sábado, 4 de julho de 2020

Para arrasar? - Primeira análise - BRM

 As criações da BRM têm vindo a cativar um cada vez maior número de apaixonados pela modalidade e a obrigar a que os dados como certos adeptos da modalidade, se convertam a esta escala e a estes modelos mais especificamente.
 E a chegada do Alfa Romeo GTA 1300 Junior, justifica que surjam as primeiras análises comparativas entre estes que são dados como os Grupo 2 de maior cilindrada. No entanto, este Alfa Romeo poderá esbarrar nalguns desacertos de regulamento, dada a sua verdadeira cilindrada de 1300 cc que o posicionaria na Classe dos Cooper S, Simca 1000, NSU TT e Fiat 600 Abarth. Um problema a resolver por cada um dos clubes que apostar na competição dedicada a estes soberbos modelos.
 E o primeiro aspecto que urge observar, será a altura das carroçarias de cada um deles. A vantagem torna-se clara para o recém chegado Alfa, absolutamente imbatível nesse particular. E é ao Ford Escort que se reserva a posição da retaguarda, por se ver batido pelo Opel Kadett GTE.

 Também o resultado da balança posiciona o Alfa na melhor das posições, com uma vantagem de 5g sobre o Opel, mas de 10g sobre o Ford. As coisas parece começarem a ficar definitivamente decididas, mostrando uma filosofia equivalente à aposta da Slot.It, em que em cada uma das novas produções consegue consecutivamente ser melhorada relativamente às anteriores.


 Quanto às larguras máximas conseguidas no eixo posterior, tudo se inverte. Contudo, as pequenas diferenças registadas entre cada um, não parecem representar argumentos de valia superior, sobretudo quando o comportamento das traseiras dependerá mais da quantidade de massa existente em cada uma das carroçarias para trás e das suas alturas e comprimentos relativamente ao eixo posterior. E no computo geral, essa vantagem parece continuar a beneficiar o último produto da BRM, ficando a última posição na posse do Opel.


 Já nas distâncias registadas entre o eixo posterior e o patilhão, essa vantagem recai no Opel Kadett GTE, sendo o Alfa o menos beneficiado.

 Em análise a quantidade de massa existente na traseira de cada um. O Opel parece-nos o mais prejudicado, sendo o Alfa Romeo GTA o que mais frutos colhe.
 O Ford Escort terá na sua traseira um compromisso que não comprometerá.

Não haverá dúvidas de que este Alfa Romeo irá transformar-se no verdadeiro campeão, sendo as restantes posições disputadas por Opel e Escort e futuramente, também pelo BMW 2002.
A questão que se porá agora, é: Quais são os senhores que se seguem?
Na lista poderemos alimentar a esperança de chegar a vêr os Ford Capri 2600 RS e até os Triumph Dolomite Sprint, mas também a evolução deste modelo da Alfa Romeo, na sua versão 2000 de quatro faróis. A vêr vamos...

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