quinta-feira, 5 de maio de 2022

Autobianchi A112 Abarth, escala 1/24 - TTS ou BRM?

De aparência deveras similar, a verdade é que as versões oriundas da TTS e da BRM se mostram verdadeiramente diferentes.
Se num olhar mais descontraído poderemos notar a existência de um spoiler frontal descaído e as palas que cobrem as rodas com uma dimensão ligeiramente maior na versão da TTS, a verdade é que as diferenças vão muito mais para além disso.
Nestas duas imagens, torna-se percetível a diferença entre ambos ao nível do aro dos faróis, bem como dos próprios faróis em si.

Também as supostas borrachas que contornam os vidros, tanto do pára-brisas como das janelas laterais e do óculos traseiro, encontram-se correctamente representados na versão da BRM, mas são inexistentes no modelo da TTS.

Surge na versão da TTS um óculos traseiro de maior dimensão, fazendo-se notar tanto a ausência do citado contorno preto do mesmo óculo, numa simulação da borracha, bem como do apoio preto dos stop's na carroçaria, além da falta de alguns pormenores como fechos da mala e capôt do motor, puxador da mala, ganchos de reboque e até algumas linhas de carroçaria menos bem representadas, fazendo com que todos estes defeitos somados, nos proporcionem um desagradável despir de qualidade generalizada.



Na frente, a versão BRM mostra-se sobejamente enriquecida com a adopção de piscas tridimensionais, ao invés do concorrente que opta pela sua simulação, através da pintura mal posicionada e rectangular dos mesmos. 
As grelhas, distintas na forma em ambos e com alturas diferentes, recorrem a material diverso na sua representação. Enquanto a TTS se socorre de zincogravura, aproveitando o mesmo material para a simulação das grelhas mais inferiores, a BRM simplifica, representando-a em plástico.

Na lateral frontal, a BRM monta ainda os piscas laterais em formato de gota de água, ao passo que a TTS se remete à sua ausência.


Mas a distinção entre ambos, estende-se aos conceitos mecânicos, refletindo-se tudo também, nos seus pesos.
7,2gr é o ganho total do Autobianchi A112 Abarth, no caso, no da "Jagermeister - BRM" sobre o da "Alitalia - TTS".

Mas é no chassis que se encontra a grande diferença entre estas duas curiosas máquinas. Tendo a TTS tido o privilégio da estreia do modelo, incluiu nele a curiosa mas duvidosa, tracção dianteira.
De rodas de diâmetro final inferior, a versão da TTS opta também por uma simulação de jante distinta.
O chassis BRM fica a ganhar em peso, cerca de 3gr. É possivel verificar a adopção de semi-eixos traseiros no modelo de tracção frontal, onde este eixo passa a ser único. Ao invés, a versão da BRM opta por semi-eixos frontais e semi-eixos com cardan no eixo traseiro de tracção.

Também no que às carroçarias diz respeito, o pêso continua a ser vantajoso para a versão da BRM em cerca de 4,2gr. Parece-nos pois, que tanto ao nível do conceito mecânico, como estético, bem como ainda na questão das gramas, existe apenas um vencedor.

Seríamos levados a acreditar no intercâmbio das carroçarias e dos chassis, mas com distâncias entre os apoios distintas, inviabiliza-se essa possibilidade. Também os interiores se mostram diferenciados, justamente pela adaptabilidade de cada um deles, à posição da motorização.
Estamos pois perante dois modelos verdadeiramente diferenciados, apesar da semelhança que ambos nos proporcionam.


De ambos os fabricantes existem já outras decorações, apesar de se manterem inalterados, tanto os parâmetros qualitativos como mecânicos, atribuindo-se as novidades, exclusivamente às distintas colorações.
Faz-se notar da parte da TTS, uma interessantíssima versão sob as côres da "John Player Special", onde sobressai o belo rendilhado das suas jantes.

Anunciadas estão as sempre cobiçadas decorações, tanto da "Gulf", como uma vez mais, da "Jagermeister".


Da parte da BRM e a par da edição da versão "Jagermeister" que corresponde à participação em Hockenheim no ano de 1982 através do piloto T. Hope, surgiu a curiosa decoração sob as côres dos "Olio Fiat".
Percebe-se nesta versão da adopção de jantes do tipo "Minilite" de dimensão inferior, sendo compensado o diâmetro final através de pneus com mais borracha.

Anunciam-se da parte da BRM duas bonitas versões, onde uma delas, de carroçaria mais convencional e de acordo com as duas edições de lançamento e uma segunda onde a carroçaria se complementa com um spoiler frontal que lhe confere uma imagem mais apelativa.
A largura entre rodas mantem-se inalterada, mas ambos se mostram interessantes preciosidades.
A escala 1/24 vai de vento em popa, sobretudo nestes modelos para nós, tão populares.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Carro do ano 2021 escala 1/24 - BRM

Depois de no ano de 2020 a revista alemã dedicada aos modelos à escala, "MODEL  FAHRZEUG", ter votado no Opel Kadett C do fabricante BRM para modelo do ano à escala 1/24, para 2021 a mesma entidade acabaria por atribuir o galardão máximo ao mesmo fabricante, mas agora atribuindo-o à sua mais recente criação, o BMW 2002 ti.Será que veremos em 2022 outro BMW?

sábado, 16 de abril de 2022

Eis o mais esperado BMW - BRM

O fabricante BRM que tem marcado um lugar especial na escala 1/24, oferece-nos agora dois BMW 2002 relativos à segunda série da evolução deste modelo da marca bávara. 
Depois duma primeira edição em que as carroçarias correspondiam a uma terceira evolução dos 2002 e onde ao que parece, a primeira evolução acabará por não ter lugar, brindam-nos agora com duas versões distintas, mas cada uma delas com o seu particular interesse.
Com uma decoração a fazer jus às côres oficiais, participaria em Le Mans este magnífico exemplar representante da marca de Munique, que culminaria a prova com a conquista do primeiro lugar final de entre os modelos até 2 litros.
Com alargamentos da carroçaria ao nível dos eixos significativamente mais avantajados do que as dos primeiros 2002 de competição, permite assim que as vias apresentem as mesmas cotas do que nas versões anteriormente editadas pela BRM.
Esta versão complementa-se com um conjunto de faróis suplementares, pois foi assim que este magnífico BMW se apresentou em Le Mans. Mas apresenta também, embora imperceptível nas imagens que nos chegaram, duas bocas de abastecimento de combustível, na tampa da mala.
Embora o desenho das jantes cumpra na correspondência com a realidade, apresentam dimensão exagerada e serão talvez o ponto mais fraco desta versão, a par do erro já apontado nas duas anteriores versões e que se prende com a anómala representação das embaladeiras (demasiado verticais). O remate entre os guarda-lama frontais e o spoiler estarão também imperfeitos, já que a sua união não deveria ser perceptível, ao mesmo tempo que não estará também ao melhor nível, o remate inferior do desenho da cava das rodas na sua parte mais recuada.
Um pormenor curioso deste BMW, prende-se com a desigualdade entre os retrovisores, sendo de formatos distintos e enquanto o do lado esquerdo se mostra igual aos dos modelos de série e cromado e o da direita será do tipo "Califórnia" e em preto baço.
O piloto iluminador do número das portas não foi contemplado, mas no geral, só poderemos estar gratos por esta máquina não ter caído no esquecimento deste fabricante, por ser um dos mais significativos 2002 do mundo.



A segunda versão dos agora chegados, apresenta alguns pontos distintivos, a começar pelos primários stop's de formato redondo, sendo por isso o primeiro e único exemplar a utilizá-los.
Os alargamentos da carroçaria apresentam também eles, formas bem diferenciadas. Os da frente e na parte junto à porta apresentam-se quadrangulares, perdendo a suave união à carroçaria, o mesmo acontecendo nos traseiros, enquanto estes, sofrem ainda uma deformação descendente, no sentido porta/roda na sua parte inferior. Também o spoiler se mostra avançado e de formato bem mais proeminente, tendo perdido as tomadas de ar de arrefecimento dos travões.
Mais dois extraordinários exemplares da categoria dos Grupo 2 e onde se começa a partir de agora, a contar com os Ford Capri.


sábado, 9 de abril de 2022

Bentley - Sideways

Depois da bem conseguida edição de modelos/versões da categoria Grupo 5, onde muito pouco terá ficado esquecido, mas em que se mantém a porta aberta para uma ainda quase infinita possibilidade de novas versões/decorações, fica contudo nesta altura claro, que o principal foco da Racer/Sideways se encontra na categoria GT3.
Tendo cabido ao Lamborghini Huracan a estreia, ao que se lhe seguiram já algumas preciosidades, tal como o BMW, Ford GT e mais recentemente o Mc'Laren, existindo também mais algumas novidades na forja, anuncia-se e mostra-se também já, o interessantíssimo Bentley que militou nesta categoria.
Tal como habitualmente, este fabricante opta por nos mostrar a carroçaria desta sua última criação, em plástico preto. Torna-se por isso, pouco perceptível a realidade das suas linhas e pormenores, mas no geral, percebe-se que estaremos, à imagem de anteriores criações, perante mais uma peça de eleição.
Mas esperemos que o nível geral da sua construção não se encontre ao nível do que assistimos nos BMW, onde o controlo de qualidade foi absolutamente esquecido, ao mesmo tempo que baixaram também de nível, no que se refere à qualidade dos seus moldes.

segunda-feira, 7 de março de 2022

José Carta, deixou-nos - O Slot ficou mais pobre.


 É com elevada consternação, que este Blog  participa a partida de José Carta,  um dos maiores entusiastas da modalidade, em Portugal. Cumpre-nos o dever transmitir esta triste notícia, transmitindo também as mais sinceras condolências a toda a família.
Um grande até já, amigo Carta.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Thunther Slot - Mais duas preciosidades


Enquanto o fabricante italiano Thunther Slot não nos faz chegar o prometido e esperado Mustang, é com alegria que recebemos a notícia da chegada de mais dois verdadeiros ícones de Can-Am.
Com a referência CA00205S/W, veremos o brutal Lola T70 Spyder, com que Mark Donohue participou em Nassau no ano de 1966. Com a referência CA00206S/W teremos o mesmo modelo, mas pilotado por John Surfers em Riverside no mesmo ano.
Indiscutivelmente, duas versões com base neste modelo da Lola, com uma bela imagem e indiscutível interesse.

Dinamicamente será desnecessário perdermo-nos em adjectivos, dadas as provas já dadas no sentido de se mostrarem dos melhores modelos até hoje construídos, dentro da categoria de modelos protótipo clássicos.


E agora, começa a crescer a ânsia relativamente à próxima criação  deste fabricante que tem apostado seriamente em modelos com desempenho invulgares.