Translate

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Os Matra-Simca de 1972


Estava-mos em 1972 e a Matra inscrevia na prova maratona de Le Mans quatro carros, a saber, três do modelo 670, sendo que dois deles na versão cauda longa e o terceiro, uma versão cauda curta e talvez o mais desadequado para aquele tipo de circuito. O quarto Matra, um 660, tratava-se de um modelo de geração anterior.
 Com o número 15 surgia a Matra 670 na versão cauda curta, enquanto para os cauda longa, as versões desenvolvidas para melhor escoamento aerodinâmico e como forma de aproveitar as longas rectas daquele circuito com o respectivo ganho de velocidade, inscreviam-se os modelos com os números 12 e 14.
 O quarto elemento receberia o número 16 e tratava-se de uma versão mais antiga, o Matra 660, mas igualmente na configuração cauda longa.
Se esta versão se encontrava munida de uma traseira bastante próxima da da versão seguinte, do 670, as maiores diferenças encontram-se na disparidade do desenho da frente, num roll-bar distinto e ainda na ausência da tomada de ar para o motor e tão característica destes carros franceses.
Mas para a história e contrariando a teoria de que os cauda longa se apropriam mais àquele tipo de circuito, acabaria por pertencer ao mais curtito dos quatro Matra o objectivo de conseguir a vitória, através da fantástica dupla de pilotos constituída por Henri Pescarolo e Graham Hill.
 
Este feito terá sido lembrado e trazido para o slot através de dois fabricantes, a Le Mans Miniatures e a Slot Racing Company, isto enquanto a Slot.It não nos brinda com a edição destes Matra de 1972. E esta chegada é tão importante quanto sabemos que em ambos os modelos que aqui mostraremos, nenhum deles terá capacidades dinâmicas para se bater com potenciais argumentos relativamente aos actuais adversários existentes no mundo da competição dos slot car, nesta categoria dos Clássicos Sport Protótipos.
 Mas atentemos então nestas duas existentes criações e tentemos perceber qual delas mais nos encantará enquanto maquetas de colecção, pois mais não servem do que isso mesmo, se nos restringirmos à tentação de os manter no seu estado original. Isto, porque sabemos que existem já chassis de produção 3D que transformarão o modelo de origem SRC uma grande máquina.
A primeira diferença que me sobressaiu, foi a tonalidade do azul que veste os Matra. Se a Slot.It produziu já as versões de 1973 e 1974 e apresentou duas tonalidades bem distintas em cada uma delas, mais natural é que dois distintos fabricantes divirjam igualmente nesse particular. Mas isto acontece porque em nenhum dos três fabricantes existiu o cuidado de se inteirarem junto duma destas verdadeiras máquinas, de qual seria a verdadeira tonalidade. A menos que um deles esteja mesmo correcto e nesse caso falharão os outros dois concorrentes.
 Mas ainda que considere que talvez o mais verdadeiro dos tons passe pelo exemplar da Le Mans Miniatures, confesso que me parece mais real o da SRC.
Encanta-me no entanto o extraordinário aileron utilizado pela LM, já que com a sua cromagem lhe proporcionaram um "look" magnífico, um cuidado não tido pela SRC e que recorrendo ao prateado como forma de se aproximar do mesmo efeito, se perde um dos mais belos pormenores deste modelo.
 As saídas de ar do radiador frontal e existentes na parte superior do capôt da frente, não terão tido também por parte da Slot Racing Company o melhor resultado. Parte desta culpa tem já a ver com com o erro de maqueta desta secção do modelo, pois a sua linha deveria ter afundado um pouco mais. Isto é, as linhas de abertura destas saídas de ar, deveriam encontrar-se num plano bem inferior àquele em que se encontra na reprodução. Mas ao nível do desenho destas saídas de ar, parecem-me mais correctas as da SRC, onde na parte mais central existe uma quase união das duas partes do escoamento de ar. No caso da LM, surgem demasiado afastadas uma da outra.

 Quanto à parte correspondente ao habitáculo e constituída pela cobertura branca, a parte mais sobrelevada e que mais cobre o piloto, encontra alguns erros na versão da SRC, já que esta se encontra mal interpretada no referente às formas que lhe deram. Na versão da LM, embora bastante melhor, esta deveria apresentar uma forma menos arredondada na parte mais avançada e aqui, sim, tal como a SRC a representou.

A tomada de ar do motor surge na versão da SRC demasiado grande, tanto em altura como em comprimento, o que acaba mesmo por tornar demasiado curta a parte restante do capôt-motor e onde se situa o número 15.



 Na parte traseira, a representação dos órgãos mecânicos está muito melhor representado na produção espanhola no referente a deliciosos pormenores.

Mas encanta-me no modelo da Slot Racing Company a reprodução das rodas traseiras, com pneus bem dimensionados e jantes com a profundidade devida. Mas já no que se refere à frente, não gosto nada da roda toda a descoberto da carroçaria, já que estas deveria estar um tudo nada dentro e cobertas pela carroçaria na parte superior da cava, ao mesmo tempo que por essa razão, o modelo se mostre exageradamente alto à frente.
Já a versão da Le Mans Miniatures mostra-se com a frente muito mais correcta, mas infelizmente e para a frente das rodas, torcida para cima. Infelizmente não se deverá tratar de um problema de reprodução, mas de molde que terá sofrido alguma deformação. Quanto à traseira, encontra-se igualmente boa.
Esperemos que a Slot.It tenha em plano esta preciosidade vencedora de Le Mans, pois a avaliar pelas reproduções dos Matra de 73 e 74, conseguirá bater as duas criações agora mostradas, à excepção da qualidade dos moldes e na reprodução das rodas, sobretudo traseiras.
Mas tal como a fotografia de cima mostra, no modelo da Slot.It o posicionamento das rodas frontais relativamente à cava das rodas, encontra-se muito bem conseguido.

Sem comentários:

Enviar um comentário