Translate

terça-feira, 21 de julho de 2020

Arrow Slot, uma marca que deixou saudades

 Arrow Slot é uma marca extinta e que teve um fim prematuro, nascida pelas criações do espanhol Albert Atienza mas que conseguiria um invulgar nível de excelência. Dois modelos apenas foi o que se tornou possível fazer sob este nome, tendo mais tarde a Scaleauto assumido algum controlo desta produção, vindo mesmo a produzir chassis específicos para cada um dos dois modelos, proporcionada pela tecnologia 3D.

 O lançamento da marca aconteceu através do modelo Saleen, comercializado inicialmente apenas em kit.
 Para bastante mais tarde ficaria a sua primeira e única versão deste modelo comercializado com decoração completa e vendido totalmente acabado.

 O segundo projecto deste fabricante, trouxe-nos o excelente BMW V12 da categoria LMR, com o qual a marca alemã acabaria mesmo por levar de vencida a concorrência na clássica de Le Mans, no ano de 1999.
 Infelizmente e depois deste ter sido inicialmente comercializado também em kit, a versão que nos chegaria totalmente montada, não corresponde à versão vencedora de Le Mans, a mais ambicionada. Não deixa no entanto de representar um verdadeiro marco, no que concerne a peças perfeitas chegadas ao mundo dos slot cars.
Mas façamos uma pequena resenha da valia de cada uma destas deliciosas peças, quando o tema se prende com a competição.
 O modelo da categoria LMR só pôde por mim ser inscrito nas competições da categoria LMP, porque assim o regulamento o permitia, visto não se tratar na verdade de um LMP, caso contrário, seria vetada a entrada deste modelo em qualquer competição. Como adversários pude debater-me com os excelentes Radical e os Toyota GT One, modelos que repartem o mesmo chassis, dado tratarem-se ambos de origem Scaleauto e repartirem as mesmas cotas.
 Mas outros, tais como os Lola de origem Slot.It, ou modelos de origem Avant Slot dotados de chassis 3D puderam ser vistos como adversários. De qualquer das formas, a grande oposição a este BMW V12 LMR, proveio mesmo da parte dos Radical da Scaleauto.

 Esta excelente base acabaria por se mostrar quando equipado com o extraordinário chassis 3D, um dos mais competitivos modelos e com o qual acabaria por registar vitórias.
 O regulamento obrigava à montagem de berço para motores em posição inline, o que por se tratar a minha opção de um berço Slot.It, me obrigou a cortar a parte mais recuada e que contorna a cremalheira, para que assim se tornasse possível o encaixe neste chassis. Mas é também possível a opção de berço para motor em posição anglewinder, o que quanto a mim, teria sido mesmo a melhor das opções, mas que nalguns casos implicaria a obrigatoriedade de se optar por motores de configuração Flat, ou seja, de caixa mais baixa.
A opção do patilhão recairia num de origem Sloting Plus, tendo escolhido jantes de origem Scaleauto por questões de peso, mas bastante delicadas e de fácil deterioração no local de aperto, o que obriga a bastantes cuidados nesta operação. A relação foi condicionada pelo traçado da pista "Vitor Costa", a pista permanente de origem Ninco existente no Guimarães Slot Clube, onde decorreu o campeonato e as suspensões seriam as clássicas de molas de dureza média de origem Slot.It.
A fórmula acabaria por permitir o melhor dos resultados possível, já que culminaria com algumas vitórias e a conquista do título no final do campeonato, apesar da tremenda oposição vinda da parte de Marco Silva e do seu inigualável Radical.
Para a categoria dos modelos GT, optei pelo Saleen igualmente de origem Arrow Slot, considerando que esta minha aposta constituiria a mais equilibrada opção, apesar de conhecida a enorme qualidade vinda da parte dos Ferrari de origem Black Arrow. Uma aposta corajosa, conhecidas que são as performances daqueles Ferrari, mas conhecendo também eu as características deste brutal GT, o meu arrojo acabaria por dar os seus frutos.
 Dotado na sua preparação de chassis igualmente 3D de origem Scaleauto, o que considero outra verdadeira obra de arte, nasceria um dos mais brutais modelos de que tive oportunidade de desfrutar.
 Recorrendo igualmente a jantes Scaleauto, mas aqui também a um patilhão da mesma origem, acabaria por conseguir o equilíbrio "perfeito".

O motor apertava num berço de origem Slot.It, mas aqui em posição anglewinder. As suspensões convencionais de molas médias de origem igualmente Slot.It, fizeram um trabalho notavelmente perfeito.


A hegemonia por mim imposta com esta fórmula seria neste caso,  absoluta. Apesar da também enorme oposição, pude dar-me ao luxo de dominar as competições do princípio ao fim do campeonato, tal foi a supremacia desta criação de origem Arrow Slot.
 Um brutal modelo de que nunca mais me esquecerei, pelo prazer de condução que me proporcionou e pelo incontestável domínio que com ele consegui exercer.
 E com isto poderei aqui manifestar a minha incompreensão pelo desaparecimento de tão nobre marca nascida da ambição de Albert Atienza e que pelas enormes qualidades demonstradas por ambos os modelos, nada levaria a crer que chegasse a dificuldades que levariam este fabricante a perecer tão precocemente no panorama dos slot car. Pode ser que um dia renasça e nos surpreenda novamente.
Felicidades Albert y un fuerte abrazo, por las maravillas que nos has dado.

Sem comentários:

Enviar um comentário