK III levou os apaixonados da modalidade a perceberem no imediato, o potencial ganhador que nele se encontrava. Contudo, algumas máquinas de origem NSR e também Slot.It, eram capazes de esgrimir argumentos, quando a luta se orientava na disputa pela vitória. Naturalmente não contentes, estes técnicos nascidos nas fileiras da NSR, acabariam por permitir aos sedentos adeptos, usufruir duma máquina que com alguma naturalidade, acabaria por se impôr à demais concorrência. Tratou-se do Lola T70 Spyder. Este acabaria por fazer de facto a diferença, deixando a concorrência em sentido.
Mas guardava-se ainda algo na manga e acabaria o mesmo fabricante por apontar baterias a uma nova máquina. Tratava-se do interessante Mc'Laren M6A, um modelo cujas cotas deixavam fortes esperanças no ar. Entretanto, da concorrência tinha-mos a Slot.It a apostar também no Mc'Laren M8D e em dois modelos da Matra. Mas percebia-se que o limite dos modelos deste fabricante ficavam aquém do limite da preparação dos dois últimos modelos da Thunder Slot. A última ofensiva surgia por parte da NSR com a edição do prometedor Porsche 908/3, que para além de se tratar de um modelo dotado das melhores cotas do segmento, trazia um novo berço de motor que permitia agora a sua fixação aquele órgão mecânico por parafusos e encontrava-se também munido de novos bronzes montados de forma muito mais inteligente.


Mas depois de espremidos ao máximo, nem Slot.It nem NSR se conseguiriam equiparar às melhores máquinas da Thunder Slot. Se é verdade que ambos os modelos deste fabricante se possam de certo modo equiparar em performances, na minha opinião o modelo de origem Neozelandesa colhe alguma vantagem relativamente ao Lola. Relevante, foi a constactação de que afinal, a Thunder Slot acabou mesmo por abafar as boas performances tidas até à data, pelos seus dois concorrentes.
Mais recentemente chegaria a sua última criação, uma pequena jóia. Refiro-me ao precioso Mc'Laren Elva M1A. Mereceria a sua chegada um teste que nos levasse a perceber a sua valia relativamente às duas poderosas máquinas que se lhe antecederam, partindo apenas para esse teste comparativo, com aquele que considerei o melhor dos dois. Servi-me então do Mc'aren M6A bem preparado por Filipe Vinagreiro, um dos associados do Guimarães Slot Club e da nova máquina, com uma preparação da minha autoria. Percebendo que alguns pormenores poderiam ser melhorados no M6A, propus-me deitar-lhe mão, ao que o cronómetro lá ía correspondendo com ligeiras descidas de décimos de segundo. Dotado de similar afinação, era hora de pôr o precioso Elva em confronto directo no terreno para o qual nasceram.
 E o cronómetro fez o seu trabalho e os registos permitiram concluir que mais uma vez, a Thunder Slot terá feito bem o seu trabalho de casa. Para além de ter batido o seu rival de marca, mostrou-se delicioso de condução, capaz de devorar com plena mestria, curvas encadeadas tipo "S"s. Se já nos anteriores modelos o prazer de condução se mostrava uma realidade, este, consegue deixar-nos mais deliciados ainda.
 Fica pois claro, que a concorrência ver-se-à obrigada a complicados trabalhos forçados, no sentido de não deixar fugir um fabricante que embora mais recente, parece ter descoberto a melhor de todas as fórmulas. Nem Slot.It nem NSR se encontram presentemente capazes de oferecer luta directa pela conquista das vitórias absolutas, o que torna apetecível por parte dos participantes em competições, na aposta em modelos da Thunder Slot.

 E são já várias as máquinas deste fabricante de que podemos usufruir, com vista à luta pela conquista do primeiro lugar.

 E se o Mc'Laren "Sunoco" consegue o título do "mais bonito", é no Elva que deposito a maior confiança para a luta pelas vitórias. Uma máquina verdadeiramente soberba e que nos encanta na sua pilotagem.
Isto claro, enquanto a Thunder Slot não nos surpreende com a edição de uma nova "BOMBA"....