Neste Blog, escreveu-se já sobre a preparação deste Alfa Romeo do fabricante Slot.It e do quanto nos tem acabado por surpreender.
E depois da fase de pesquisa da sua evolução, em que se chegou a uma quase fórmula final, no seu estágio de desenvolvimento faltava só experimentar uma nova motorização e testar o funcionamento de suspensões. No entanto, a sua evolução levou-nos a um modelo que surpreende verdadeiramente pelo facto de se ter tornado extremamente seguro, o que nos terá levado a esquecer definitivamente o uso de suspensões, pois cremos tratar-se de um preciosismo desnecessário, dotar este belo e seguro Alfa desse acessório.
Mas na sua fase de testes finais com o modelo dotado com o seu motor de origem, um motor verdadeiramente fraco e que inicialmente nos convencera ser suficiente para um carro tão estreito e alto, rápidamente nos levou a repensar em como de facto nos enganara-mos. Extremamente colado à pista, forçáva-nos à exigência de pelo menos testar este Alfa, com uma nova alma.
Mas antes disso, havia que fazer um teste levando a máquina, o modelo e a própria condução ao limite. E assim se fez e como meta estava a quase intransponível barreira de se conseguir chegar, tal como se encontrava o mini-modelo, ao segundo 11. Após um tremendo "forcing" e depois de muitas voltas na sua tentativa, acabaria por pintar um dificílimo 11,98". Mas a certeza que ficava, é que tal como se encontrava em termos de evolução, os tempos em média se cifravam nos 12,20" e 12,30". Baixar destes tempos, era mesmo muito complicado, embora possível. Depois, sim, houve que deitar mãos-à-obra e tentar melhorar esta verdadeira máquina, à sua escala é claro, à escala de um DTM dos anos 90.
O fraco motor de 20.000rpm deu lugar ao mais antigo mas mais potente de cabeça laranja do mesmo fabricante e com a referência MS06, pois encontra-se dotado com o pinhão de 9 dentes, do lado da cabeça do motor.
De imediato se notou um Alfa vitaminado, mas houve necessidade de se recorrer a nova escolha de relação, tendo esta passado exclusivamente pela escolha de uma cremalheira adequado para casar com o pinhão de origem. E depois de algumas trocas, tornou-se perceptível que a melhor opção para a pista permanente existente no GT Team Slot Clube, recaía numa cremalheira de 24 dentes e de côr verde. Simplesmente brutal, é como poderemos classificar o resultado.
Rápidamente percebemos que se tornara fácil rodar entre o segundo 11,80" e 11,90". A segurança não ficou beliscada e acabaria por se tornar menos cansativa a sua condução, pois deixou de haver necessidade de esmagar o andamento, pois ficou com um rolar muito menos agarrado e muito mais fluído. Até que lá surgia o 11,80" redondo, mas a expectativa pedia mais ainda.
E sim, percebeu-se que é possível baixar-se mais, tendo acabado por registar o interessante tempo de 11,77".
Será possível melhorar? Possivelmente a opção das suspensões acabe por lhe permitir um ganho de mais alguma vitamina, mas julgamos não ser necessário ir tão longe, porque o carro já é suficientemente bom de frente e traseira, que dispensa perfeitamente um gasto extra em algo que nos parece absolutamente desnecessário.
E na verdade, esta recente criação deste fabricante italiano, tem-se mostrado uma surpreendente revelação.
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