Tendo iniciado as suas criações com a reprodução de modelos do Grupo C, rápidamente começou a explorar outras categorias, como os Renault Megane Trophy e modelos da categoria GT. No entanto, terá sido o desafio proposto por praticantes americanos para a recriação dos extraordinários "Muscle Car" que terão forçado o verdadeiro incremento para o sucesso no seio da modalidade à escala 1/24, por parte da BRM.
Estes acabaram por se transformar num verdadeiro êxito e acabaria mesmo por fornecer os dados para a verdadeira fonte de inspiração ligada aos modelos europeus.
Camaro e Mustang, dois verdadeiros modelos de sonho e plenos de êxito não só no seu terreno de eleição que foi os Estados Unidos, mas também pelos quatro cantos do mundo.
E claro que se essa formula funcionou com os carros da terra do Tio Sam, então porque não tentar com os heróis da velha Europa?
Nasciam assim numa primeira fase o NSU TT e o Simca 1000 Rally 2, ao que se seguiriam o Renault 8 Gordini, Fiat 1000 Abarth e o Mini Cooper S.
E acabaria esta iniciativa no imediato por cativar os adeptos, pois cada um deles arrasta consigo paixões. Mas não foi só o encantamento dos adeptos a motivar a aproximação dos praticantes a estas verdadeiras preciosidades. Pela primeira vez na história do slot car, eram-nos oferecidos modelos dotados de camber negativo no eixo posterior, algo possível pela adopção de um cardan e dois semi-eixos, provocando uma maior proximidade visual com algo característico nestes modelos de tracção traseira, à excepção é claro, do Mini Cooper que tal como sabemos, dispõe na realidade de tracção dianteira. No entanto, a esta escala optou-se por desvirtuar um pouco a realidade e dotar o Mini de igual tracção posterior.
E assumido o êxito através do rápido desaparecimento no mercado de algumas destas peças que servem não só os intentos dos praticantes da modalidade mas enchem também algumas estantes de coleccionadores, parece que o filão de modelos a recriar não terá muito mais por onde explorar.
E assim sendo, a BRM anunciou já a próxima vaga de modelos com enorme poder de hipnotização dos apaixonados pelos automóveis e praticantes dos slot car. E que melhor escolha poderiam ter feito?
Na realidade, o Ford Escort MK I representa uma enorme página dos desporto automóvel mundial, com marcantes êxitos tanto no capítulo da velocidade, dos ralis e até nalgumas provas maratona, como foi o êxito conseguido prova Londres-México. Conquistou e deu a conquistar vários títulos mundiais, para além dos inúmeros títulos nacionais espalhados por todo o mundo.
Parece-me sem dúvida uma aposta mais do que acertada a escolha deste modelo, permitindo-se ainda a BRM a uma panóplia de possíveis escolhas em termos de opções cromáticas
E anunciam-se para já e tal como tem vindo a acontecer com as anteriores edições, quatro versões distintas. Claro que outras se seguirão, o que facilitará a nossa opção.
Mas a questão que agora se me pôe é quais serão os modelos que à semelhança da série dos 1000/1300, se lhe seguirão. As opções são inúmeras, mas o que é que gostaríamos mesmo de ver retratado?
Da minha parte, pelo menos o Ford Capri, Alfa Romeo GTV e BMW 2002 eram uma prioridade absoluta. Depois destes, também via com bons olhos a chegada dos Opel Commodore, BMW 2800 CS, num lote que poderia ser estendido a outros menos comuns, mas que não deixam de ser verdadeiros ícones do automobilismo, como os Chevrolet Camaro, Toyota Celica .....
Agora aguardemos para perceber quais serão afinal as intenções deste fabricante que nos tem vindo a encher as medidas...
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