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quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Ainda os Matra-Simca da Slot.It

O ano de 1972 viu a Matra inscrever os seus carros oficiais nas 24 Horas de Le Mans, três deles na sua última evolução MS670, com os numeros 12, 14 e 15 e ainda um quarto membro, na sua versão da época transacta, MS660C, com o número 16.Se é certo que veremos por parte da Slot.It os três primeiros, o quarto elemento será provável que não o cheguemos a vêr nunca, nas produções deste fabricante italiano. Mas dentro da série MS670 existem ainda como participantes de Le Mans naquele ano, duas distintas carroçarias. Os modelos 12 (azul/branco) que acabaria por ser o primeiro desistente à segunda hora com problemas de motor e o 14 (azul/amarelo) que completaria aquela clássica no segundo lugar, surgem em versão cauda longa, determinado pelo prolongamento dos guarda lama traseiros que ostentam ainda duas grandes derivas verticais e um pequeno aileron que se situa posicionado centralmente, mas logo após o término do capô-motor, o que acontece pouco após o alinhamento com o eixo traseiro.

Mas o terceiro elemento desta série, com o número 15 (azul/verde), surgia com um capô-motor na sua versão curta, definido por uma quebra abrupta dos guarda-lama traseiros, logo após as rodas. O pequeno aileron assentava no interior dos guarda-lama, que se encontram ligeiramente elevados relativamente à parte central  desse mesmo capô-motor. E este, é a versão  que a Slot.It se escusou para já de nos mostrar, representando o modelo vencedor desta edição de Le Mans. Por esta razão, será quase certo que acabemos por vê-lo editado nas suas séries especiais e limitadas, apresentados em caixas de cartão.Preferiu antes disponibilizar imagens desta mesma versão curta, mas onde a interpretação do aileron se subjuga a outras leis da aerodinâmica, muito embora as linhas do capô-motor se mantenham inalteradas. Aqui, o aileron aproveita toda a largura da carroçaria,  existindo ainda um apoio central para o mesmo. Mas esta versão não teve participação na resistência francesa e apresenta como curiosidade, parte das grandes campânulas dos faróis pintadas de azul e em forma de olho, recebendo na parte superior os logótipos da "Sev Marchal", uma vez que dispensa os faróis duplos de cada lado, dada a natureza da prova em que terá participado, tendo-se por isso suprimido os dois que se encontram posicionados superiormente.
 

O quarto participante era então a versão MS660B adaptada a algumas evoluções, cuja carroçaria mostra uma frente com clara divergência face à mais recente evolução. Repartiu contudo o capô-motor da série MS670, mas não surge a tomada de ar de respiro do motor, tendo participado com o numero 16 (azul/vermelho) e recebido a designação MS660C. Referir que não terá concluído a prova, tendo sido o último desistente à vigésima terceira hora, quando a transmissão acabou por ceder ao esforço.

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