A quarta e penúltima jornada do Campeonato Clássicos Sport Protótipos organizada pelo Guimarães Slot Clube, contou com os habituais protagonistas, muito embora se tivesse feito notar a ausência do comandante deste campeonato, o excelente piloto Carlos Afonso.
A sua ausência acabava por permitir a Filipe Carreiro uma participação de luxo, dado ter podido usufruir da excelente máquina deixada pelo comandante deste disputado campeonato.
Ficava contudo no ar a grande guerra que isso acabaria por permitir em pista entre este aguerrido piloto e aquele que mais frente tem conseguido fazer ao até ao momento ao líder do campeonato. Referímo-nos obviamente a Filpe Vinagreiro, já que tem vindo a demonstrar uma notável evolução no seu Lola T70 Spyder, o mesmo modelo do do líder Carlos Afonso.
Mas as verificações mostravam que a quase totalidade dos modelos do fabricante Thunder Slot se viam na contingência de optar pela troca de pneus por outros novos, visto terem ficado abaixo da altura mínima permitida. E posto esse facto, ficava-se sem saber como seriam perante a restante concorrência, com os seus novos desempenhos.
Mas iniciada a prova, percebia-se de imediato que se mantinham tal como habitualmente, como os mais rápidos modelos presentes. Ficava agora bem demonstrado que se mostram sem concorrência nesta pista. O desenvolvimento dos Porsche 908/3 da NSR parece ter atingido o seu limite e portanto, a expectativa para além da guerra que se geraria pela vitória, situava-se também em perceber qual seria a melhor posição, ao alcance dos outros.
E entre os outros, se Rui Mota se mostrava como um dos habitués, Ricardo Moura iniciava a prova com uma grande toada, bem como José Pedro Vieira, ambos em Mc'Laren da Slot.It, Damião Castro em Ford P68 da NSR e Miguel Sousa e Marco Silva, ambos em Ford GT40 também se mostrava muito fortes, tendo sido este último piloto o mais azarado da jornada, já que após demonstrar andamento para conseguir dominar este sub-escalão, um forte impacto à entrada da recta da meta acabaria por lhe fazer soltar um fio e hipotecar um belo resultado.
Mas na luta pela vitória absoluta, Filipe Vinagreiro empreendia um ritmo magistral que o levaria mesmo a bater o recorde absoluto do maior número de voltas deste campeonato. Acabaram por se mostrar inglórios todos os esforços tidos por Filipe Carreiro na tentativa de contrariar a supremacia do seu directo adversário, apesar do também admirável andamento imposto por este piloto.
Prova notável era também a registada por Albano Fernandes igualmente em Lola T70 Spyder que deixaria a quatro voltas os dois opositores pretendentes ao quarto posto final, tendo sido talvez a mais aguerrida luta da jornada. Alfredo Carvalho acabaria por se impôr a Miguel Guerreiro, ambos em Lola T70 MK III.
Com menos seis voltas do que estes dois pilotos surgia Rui Mota, no lote do primeiro "dos outros". A diferença entre 5º e 6º classificados parece bem elucidativa, relativamente à diferença entre os modelos da Thunder Slot e os restantes fabricantes.
Daqui para baixo, as diferenças entre os restantes pilotos fazia-se quase, ou pelo mesmo número de voltas ou pela diferença mínima, o que comprova a quantidade de lutas que se foram gerando entre os dezoito pilotos que se mostraram presentes na quarta etapa deste campeonato.
Pódio dos modelos, onde a supremacia da mais recente marca de fabricantes passou a ser uma certeza.
No pódio "dos outros" embora o novo modelo da NSR tenha dado continuidade aos resultados anteriores, o Ford GT40 fez perigar sériamente esta vitória.
Agora venha a prova de fecho deste disputado campeonato....
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