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quinta-feira, 21 de julho de 2011

O raro Porsche Carrera Abarth (1600 GS) - Imagens



 O 4 cilindros Boxer que equipa este modelo.
Á frente, tanto poderia  ser com 2 ou 2+2 faróis, como aconteceu na participação de Le Mans em 1960, o único ano em que se fez representar.

O Porsche Type 1600 GS ou Carrera Abarth, produzido por encomenda da Porsche à Abarth sobre uma base do 356B e numa quantidade de 25 exemplares, participou pela primeira vez na edição das 24 Horas de Le Mans de 1960, integrado na classe GT.
Acabou nessa edição por ser o melhor dos representantes da marca. Inscrito pela "Porsche KG", o chassis Nº 1001 foi tripulado por Ling / H. Walter. Atingiram o final da prova no 6º lugar absoluto, tendo percorrido um total de 3619.75 Km a uma média de 150.82 Km/h. Ficaram ainda em 13º no Iíndice de Performance e sagraram-se vencedores da sua Classe.
Mecânicamente, este Porsche dispunha de um motor Flat de 4 cilindros e uma cilindrada de 1588 cc capaz de debitar 135 bhp e os seus pistões tinham um curso de 87.5 x 66 mm. Dispunha de 4 válvulas por cilindro e dois carburadores Solex. Tinha ainda uma caixa de velocidades 4 + R, a sua carroçaria era totalmente em alumínio e tinha um peso total 778 Kg.

Estreia, a ganhar.....

Teve início na sexta-feira última, o Campeonato Grupo C.
E o protagonista maior, acabou mesmo por ser o menino mais novo da Slot.It.
 Em estreia absoluta nos nossos campeonatos, Augusto Amorim atreveu-se e pelos vistos bem, ao risco de participar com o novo Toyota 88C.
 Aquilo que me parecera, comprovou-se. Embora a concorrência fosse feroz e bem armada, pelos vistos o recém chegado não se intimidou e impôs-se mesmo.
Talvez na próxima, surjam já mais destes modelos.
A ver vamos......

O modelo que nunca estará certo.


 A Avant Slot editou já a segunda versão do Porsche Kremer K8.
A honra da estreia coube à versão participante em Le Mans em 1995 e sob as cores da STP. Constituiu novidade absoluta para o Slot e de muito bom grado para os praticantes, pois era a primeira vez que um fabricante focalizava atenções neste modelo que permite uma série de decorações, uma das quais com muito significado para "nuestros hermanos", já que o seu nacionalismo muito privilegia as cores da Repsol.
 Mas em termos estéticos, a versão recentemente chegada parece ter recebido maiores atenções, já que o efeito visual proporcionado pelas cores da FAT, assim ditam.
 Em tudo iguais à excepção da própria decoração, será então uma questão de gosto, preço ou oportunidade, a opção de escolha na hora da sua aquisição.
 Contudo, goste-se ou não, o modelo acarreta um erro dificilmente compreensível. De imediato e no primeiro contacto tido com a primeira versão chegada ao mercado, algo me apontava para uma frente desagradável, provavelmente mal reproduzida.
 E assim é de facto, surgindo o minimodelo com uma distância eixo frontal / limite frontal da carroçaria, exageradamente alongada, somada ainda a uma altura bem fora da realidade.
Repare-se como a realidade nos mostra uma frente quase a roçar o solo. As cúpulas das ópticas que contemplam apenas um farol cada, foi desvirtuada surgindo na réplica da Avant Slot, com dois. Dá também para perceber o quanto foi esticada a frente, ao mesmo tempo que se constata a péssima linha de descida da carroçaria entre a cava das rodas frontais e as ópticas.
Compreendemos isto como uma solução na procura das cotas ideais para o bom desempenho dos modelos, mas a verdade é que se perde algo, apróximando-nos quase, da ficção.
O exagero do comprimento da frente deste Kremer, obrigou a que o Logótipo da FAT de grandes dimesões e que surge na parte da frente, acabou por ter que ficar bastante distante do cokpit, já que houve necesidade de se recorrer a novos espaçamentos, de forma a disfarçar sem dar muito nas vistas....
 Quanto às jantes utilizadas nesta segunda versão, embora a maioria das fotos nos mostrem jantes diferentes, a verdade é que participou com os dois tipos, o que leva à correcção da adopção tomada.
 Nos flancos laterais, a carroçaria não vai de cima a baixo, num plano só. Isto é, se atentarmos à imagem que encima se mostra, abaixo do nº1, a carroçaria surge metida para dentro, situação que acontece desde a cava da roda frontal até à perna do último P do logótipo da IPP.
A linha de cintura da carroçaria e na sua vista lateral, mostra-nos outro erro de proporções. Se imaginarmos a ligação da frente do modelo com a sua traseira e se considerarmos que esta é feita na zona da tomada de ar superior para os radiadores, o seu desnível não é tão acentuado como surge na réplica deste Kremer K8. Versões existem no entanto, em que a reprodução da Avant Slot e no aspecto agora aqui apontada, cairia como uma luva, mas não nas duas agora editadas. É o caso da versão da "Motul" participante em 1995 em Le Mans. Aqui, o desnível na ligação entre a frente e a traseira, é muito mais acentuada.

 Outro pormenor de incorrecta reprodução, prende-se com as paredes laterais do aileron. O recorte mais inferior da mesma apresenta um desenho que não corresponde à reprodução do minimodelo. Este, era muito fácil de se ter conseguido uma exacta reprodução. Para mim, esta é incompreensível.
 Agora, aguardemos pela continuidade de reproduções, pois mostram-se aqui alguns possíveis projectos futuros.
Quando chegar a vez da versão "Repsol", esperemos que sejam contempladas as tomadas de ar verticais que se encontram acima do símbolo lateral da Repsol.
Esperemos que a Avat Slot desperte para uma maior atenção em futuros lançamentos de novidade, pois este parece-me ter-se tratado de algo que mereceu pouco cuidado por parte do fabricante espanhol.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ainda as preciosidades da ART

 Rebuscado o baú, lá surgiram as imagens do Mosler que participou na prova de 24 Horas do Porto em 2006, inscrito pelo GT Team. Tal como se constata na imagem de cima, atualmente os seus restos sobrantes repousam na estante das preciosidades da ART.
 Decorado em laranja e preto, esta carroçaria da Ninco foi preparada para receber um chassis HRS da Slot.It, enquadrando-se dessa forma com o regulamento em vigor para aquela edição.
 No topo do pára-brisas, não foi esquecido o logótipo do GT Team.
 Nestas imagens, o Mosler estava ainda fresquinho, a preparar-se psicologicamente para o grande confronto que é sempre uma prova de longa duração.

Resistência LMP - 2º Aniversário Loja GT Team Slot Cars

GT Team Slot Clube - Resitência 6H LMP-Prototype

2.º aniversário loja GT Team



Como forma comemorativa de festejar o 2º aniversário da loja GT Team Slot Cars, irá realizar-se no próximo dia 30 de Julho, uma resistência alusiva ao facto.
Esta encontra-se inserida no conjunto de provas realizadas conjuntamente entre GT Team Slot Cars e Clube Slot de Braga. Por razões óbvias, esta resistência comemorativa realizar-se-á nas instalações do GTTeam Slot Cars.

Para esta resistência foram escolhidos os modelos da categoria LMP, ou modelos equiparados, com motorização Boxer inline.


Convidam-se todos os slotistas, amigos e interessados a participar ou assistir a mais uma interessante prova de resistência dos slot car.

O regulamento encontra-se disponível no seguinte link:


O programa da prova é o seguinte:
09:00hs - Abertura do secretariado
10:00hs - Entrega de motores e pneus
11:00hs - Entrega do minimodelo para verificações
11:30hs - Fim das verificações
12:00hs - Treinos de qualificação
13:50hs - Warm up (10min)
14:00hs - Início da Resistência
20:00hs - Fim da Resistência
20:15hs - Homologação dos resultados e entrega de prémios

terça-feira, 19 de julho de 2011

NSR - Novas decorações

 A NSR edita novas decorações para os conhecidos Porsche 917K e Ford GT40 MKII.
Depois do modelo Nº20, chegou agora a vez do Nº21 da Porsche, participante em 1970 em Le Mans. Felizmente, para este modelo corrigiram um dos erros existentes na anterior edição. O pequeno aileron central na extremidade traseira, agora foi inserido.
E agora fica a faltar apenas o modelo com o nº22 para recriar o trio do team Gulf da edição de 1970 da clássica francesa.

Também o Ford GT40 de linha corrente, já integra os faróis frontais que faltavam na primeira edição de lançamento.


Novidades Avant Slot

 Não parecendo, são mesmo novidades.
A Avant Slot, edita tanto o Subaru como o Mitsubishi já nossos conhecidos, mas em versão de acordo com os regulamentos de Grupo N. Isto é, equipados com motor Inline e um braço do patilhão, absolutamente fixo. Assim, ficam estes modelos, a corresponder às exigências dos actuais regulamentos de Grupo N em vigência.