quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Campeonatos RTR (Ready To Run)

Afinal, os campeonatos feitos com modelos base, ou a pautar na sua quase totalidade, a originalidade, já são acarinhados por parte dos praticanes de slot cars.
E se me é permitido e com base nalguma experiência já por mim tida, tenho aqui a veleidade de sugerir aos apreciadores desse conceito, de que categorias existem esquecidas, mas que poderão proporcionar excelentes iniciativas, proporcionadas pelo êxito dos conceitos em que se apoiaram os fabricantes.
A ressurgida Policar teve a honra de nos trazer os gloriosos Formula 1 Clássicos. O conceito mecânico trazido nesse novo produto, gerou muita desconfiança. Por um lado era a aplicação dos micro motores que até então seriam para a maioria de nós, absolutamente desconhecidos. Por outro e como forma de que o fabricante conseguisse a reprodução dos elentos mecânicos da zona do motor sem recurso a absurdas deformações por forma a encobrir a existência da cremalheira, a Policar encontrou forma de, através de desmultiplicação pinhão/cremalheira, atingir os seus objectivos.
Se na verdade os micro motores poderão provocar alguma desilusão aos amantes das grandes performances e desempenhos de alto nivel, por outro, parece-me absolutamente adequado aos modelos a que se destinam, não desiludindo. Também é uma certeza, de que os ditos se equiparam uns aos outros no geral, para além da sua surpreendente resistência e durabilidade.
Mas a grande surpresa é mesmo causada pelo seu suigéneris sistema de engrenagens. Após efectuado um campeonato, nenhum dos intervenientes sentiu qualquer dificuldade proporcionada pelo mesmo, o que comprova que a Policar antes de ter posto o produto no mercado, cuidou de fazer os necessários testes por forma a não desiludir e não deixar caír em descrédito uma marca tão bem cimentada e aceite nos mercados mundiais. Portanto, a sua aparente fragilidade é falsa, recomendando-se pelo menos uma experiência, em que se permita apenas e por exemplo, a troca das jantes traseiras por outras de aperto e respectivos pneus, que existem disponibilizados por este fabricante.

Ainda na linha do mesmo fabricante mas aqui com a marca Slot.It, temos os extraordinários militantes do DTM, cuja variedade de modelos, versões e decorações, associados a mecânicas comprovadas, serão outro excelente exemplo.
Poderemos igualmente referir que as motorizações os penalizarão, quando temos aquele tipo de participante exigente e que valoriza as altas performances, mas teremos nestes casos de imaginar que nos estamos a orientar para iniciativas apoiadas em regulamentos simples, para cativar uma nova vaga de participantes, mas em que em simultâneo, os expert se poderão divertir e poderão também desfrutar de belas "quezílias" entre parceiros de luta.


Os Grupo C fazem todo o sentido neste panorama, uma vez que se tratando de máquinas mais seguras e por conseguinte mais fáceis no seu domínio, serão preferencialmente de maior agrado dos iniciados e considerados como sendo a "classe raínha"
De igual variedade no que concerne a modelos, variantes e decorações, não faltará com toda a certeza aquele modelo que irá ao encontro do gosto de cada um.
E sendo estes de agrado generalizado, foram mesmo os Grupo C os primeiros causadores da ideia dos campeonatos "Ready To Run", para que pelo menos dois clubes em Portugal tomassem a iniciativa de criar a maior igualdade entre participantes.
Foi a Slot.It mtuito feliz quando dedicou grande parte das suas produções a estes modelos. Convém no entanto esclarecer a possivel ratoeira em que os concorrentes a um campeonato dedicado a estas máquinas poderão caír, já que se por um lado há o mérito de a cada versão editada o fabricante evoluir os seus modelos, passando quase invariavelmente por um imagrecimento, por parte dos participantes as apostas deverão levar em conta esse aspecto, fazendo recair as suas escolhas nas últimas edições, para que não se saia defraudado pelas opções aparentemente iguais, mas que poderão marcar significativa disparidade de andamentos.
Como é possivel observar-se pelas imagens aqui editadas, não faltarão ideias para pôr a girar o carrinho dos nossos sonhos.

Como última sugestão e porque me parecem encontrar-se ao nível dos Grupo C no que respeita a comportamento dinâmico, poria os também fantásticos modelos do Grupo 5 de origem Sideways.
É verdade que estes poderiam ficar para um segundo passo, já para uma fase em que os pilotos iniciados se comecassem a atrever a dar as primeiras mexidas mecânicas. Isto porque, é sabido o quanto poderão melhorar os seus comportamentos aquando da troca do seu berço,  por um da Slot.It e onde se poderia incluir ainda a montagem de suspensões. E assim se poderiam iniciar os primeiros atrevimentos nas tarefas de preparação dos seus próprios carrinhos.
A variedade é também uma constante, quer ao nível dos modelos, como das suas variantes e ainda, das suas decorações. 
Aqui torna-se notória a disparidade de comportamento dinâmico entre cada uma das escolhas, com alguns a mostrarem-se francamente superiores, mas o importante, independente da escolha, seria que cada um dos novatos percebesse o quanto representa o progresso sentido, a cada introdução técnica que consigam inserir nas suas máquinas.



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