terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Dodge Viper GTS-R - Revo Slot

O final das 24 Horas de Daytona no ano 2000 foi discutida até ao baixar da bandeira, tendo os vencedores "Beretta/Wendlinger/Dupuy" em Dodge Viper GTS-R levado de vencida, a equipa adversária constituída por "Fellows/Bell/Kneifel" em Chevrolet Corvette C5-R, tendo ambos completado a mesma com o mesmo número de voltas. O terceiro degrau haveria ainda de ser ocupado por modelo igual ao vencedor, tendo o português Ni Amorim como um dos seus pilotos.
A Revo Slot acabaria por reproduzir o modelo com o dorsal 91, o vencedor e com o número 92, aquele que viria a completar a maratona americana no quinto posto. A faltar, regista-se a reprodução justamente daquele em que o português fez parte, com o número 93.
Poderemos afirmar que se encontra um espanto. De tal modo, que a enorme quantidade de erros detectados, parece ficarem camuflados pela ofuscação em que ficamos.
A decoração da totalidade do modelo, faz-se com o recurso a decalques, algo hoje já muito pouco habitual em modelos de slot. Mas uma vez que estes se apresentam com enorme qualidade, não existe por essa razão motivo algum para críticas. Pior será quando começamos a fazer comparações com o modelo real e a´+i, alguns aspectos começam a saltar à vista.

 Esta versão específica de Daytona, não se socorria de faróis nem plásticos amarelos, pelo que tendo a Revo Slot alinhado pela bitóla do que normalmente acontecia neste modelo, acabou por falhar redondamente. Também em cada série de grelhas existentes na parte superior do capôt da frente, antes do primeiro rasgo existe em cada uma delas, existe uma pequenina parede formada por um friso saliente, algo a que também aqui este fabricante não se terá dado ao trabalho de reproduzir.

 Ainda na secção frontal e no mesmo capôt, as cavas das rodas receberam para esta participação um pequeno acrescento que serviria mais como reforço da carroçaria, do que própriamente dum alargamento da carroçaria para cobrir as rodas. Este pormenor pode ser observado com facilidade na imagem inferior. Pode referir-se também que na capota e ao lado da entrada de ar para o habitáculo, deveria encontrar-se uma pequena luz, mas infelizmente não terá sido também reproduzido.

  Relativamente à posição da saída do tubo de escape, este encontra-se muito mal posicionado. Encontrando-se normalmente bastante recuado, tendo-o também assim representado a Revo Slot, neste caso deveria encontrar-se numa posição intermédia relativamente à distância entre rodas. Este erro obrigou também a um reposicionamento dos stikers da "Mopar" e da "Dana".
 No sector traseiro, salta à vista a inexistência de elementos pretos. O radiador existente no local habitual da matrícula, ficou esquecido, surgindo no seu lugar a continuidade das faixas brancas decorativas destes modelos do "Team Oreca". Faz parte do pisca traseiro, a luz de marcha-atrás. Infelizmente, ficou apenas representada a parte laranja dos mesmos. Entre o difusor aerodinâmico existente na parte inferior da traseiras deste Viper e interposto entre este e a parte correspondente ao pára-choques, existem também estreitas aberturas de escoamento de ar. No mini-modelo, estas até surgem representadas, mas encontrando-se na mesma côr vermelha da carroçaria, este efeito acaba por se dissimular.
Pena foi também a falha da lâmina existente na parte inferior das embaladeiras. Lateralmente e no plano mais inferior da carroçaria, existe uma espécie de lâmina preta. Neste modelo, a sua representação acaba grosseiramente por fazer parte da própria carroçaria, ao que nem se deram ao cuidado de a pintar de preto. Se atentarmos à imagem que abaixo se disponibiliza do chassis, percebemos o quão fácil teria sido representar este elemento, caso tivessem prolongado mais para o exterior parte do próprio chassis. Pode alegar-se que nesse caso, iriam ficar a vêr-se as aberturas do aperto do chassis à carroçaria. Mas para que tal não acontecesse, poderiam ter-se socorrido dessas aberturas de encaixe dos parafusos, pela parte interior e não exterior tal como acontece. Como nota final poderemos acrescentar que a representação da marca do fabricante dos pneus, neles próprios, poderia ter abrilhantado ainda mais, esta peça que poderemos mesmo apelidar de soberbo exemplar de colecção.
Mas todos estes erros acabam por se dissimular em tão bonita peça de slot, até porque, estamos perante um Viper que perante muitas outras representações, encontrar-se-à perfeito.
Parabéns Revo Slot.

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