sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Inauguração oficial Guimarães Slot Clube

O espaço do "Guimarães Slot Clube", irá ser oficialmente inaugurado este sábado, através duma resistência destinada aos modelos Radical do fabricante Scaleauto.
A fantástica pista deste clube e que se encontra montada nas instalações da fábrica ASA nas imediações da cidade de Guimarães, vai contar com a participação de várias equipas, uma delas com elementos vindos de Espanha com o esse exclusivo propósito.

Compareça e inteire-se da grandeza de que o Slot começa hoje em dia a assumir.
Junte-se aos praticantes de Slot, numa verdadeira festa de convívio.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Capri VS Honda

 Vão se aqui mostrar imagens comparativas entre dois potenciais gloriosos da actualidade dos Slot Car. Por parte da Sideways, o Ford Capri Gr.5 e por parte da Scaleauto, o novíssimo Honda HSV-10.
 E as imagens vistas de cima, mostram um Honda mais largo e de aparência mais compacta.
 Bem mais largo na secção frontal, o Honda que também surge ligeiramente mais baixo, parece deter algum potencial.
 Com uma traseira mais baixa, o Ford Capri poderá deter alguma vantagem na hora de curvar, já que poderá ter menos tendência para a derrapagem.
 Mas uma traseira mais alongada do que o Honda, o Ford Capri poderá perder a primeira das aparentes vantagens.

 No prolongamento vertical de ambos os eixos, o modelo japonês denota que poderá estar aí alguma da sua desvantagem, já que o centro de gravidade tende a encontrar-se num ponto mais elevado do que no modelo americano.

 Por outro lado, o Honda com uma carroçaria mais larga tanto à frente como atrás, poderá ser um modelo mais estável e resistente ao capotanço, mas poderá encontrar nisso um fraco aliado no que se refere à maior tendência a escorregar ou perda de tracção.

 Mas para curvas de grande raio, a maior distância entre o eixo traseiro e o patilhão, proporciona uma garantida vantagem ao Ford Capri.
 O Honda é significativamente mais largo, sobretudo ao nível do eixo frontal.
 Mecânicamente, são díspares as opções. É claro que só optando-se pelo mesmo conceito, seria possível um teste dinâmico comparativo, válido.

Honda HSV-10 - Scaleauto


 Ao fim de um longo período de espera, eis que finalmente nos chega o Honda HSV-10 JGTC do campeonato Japonês e do fabricante Scaleauto.
 Trata-se de um modelo já com provas dadas, apesar de só agora chegar ao grande público. Mas este Honda foi disponibilizado para uma competição entre equipas que tiveram o privilégio de dele dispor numa estreia mundial, durante o decorrer dos campeonatos de Espanha.
 Modelo de carroçaria bastante leve e dispondo de um chassis pleno de afinações, encontra-se inteiramente desenvolvido tendo apenas como objectivo, a competição pura e dura.
 Apesar disso, não se descoraram os pormenores de uma boa reprodução. Na traseira, na parte onde se faz o escoamento dos fluxos aerodinâmicos do interior das cavas das rodas, não faltam as redes aplicadas na perfeição.
 A representação do tubo de escape também se mostra ao melhor nível.

 O interior, apesar de altamente detalhado e tal como no Mercedes SLS, é feito com material bastante fino e leve, numa espécie de lexan, mas um pouco mais grosso.
 No total e já com o aileron montado, o seu peso é de 20.4g.

 O chassis é algo complexo, sobretudo na zona frontal onde existem uma infinidade de possibilidades para acerto do chassis. De série, vem equipado com um berço de motor próprio para motores em posição sidewinder, mas o chassis encontra-se preparado para receber berços do fabricante Slot.It, em qualquer configuração, incluindo-se as últimas evoluções existentes.

 O motor é também próprio da marca de caixa pequena, com 20.000 rpm a 12V.
 O peso total do conjunto mecânico, não excede as 54g.
 E a totalidade do conjunto chassis mais carroçaria, regista na balança um total de 74.6g.
 Tanto a tampografia como os pormenores de acabamento do modelo se encontram ao nível do que de melhor se fabrica na actualidade.
Chegou-nos então, uma belíssima peça para as mais puras competições. Falta agora saber, onde o integrar.

Porsche 911S - Racer

Da Racer, chega a primeira versão do modelo 911S da Porsche.

 Depois das versões civis, eis a chegada do primeiro modelo com decoração racing, muito embora não represente qualquer versão de competição ou prova específica.

 Com motor e bancada Slot.It, será garantia de algum rendimento interessante. O pior mesmo, está a representação da carroçaria, muito abaixo da qualidade habitual neste fabricante.

Os modelos de Gr.5

Os modelos do extinto Grupo 5 são o expoente máximo duma época do desporto automóvel mundial.
Embora na Alemanha tivesse existido um campeonato específico para este tipo de modelos, as suas regras estenderam-se a outras participações, onde em Le Mans por exemplo, chegaram a ter grande representatividade.
 Para o Slot estes modelos são também bem vindos, tendo já chegado algumas dessas deliciosas representações. Foi o caso do modelo 3.20 da BMW, cujo fabricante Revell nos fez chegar várias decorações desse saudoso modelo de Munique.


 Mais recentemente, foi a Racer que através da sua série de resina mas também através da sua linha de plástico, a Sideways, nos começou a fazer chegar uma belíssima série desses extraordinários carros de competição. E se os editou na sua série Sideways, trouxe-nos também autênticos modelos de competição para o Slot.
 Por parte das resinas da Racer, o Porsche 935 K3 foi muito bem vindo, tendo completado algumas das mais belas estantes de colecções, pelo mundo inteiro. No campo do seu dinamismo enquanto modelos de Slot, o resultado não terá sido o mesmo, mas vale-nos o facto deste fabricante, através da sua mais económica linha de produção, nos vir a fazer a repetição e chegada desta belíssima série de modelos da Porsche.


 Foram vários os K3 que nos chegaram, mas o expoente máximo encontra-se "personificado" na versão "Numero Réservé", por ter sido um dos inesperados vitoriosos da clássica francesa.

Esta mesma versão, foi também a seu tempo, editada pela mais acessível Fly.
Agora aguarda-se que através da Sideways, nos chegue este modelo, mas como verdadeira máquina de Slot.

 E da Sideways, o Ford Capri que nos fizeram já chegar, comprovou a excelência desta verdadeira máquina de corridas. É presentemente, o encanto dos slotistas no que se refere a modelos do Gr.5. De verdadeira eficácia dinâmica, proporciona-nos verdadeiros momentos de deleite.

 Do mesmo fabricante e eficácia semelhante, encontra-se o Lancia Beta. Este modelo veio engrossar a lista de modelos verdadeiramente válidos na conquista das vitórias.

 Da MRRC chegou-nos há já muito, o Toyota Celica. Equipado com uma motorização surpreendente, chega a provocar a centrifugação dos próprios pneus, causando desagradáveis situações de comportamento e estabilidade. Também um chassis inadequado para tais performances, nunca farão dele uma máquina capaz de se equiparar à mais recente concorrência.

 Mas a Racer detém em catálogo, uma boa lista de verdadeiros Gr.5. Para breve espera-se a chegada do fantástico Porsche 935 Moby Dick. Mas mais ou menos avançado está também a maqueta do BMW M1. E já se mostram imagens computorizadas do futuro Frd Mustang, uma espécie e quase réplica do já nosso conhecido Ford Capri.
Não andará longe da silhueta do já chegado Ford Capri. Talvez um pouco mais compacto, mas no geral trata-se quase do mesmo carro. Em termos de Slot Cars, quem sabe se não estará aqui o verdadeiro sucessor do Capri?



 Mas em catálogo, está também uma versão especial do 935 com forte inspiração Mobydesca e o selo Made In USA e que acabou por ficar na lista dos famosos ao sagrar-se vencedor da mítica resistência de Daytona.

 Com invejável palmarés, este 935 nesta versão, está catalogada na lista de edições da Sideways e trata-se de um vencedor das resitências de 24 horas, decorria o ano de 1983.

Mas na lista, outros 935 também lá estão, como a primeira versão desta série da Porsche, o 935/77.
 Ainda da marca bávara, o M1 será um dos incontornáveis. E se por parte da Sideways nos farão chegar os brutais Gr.5, a Fly produziu as séries mais soft deste modelo, como os participantes da série "Procar" ou de alguns dos participantes no campeonato DRM ou até de Le Mans.

 Os modelos de Le Mans foram editados em variadíssimas versões, onde o da "Cart de France" será um dos dignos representantes deste modelo.